quarta-feira, julho 04, 2012

A Equipa B

Escrevi este artigo para o site Top Futebol

A aprovação das equipas B ,e respectiva inserção na II liga, cria aos seis clubes que a elas tiveram direito um conjunto de novos desafios cuja superação será indispensável ao triunfo desse projecto.
No caso do Vitória, desde sempre defensor da criação dessas equipas, existe a consciência clara de que o caminho da viabilidade económica e desportiva passa por aí dentro da filosofia de sermos um clube formador/utilizador/vendedor.
Reconhecidamente temos de há muitos anos uma boa escola de jogadores mas cujos resultados práticos tem ficado bem aquém das promessas e do investimento económico que nela tem sido feito.
De facto para um clube “cliente” assíduo das fases finais da formação, que contou nas últimas duas décadas com dezenas de jogadores que foram internacionais nos diversos escalões, é estranho que praticamente ninguém se tenha aproveitado para a principal equipa.
Porque é preciso recuarmos uma dúzia de anos para encontrarmos os últimos jovens oriundos da formação que triunfaram plenamente na equipa principal e no futebol português.
Pedro Mendes e Fernando Meira.
Porque as intermitências de Targino o impediram, até agora, de chegar a um patamar bem superior na sua carreira e até já nem faz parte dos quadros do clube.
Razões para essa escassez?
Várias do meu ponto de vista.
Desde a falta de oportunidades para alguns, à maior “facilidade” em optar por estrangeiros amplamente praticada por técnicos e dirigentes, até á excessiva pressa de pais e empresários em transformarem promessas em certezas tudo contribuiu para esse desiderato.
Com a equipa B tudo será diferente.
Desde logo pela filosofia adoptada.
A equipa B será esmagadoramente constituída por jovens talentos que tínhamos emprestados a outros clubes (Rafa, Dinis, Diogo Lamelas, Tiago Rodrigues, Tomané, etc), por juniores que sobem a seniores (Areias, João Pedro, André Preto, Pedro Lemos)e até por juniores de reconhecido potencial (Ricardo Carvalho, Júnior, Miguel Oliveira, etc ) que jogarão no seu escalão mas estarão sempre á disposição do treinador da equipa B.
A estes se juntarão alguns reforços portugueses oriundos essencialmente da II B e dois ou três estrangeiros (no máximo) jovens e com potencial que permita uma previsível ascensão à equipa principal.
A equipa B do Vitória será, pois, uma equipa assente na nossa formação e composta com cerca de 90% de futebolistas portugueses.
É essa a nossa opção, é esse o caminho que vamos seguir.
Sabendo que seria mais fácil, e até poderia envolver menos riscos competitivos, seguir outro caminho e “encharcar” a equipa B de jovens estrangeiros e transformá-la numa placa giratória de jogadores tão do agrado de alguns empresários de e de alguns dirigentes que tem do futebol uma visão excessivamente …mercantilista!
E para que essa equipa tenha sucesso, e é importante dizer que o nosso conceito de sucesso para a equipa B é ela ser um apoio importante da equipa A em termos de jogadores e não descer de divisão, houve a racional preocupação de lhe garantir algumas condições que reputamos de essenciais.
A equipa B vai jogar no estádio D.Afonso Henriques porque queremos que os jogadores se habituem a jogar naquele estádio perante o nosso público que é exigente e pressiona os atletas.
E quem quiser jogar na equipa A tem de saber conviver com a pressão dos adeptos vitorianos.
Vai treinar no complexo desportivo, porque não faria nenhum sentido treinar noutro local, onde treina a equipa A e portanto os jogadores não estranharão quando forem chamados de uma para outra.
Mas haverá diferenças.
Salariais desde logo.
Mas também no meio de transporte (não será o mesmo autocarro da equipa A), no balneário em que se equiparão nos treinos (por baixo do da equipa principal) e até no equipamento de jogo que será o terceiro equipamento e não o branco tradicional.
Tudo isto para que fique claro que há metas a atingir, esforços a fazer, dificuldades a superar para um dia atingirem o topo do clube.
Foi também por isso a opção por Luiz Felipe para liderar a equipa técnica.
Um treinador disciplinador, com carisma junto dos jogadores que lhe tem um profundo respeito, e com uma enorme sensibilidade para a formação onde trabalhou anos e onde “fez” muitos dos jogadores que agora vai comandar.
Ao treinador pede-se, mais do que classificações, que faça da equipa B um espaço natural de reforço da equipa principal na prossecução do objectivo de um Vitória maioritariamente assente na formação e no futebolista português.
Espero, e acredito, que este projecto tenha sucesso.
E estou certo que a equipa B do Vitória será uma agradável surpresa para todos os adeptos vitorianos e para aqueles que não o sendo gostam de ver bom futebol e acreditam no potencial e na capacidade dos jogadores “made in Portugal”.

