terça-feira, junho 27, 2017

Esperar

Alguns leitores habituais deste espaço tem-me questionado, por diversos meios, sobre as razões pelas quais quase nada (ou nada mesmo) tenho escrito sobre a pré temporada no Vitória nestas ultimas semanas.
A razão é simples.
Porque entendo que nesta altura em que o clube está a construir os grupos de trabalho das equipas A e B, com tudo que isso envolve em termos de entradas e saídas mais renovações e dispensas, nada há para dizer porque as situações alteram-se todos os dias como é próprio desta fase da época.
Leio nos jornais as especulações diárias sobre quem sai e quem entra, quem vai ser emprestado e quem vai chegar como emprestado, mas tenho como norma apenas acreditar na "bacalhauzada" do Flávio Meireles (e neste ou naquele caso do próprio presidente) que é a confirmação de que uma aquisição ou uma renovação estão concretizadas.
Para lá disso é apenas especulação e não vale a pena perder tempo com isso.
Compreendo que nesta altura os jornais, especialmente os desportivos, são atulhados de informações vindas de empresários que querem valorizar os jogadores, de clubes que querem vender e por isso tentam subir o preço dizendo haver vários interessados, de outros clubes que querem enganar a concorrência e põe a circular falsos interesses e não deve ser nada fácil nesse contexto separar o trigo do joio.
Mas isso é trabalho dos jornalistas.
Aos adeptos cabe acompanhar com interesse , e serenidade, a construção das equipas que nos vão representar na próxima época na expectativa de que consigam, pelo menos, igualar a prestação que tiveram em 2016/2017 e se possível superá-la.
Claro que todos gostaríamos que na próxima segunda feira ,quando se verificar o regresso aos trabalhos, já o plantel de ambas as equipas estivesse definido a 100% mas isso é impossível quer no Vitória quer em qualquer clube.
E por isso há que esperar por aquisições , saídas, transferências e empréstimos(desejavelmente apenas do Vitória a outros clubes) devidamente confirmados e não dar credibilidade a especulações que muitas vezes não passam disso mesmo.
Certo é que o plantel só estará definitivamente fechado a 31 de Agosto, quando fechar o período de transferências, porque até lá ainda pode acontecer muita coisa, pelo que só nessa altura poderá haver certezas.
Sendo igualmente certo, e desejável, que a 5 de Agosto quando defrontar o Benfica na supertaça o Vitória já deve ter uma equipa e um plantel o mais próximos possível da versão definitiva que vai competir na Liga, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça CTT onde é cabeça de série.
Por tudo isto tenho evitado escrever sobre o Vitória.
Esperando, tranquila e interessadamente, por panoramas mais concretos.
Depois Falamos

7 comentários:

Anónimo disse...

Sobre o Vitoria escrevem todos os dias. Às vezes parece que jogamos com 14.

Há, no entanto, alguns negócios que convinha esclarecer, cujos contornos vem da epoca anterior. Contornos definidos e apresentados aos Socios pela propria direção, como o que envolve Marega: não tem contrato de emprestimo com o Vitoria por mais um ano? Então porque é noticiado noutros lados? Em que ficamos?


PS - Tyler Boyd prefer jogar em Tondela que em Moreira. Sugestão do empresário. Mas a politica desportiva do Vitoria é assim tão inexistente que são os empresários que a definem?

José Vieira Castro

luis cirilo disse...

Caro José Vieira de Castro:
Estou de acordo consigo e quando o plantel estiver definido certamente que tudo isso deverá ser analisado. Como por exemplo esta rescisão hoje anunciada com Sérgio Ribeiro que veio em Janeiro,ao que se supõe envolvido no negócio de Soares, e nunca jogou pelo Vitória A. Pelo Vitória B em meia época jogou quatro vezes num total de 98 minutos! Estranho no mínimo.
Quanto ao Boyd não sabia que tinha ido para Tondela por pressão do empresário.Era evidentemente melhor, especialmente para ele, ser emprestado ao Moreirense onde poderia ser acompanhado de muito perto pelo Vitória. Que em bom rigor devia ter imposto isso.

Ricardo VSC disse...

