sexta-feira, julho 27, 2012

Nomeações e Nomeados



No pequeno, e não apenas geograficamente, país que somos tudo parece servir para levantar polémicas estéreis ou fragilizar governos desde que venda jornais e sirva para acirrar os pequenos “ódios” populares contra a política e os políticos.
Aliás, muito por força de alguns deles mas também pela tal pequenez não geográfica de que atrás se falava, nada parece divertir mais algumas camadas transversais da população e dos fazedores de opinião do que dizer mal da politica e dos políticos.
Desta vez o “motivo” é a nomeação para directores executivos dos agrupamentos dos centros de saúde (vulgo ACES) da ARS/Norte (curiosamente no sul já estão todos nomeados mas ninguém encontrou motivos de polémica…)e as já tradicionais acusações sempre repetidas nestas alturas.
A saber:
1)Não são médicos.
Como se por acaso fosse condição obrigatória para dirigir hospitais e centros de saúde o ser médico. Num país com tantas carências nessa área os médicos devem é exercer medicina.
Até acho, brincando mas não muito, que unidades de saúde deviam era serem dirigidas por doentes!
2) São do PSD e do CDS.
Ser militante de um partido não pode ser factor de preferência. Mas também não deve ser de prejuízo!
É normal que um governo nomeie pessoas da sua área politica e solidárias com o seu programa de governo. Mesmo assim regista-se que foram reconduzidos vários nomeados pelo governo do PS. Coisa que o PS não faz quando está no poder convém lembrar.
3) São “jotinhas”.
Não faço ideia se militaram ou não na JSD ou na JP.
Mas acusar pessoas com mais de 50 anos(como num dos casos pelo menos) de serem “jotinhas” soa a brincadeira.
4) Não tem experiência na área da saúde.
Não sei se tem ou não.
Certo é que ninguém tem antes de …ter!
Mas sei como gente com experiência na área pôs a Saúde em Portugal.
5) As nomeações do governos estão instrumentalizadas pelos partidos da maioria acusa Manuel Pizarro ex secretário de estado da saúde no governo de Sócrates.
Não duvido da sua profunda experiência (e prática) na matéria.
Mas gostava, já agora, que este putativo candidato à câmara do Porto e ansioso por palco a qualquer preço divulgasse quantas pessoas do PS (ou próximas) nomeou para estes mesmíssimos cargos na governação socialista.
E quantas reconduziu das nomeadas pelos governos de Durão Barroso/Santana Lopes.
Só para podermos comparar…
O que vale é que estas polémicas são como a espuma das ondas, desfazem-se depressa para darem lugar a novas .
Porque é preciso vender jornais!
Depois Falamos

P.S Percebe-se a intenção de com estas pequenas tricas continuar a tentativa de fragilização do governo por parte das oposições e de alguns jornalistas que lhes são afectos.
Espera-se é que (como ás vezes acontece) não apareçam uns idiotas “uteis” do PSD a ajudar à “festa”.
Apoiando objectivamente os adversários do Governo.

6 comentários:

Anónimo disse...

que tristeza de país. Devem existir dezenas de aces mas resolveram imolicar com duas ou tres nomeações. Como se fosse possivel acertar a 100% em todas. E tem toda a razão quanto ao Pizarro do PS. Ele devia era ter vergonha e estar calado. Mas vergonha e socialista não rimam nada.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É como diz.
mas espero que,ao menos,não apareçam pessoas do PSD a darem tiros nos pés

Anónimo disse...

Não apareçam?? ohh meu caro luis, nao faltam nomeaçoes desse tipo neste governo, e ja coloquei nomes numa noticia antiga aqui no seu blog, pelos vistos a sua memoria é selectiva, mas olhe, junte mais a sobrinha neta do catroga a lista pela nomeação para o grupo EDP

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Toda a gente tem pais e avós.
Que me conste pelo menos...

Anónimo disse...

Claro que tem...mas caricato, que tinha de ser logo a sobrinha neta dele :D

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Podemos discutir competências e habilitações. Parentescos é muito mais delicado. Porque não devem proporcionar beneficio mas também não podem ser otivo de prejuizo.