12 comentários:

Anónimo disse...

Esperemos bem, com a máxima sinceridade, que assim seja. Já não há margem para "torrar" milhões em projectos não rentáveis. Algum fracasso orçamental que surja de agora em diante numa qualquer secção do clube, é um rombo total no casco da traineira. Porque é bom que se tenha a noção que é isso que nós temos agora: uma traineira em mar imprevisível.

José Machado

luis cirilo disse...

Caro José Machado:
Tal e qual. daí os cuidados com que estamos a preparar a época desportiva. Não há margem de erro

Emanuel Cosme disse...

Boa noite.


Caro Luís, desculpe a sinceridade mas fica mal tentar fazer os outros de parvos... que é o que esta direção e o Sr Rui Vitória tentam fazer ao dizer que a aposta na juventude não tem nada a ver com a crise que infelizmente atravessamos... que jovem é que ele lançou no Vitória? O Ricardo, e quando já não tinha nem nada a perder nem a ganhar... quando continuou a apostar no saia travada do Alex em detrimento do Amorim. Estou para ver quem vai ser o DD do Vitória esta época...

E depois, imaginemos, confiando na palavra do presidente, que a partir da próxima época teremos uma SAD no clube... quer-me convencer a mim que os investidores vão querer jovens a jogar? São esses que lhes garantem o retorno do seu investimento, não são os nomes "consagrados", pois não? É por estas e por outras, que no que depender de mim, jamais o Vitória será uma SAD.

Já agora, se permite, gostaria de lhe colocar a seguinte questão. Para quem dizia que , sendo eleito, não brincavam mais com o Vitória, não acha que anda muito calado? Aguardo por uma reação adequada pela palhaçada que o pasquim Record tem-nos brindado,e pela brincadeira que foi este sorteio da liga...

Cumprimentos vitorianos

Emanuel José

luis cirilo disse...

Caro Emanuel Cosme:
De facto criticar é fácil. Por tudo e por nada como no seu caso. RV lançou Ricardo e deu oportunidade a aAmorim de evoluir na equipa senior. Que mais jogadores tinha para serem lançados?
Quanto á aposta na juventude ela já constava do nosso programa eleitoral. Limitamo-nos a ser coerentes.
Quanto á SAD você tem razão.
Toda.
Porque é claro que os investidors preferiam apostar numa equipa com nuno assis,pedro mendes, nilson,joão alves,etc.
É esse o cerne de qualquer investimento;apostar em jogadores de largo futuro.
QUanto ao Record foi feito aquilo que tinha de ser feito.
Com resultados.

Emanuel Cosme disse...

Boa tarde.

Tem razão num aspeto. E eu também o referi. O R. Vitória lançou o Ricardo- a propósito- estive no treino de 4ª feira e não gostei mesmo nada de ver o Ricardito com o J. Ribeiro... esse individuo, até pela atitude que demonstrou no treino, deve estar na mesma, e pode ser uma má influência para um jogador que pode ser a nossa galinha dos ovos de ouros. Por isso,por favor, fiquem atentos.

Mas voltando ao assunto que estávamos a discutir, de facto R. Vitória lançou o Ricardo e deu uma oportunidade ao Amorim. Agora o que eu questiono é porque é que um treinador que se diz lançador de jovens, não o fez na dimensão que podia e devia ter feito. E eu sei porquê, e o meu caro consócio também. E não gosto nada desse tipo de personalidades.Mas, enfim R. Vitória é o treinador do meu clube, e a minha obrigação é desejar que tenha muito sucesso. Deus queira. Mas não posso deixar de dizer-lhe outra vez que vou aguardar com expetativa para ver quem vai ser o nosso DD na época que se estar a iniciar, e que jovens serão apostas regulares no onze principal do Vitória... E se tiver a ser injusto, não terei qualquer problema em vir a este espaço reconhecê-lo.