Concordo com o seu ponto de vista. No entanto a verdade é que neste momento já se verificaram várias saídas de jogadores que eram titulares a época passada e será muito difícil até ao início dos trabalhos termos o plantel, pelo menos numa versão aproximada do que será a sua configuração final. Não nos esqueçamos que já no dia 5 de agosto temos uma taça para conquistar e infelizmente não abundam títulos no nosso museu. Pela Grandeza do nosso clube, pelas enormes responsabilidades que vamos ter esta época com Liga Europa, os adeptos merecem e deveriam exigir um plantel à altura do 4º Clube Português e construído atempadamente.
Parece-me que vamos ficar desiludidos na próxima semana, e gostaria, porque infelizmente não temos, quem assuma a crítica e uma oposição responsável nos momentos em que ela é necessária.

Saganowski disse...

Este negócio com o jogador do Porto B é semelhante a outros, como aquele em que o Vitória emprestou o Cláudio e o Areias e ainda não se sabe quando (e se) voltam.

Quanto ao Marega, o que me lembro de ver nos jornais é que o Vitória tinha direito a 2 anos de empréstimo e, caso o jogador fosse vendido pelo Porto neste defeso, o Vitória teria direito a uma percentagem da venda. Mas como dizia Pimenta Machado, "O que hoje é verdade, amanhã é mentira"...

Quanto ao plantel, esperemos para ver a 1 de Setembro... No entanto, eu sou a favor de que as transferências de e para clubes portugueses deveriam cessar a partir do momento que começa o primeiro jogo da Liga.

Saganowski disse...

Quanto ao Boyd, lamento que seja o empresário a definir onde joga. Mas entendo que o empresário prefira que ele vá para Tondela. Basta conhecer o Manuel Machado um bocadinho, para perceber que as equipas dele jogam todas na "rentranca" e um extremo como o Tyler teria poucas hipóteses de brilhar. :)

Anónimo disse...

Importa reter desde já a mudança de paradigma no que respeita aos nossos jogadores cobiçados. Quando antes bastavam 1.5m€, está época estamos a segurar jogadores como Pedro Henrique ou Hurtado. O que quer dizer que houve uma evolução muito grande a nível financeiro que permite esta gestão. Não quer dizer que não saia mais ninguém, mas já sairão muito mais valorizados.
Por acaso, estranhei o seu silêncio em não chamar a atenção para esta evolução positiva. Compreendo que tenha andado anos a apregoar que o Vitória estava em saldos, mas pelos vistos era preciso consolidar as contas.
Cumprimentos.

luis cirilo disse...

Caro Ricardo VSC:
Naturalmente que os vitorianos não tem, ainda, grandes razões para se entusiasmarem com o plantel da próxima época. Saíram vários jogadores (é o problema dos emprestados) e reforços com excepção do jovem colombiano e de dois jogadores para a equipa B ainda não são conhecidos.
Creio que a 5 de Agosto se poderá fazer um primeiro balanço porque tratando-se da disputa de um troféu a equipa terá de estar muito próxima daquela que irá disputar o campeonato.
Aguardemos...
Caro Saganowski:
Tocas num assunto importante que é do fecho do mercado. Também entendo que devia acontecer com a disputa do primeiro jogo da Liga. E creio que a própria UEFA devia tomar medidas para que todas as Ligas europeias se iniciassem no mesmo dia para proteger todos os clubes por igual.
Quanto ao Marega também li essa notícia e em vários jornais.
No que respeita ao Boyd é evidente que a ser emprestado deve ser o Vitória a escolher o clube para onde vai e não o empresário a meter-se onde não é chamado.
Caro Anónimo:
Pedro Henrique e Hurtado não são nossos mas sim emprestados. Por isso não estamos a segurá-los mas sim a tentar que nos voltem a ser cedidos. Como tal nunca os poderíamos vender porque não nos pertencem.
Por isso a sua critica não tem nenhuma razão de ser. Assenta em premissas falsas e atribui-me motivações que não existem.
Mas numa coisa lhe dou razão: Andei anos a criticar a venda em saldos de alguns jogadores. E hoje fá-lo-ia de novo porque de facto de saldos se trataram.