domingo, julho 01, 2012

O "Tiki Taka" Final?

Não era a selecção, pese embora ser a campeã europeia em titulo, que considerava como principal favorita deste campeonato.
Um conjunto magnifico de jogadores, sem sombra de dúvida, mas que já me pareciam "cansados" de tanto ganharem nos seus clubes e na própria selecção de Espanha cujo nível exibicional me pareceu,aliás, aquém do evidenciado no mundial sul africano.
E a verdade é que fizeram uma primeira fase sem brilho (empataram 1-1, por exemplo, com esta Itália que hoje trucidaram)pease embora também sem correrem o risco de não se apurarem para os 1/4 de final.
Onde, mais uma vez sem nada do outro mundo em termos exibicionais, se livraram da França com relativa facilidade.
Depois as meias finais.
Onde encontraram Portugal.
Que foi a unica selecção que lhes foi superior em jogo jogado e onde apenas na lotaria das grandes penalidades evitaram a eliminação.
Mas hoje o velho "tiki taka" esteve de regresso.
E esse fabuloso sistema de jogo implementado por Guardiola no Barcelona e adaptado para a selecção por dois sábios da bola como são Aragonés e Del Bosque atingiu de novo o esplendor no dia que, paradoxalmente, pode ter sido o da sua despedida.
Porque com ele Barcelona e Espanha ganharam tudo que há para ganhar.
Assentes numa geração excepcional, a melhor de sempre do futebol espanhol, que ganhou tudo a nível de clubes e selecção.
Xavi, Iniesta, Casillas acima de todos.
Mas nada é eterno.
E alguns desses jogadores geniais estão já na fase descendente por mais que nos vão regalando com exibições de altissimo nível como  Xavi fez ainda hoje.
E não serão substituidos com facilidade.
Por outro lado, como Portugal exuberantemente demonstrou (neste europeu e num certo 4-0 na Luz), cada vez os seus adversários estão mais preparados para contrariarem esta forma de jogar e colocarem novos problemas a esta selecção.
Não sei se hoje foi o ultimo grande triunfo do "tiki taka".
Mas se foi encerraram com chave de ouro um periodo brilhantissimo do futebol espanhol.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Falta dizer uma coisa que muitos devem ter reparado: foi muito maior a festa dos jogadores quando ganharam a meia final nos penaltis do que hoje, e porquê? Porque a verdadeira final foi essa, porque os mais fortes para os derrotarem éramos nós. Pena é que os nossos jogadores tenham respeitado em demasia os campeões e não tenham jogado essa meia final com alegria e pensamento positivo suficiente para os surpreender! Para Luís Cirilo deixo uma ideia: não jogue o Vitoria com respeito a mais, não jogue o Vitoria para não perder, mas que jogue sempre alegre, forte e assim ganhará com certeza muitas mais vezes.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
De acordo quanto á selecção. Relativamente ao Vitória creio que as nossas equipas serão uma boa surpresa nos respectivos campeonatos