Quanto ao assunto investidores, respondeu como é hábito nos políticos, ou seja, desconversou... o que eu disse, o meu caro consócio percebeu-o muito bem. Só que claro, existem certas afirmações que nos causam algum embaraço. Já agora, se quiser revelar quem são os investidores que têm, afinal foi essa a vossa principal bandeira eleitoral...

Saudações vitorianas

Emanuel Cosme

Emanuel Cosme disse...

Há, e já me esquecia, a sua ação foi tão eficaz, que a afronta repetiu-se. E a ver vamos se não terá novos episódios.

Viva o Vitória!

Emanuel Cosme

Anónimo disse...

Claro que foi feito alguma coisa com o caso-pouco-caso do Record: mandaram os White colocar uma tarja, da mesma forma que a Direcção mandou uns tantos elementos da claque vociferar uns impropérios contra o nilson no primeiro treino! Brilhante. Novos tempos, velhas tácticas!

luis cirilo disse...

Caro Emanuel Cosme:
De facto há pessoas que vão aos treinos com uma atenção que me surpreende. O João Ribeiro é jogador do Vitória,como qualquer outro, e não merece estes processos de intenção.
Voce continua sem responder sobre outros jogadores que pudessem ser lançados. Porque não havia como é evidente.
Não dewsconversei nada. As suas afirmações é que são incoerentes.
Quanto aos investidores saber-se-ão no devido tempo. Agora temos outras prioridades.
Não fui eleito para andar a fiscalizar jornais e daí que a minha acção não possa ser avaliada nessa vertente.
Caro Anonimo:
Apenas publiquei o seu comentário porque é sempre util as pessoas poderem aferir da estupidez e maldade que gravita em torno do Vitória.O que escreveu é falso.E voce,seja la quem for,é um mentiroso!

Emanuel Cosme disse...

Boa tarde, Caro Luís.

Quer nomes? Quantos? Eu continuo a dizer que o que o Amorim teve, não foi uma oportunidade, foi uma inevitabilidade...Vítor Bastos, Diogo Lamelas, Rafael, Paulo Oliveira... chega? Porque não os chamámos na abertura de mercado de Inverno?Se temos um treinador que diz que não tem receio em apostar em jovens... quer que seja mais claro? Não os chamou porque é um cobardólas, e não teve coragem de enfrentar os interesse que todos sabemos quais, da ex direção! E está enganado caro consócio, pois se há coisa que não sou, é incoerente. Aliás, não sou eu que digo uma coisa hoje e outra amanhã, conforme os... ventos. O que eu disse, e o Luís percebeu-o muito bem , é que jamais qualquer investidor- a não ser que não seja sério- investe numa equipa de futebol para não ter resultados quase imediatos! Acha que é tendo uma equipa jovem que o consegue depressa, ou que algum investidor está disposto a esperar? E como já lhe disse, é esta a minha maior reserva em relação à constituição de uma SAD no Vitoria.

Quanto aos investidores, apenas acrescento que não acredito que apareçam, mas posso me enganar... dê-mos tempo ao tempo, para ver , se realmentre chegarem, quem serão...

Mas que ninguém duvide que o caminho é uma aposta séria e efetiva nos miúdos que saem das nossas camadas jovens, mas deixem-nos crescer e deiam tempo ao tempo...

Abraço vitoriano

Emanuel Cosme

luis cirilo disse...

Caro Emanuel:
Rui Vitória é um excelente treinador que tem toda a nossa confiança.
O ano passado lançou quem pode lançar e é pura demagogia vir dizer que podia ter lançado outros jogadores.
Podia...mas corriamos sérios riscos de as coisas acabarem mal.
Estou certo que este ano tudo será bem diferente

Emanuel Cosme disse...

Boa tarde.

Em primeiro lugar, não posso deixar de dar à direção os parabéns por mais este obstáculo ultrapassado.

Quanto à sua resposta ao meu comentário, digo-lhe apenas que o meu caro amigo e consócio é uma pessoa com piada... e nunca se esqueça, que quem cala consente.

Emanuel Cosme

Saudações vitorianas

luis cirilo disse...

Caro Emanuem:
Reitero o que já disse.
Tenho toda a confiança em Rui Vitória.
Mais: creio que em a treinar em Portugal não existe melhor.