quarta-feira, março 14, 2012

"Ratos" nas Redes


Sou um utilizador razoavelmente frequente das redes sociais.
Especialmente do Blogger e do Facebook.
Escrevendo, lendo, debatendo ideias, confrontando opiniões sobre matéria tão diversas como desporto e política, cinema e gastronomia entre muitas outras que não importa agora aqui citar.
Nas redes sociais tenho reencontrado amigos (alguns “desaparecidos à longos anos), feito novas amizades, apreendido muito, e “navegado” por “mares” nunca dantes navegados.
Mas há uma espécie a que não me consigo habituar:
Os cobardes!
Que usam pseudónimos, se escondem atrás de imagens falsas, escrevem ao abrigo do anonimato e se acham no direito de insultar, mentir e caluniar.
São uma espécie desprezível, que emporcalha as redes sociais, e nada de útil produz que não seja maçada de apagar comentários ou eliminar ligações.
Durante muito tempo, perante a perplexidade de alguns amigos, dei uma larga margem de tolerância a esses comportamentos.
Quer no meu blogue quer no facebook.
Mas com o aproximar de uma campanha eleitoral na Vitória, com o tipo de comportamentos que essa eleição gera naqueles que acham que “vale tudo”, a tolerância acabou.
Agora é mesmo tolerância zero.
Porque gostando imenso de debater ideias, não sendo dogmático em nada e não tendo qualquer problema em admitir o erro quando estou errado, a verdade é que não estou para aturar malcriados.
Que à falta de inteligência para debaterem, de boa educação para respeitarem opiniões alheias ou do civismo necessário á vida em comunidade (ainda que na net) optam pelo insulto e pela mentira como forma de afirmarem as suas posições.
Eu sei que neste ambiente eleitoral há quem goste e estimule esse tipo de atitudes.
E até as pratique publicamente por interpostas pessoas.
São tão bons uns como outros.
De nenhuns rezará a História do Vitória.
Depois Falamos

3 comentários:

Ricardo Campos disse...

Bom diA Sr Luis Cirilo:

as coisas andam más para o Lado do Vitoria. Espero q consigam dar a volta por cima!

Marco Ribeiro disse...

Caro Luís Cirilo,

Na minha opinião está a faltar uma posição clara das candidaturas aos recentes acontecimentos no Vitória (ameaça de greve por falta de pagamento de vencimentos) e uma clarificação da estratégia de cada lista para tirar o Vitória deste buraco em que está metido.

Abraço,

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Vamos dar a volta de certeza absoluta.
Caro Marco:
A clarificação começa hoje na primeira de quinze sessões de esclarecimento.
O resto é muito delicado e tem de ser tratado com pinças.