terça-feira, abril 19, 2016

Sugestão de Leitura

E cá estamos de regresso ás biografias.
Desta vez a de Sílvio Berlusconi provavelmente o político mais influente, e conhecido, de Itália nos últimos vinte anos.
Primeiro-ministro, líder do "Forza Itália", dono do A. C. Milan, empresário em múltiplas áreas que vão do imobiliário à comunicação social, Berlusconi é um personagem multifacetado que no seu país tem gerado amores e ódios como provavelmente nenhum outro desde Mussolini.
Esta biografia, da autoria de Alan Friedman, escrita com base em inúmeras entrevistas do autor ao biografado (no que ficou conhecido como o estili Nixon/Frost) mas também a muitos que com ele conviveram e convivem ( especial saliência para uma longa entrevista com Vladimir Putin)é um retrato tão fiel quanto possível de "Il Cavalieri" que começou a vida profissional a cantar em cruzeiros e chegou a primeiro ministro de Itália.
Por ele passam, para além da vida de Berlusconi, muitos dos grandes acontecimentos a nível mundial em que ele tomou parte(nomeadamente a mediação que fez entre Putin e Bush tentando evitar a invasão do Iraque) enquanto primeiro ministro e interlocutor de outros estadistas.
Um livro muito interessante que ajuda a conhecer melhor um dos mais destacados protagonistas europeus das ultimas duas décadas.
Com espaço ainda para a sua participação no futebol ,via Milan, e para os constantes problemas com a Justiça italiana.
Depois Falamos.

P.S. Para os apreciadores do género também as festas "bunga bunga" são tratadas na biografia!

Sem comentários: