domingo, abril 03, 2016

Militante Exemplar

Tenho profundo apreço pessoal e político por Pedro Santana Lopes.
O pessoal...é pessoal, e não é para aqui chamado, mas o politico tem a sua sustentação na forma verdadeiramente exemplar como ele tem sabido posicionar-se dentro do partido independentemente das lideranças e do seu maior ou menor grau de concordância com a linha de rumo.
Nunca fui "santanista" nos tempos em que o "santanismo" era moda dentro do PSD.
Só apoiei a sua candidatura à liderança em 2008, já depois de ter sido líder no passado, porque nas suas candidaturas anteriores optei por apoiar Durão Barroso em 1995, Marcelo Rebelo de Sousa em 1996 e novamente Durão Barroso em 2000.
Em 2008 sim estive ao seu lado e ainda hoje penso que se ele tem avançado mais cedo teria vencido as directas e tudo teria sido diferente no PSD e essencialmente em Portugal.
A verdade é que não ganhou.
Pedro Santana Lopes é um dos militantes com maior curriculo do PSD.
Foi líder do partido, foi líder parlamentar, foi deputado europeu e integrou em várias ocasiões os orgãos nacionais do PSD desde o tempo de Sá Carneiro.
Foi primeiro-ministro, foi secretário de estado da cultura, foi presidente das câmaras da Figueira da Foz (onde antes dele o PSD nunca tinha ganho) e de Lisboa numa vitória épica contra tudo e contra todos.
Trabalhou com Francisco Sá Carneiro.
E tendo dado tanto ao PSD continua a exercer a militância com uma humildade e uma entrega ao partido que é um exemplo para todos.
Depois de ter sido primeiro-ministro e líder do PPD/PSD (como gosta de dizer) podia assistir aos congressos pela televisão, ou confortavelmente instalado numa qualquer poltrona de comentador televisivo debitando teorias e tácticas, não se dando ao trabalho de se deslocar até aos locais.
Mas não.
Faz questão de participar, de expor as suas ideias e propostas, de cumprir com indisfarçável gosto os seus deveres de militante.
É um exemplo.
Para todos, mas muito especialmente para aqueles que deram ao partido muito menos e do partido receberam muito mais e que hoje só podem ser vistos na imprensa e regra geral a criticarem o PSD e a sua liderança.
Pedro Santana Lopes é hoje uma referência fundamental do PSD.
De que o partido e o país podem e devem tirar proveito.
Porque infelizmente já há muito poucos politicos com a sua dimensão política e humana.
Depois Falamos

2 comentários:

il disse...

Pois é, o Pedrocas é um senhor, ao contrário da prima e outas aventesmas, que só com um trapo molhado na cara...

luis cirilo disse...

Cara il:
O tempo vai separando o trigo do joio.
E PSL é exemplar ao contrário de outros e outras que não são exemplo para ninguém