quinta-feira, março 15, 2012

Importância de Decidir


Publiquei hoje no jornal "Povo de Guimarães" este artigo.

Esta é a ultima crónica que escrevo para “O Povo” antes das eleições que em 31 de março decidirão quem vai dirigir o Vitória Sport Clube, no próximo triénio, naquela que será uma das escolhas mais importantes em quase 90 anos de vida do clube.
Não aproveitarei este espaço, que o jornal generosamente põe à minha disposição, para fazer campanha eleitoral pela lista de que faço parte dado entender que ela deve ser feita noutros sítios e de outras formas.
Ainda assim alinhavarei algumas reflexões muito pessoais sobre tão importante escolha.
Desde logo para manifestar, enquanto vitoriano, a minha enorme satisfação por neste clube e de há muitos anos a esta parte os associados terem quase (a excepção foram algumas reeleições sem oposição de António Pimenta Machado) sempre a possibilidade de escolherem entre duas e mais opções e não se verem constrangidos, como noutro clubes não muito distantes, a uma escolha quase ritual de braço no ar por “meia dúzia” de associados.
Isso demonstra bem a riqueza associativa do clube.
A segunda reflexão tem ainda a ver com a democraticidade interna do Vitória e o histórico de eleições disputadas aos longo destes anos.
A primeira de que me lembro, depois de dezenas de anos de listas únicas e em que a sucessão directiva se fazia de forma mais ou menos natural entre dirigentes em funções, foi a disputa entre os primos Pimenta Machado.
António e Armindo.
No início dos anos 80, e depois de uma cisão directiva protagonizada por Armindo em divergência com António, foi vivamente disputada e apaixonou a massa associativa vitoriana e as próprias forças vivas do concelho.
Venceu António, confortavelmente, mas fica a curiosidade de terem sido as primeiras eleições com duas listas e simultaneamente as ultimas (assim se supunha mas já lá iremos) em que não existiram debates entre os candidatos a presidente.
Não existiam as rádios locais e a imprensa nacional tratava o clube com uma sobranceria de que ainda hoje restam alguns tiques bem visíveis.
E que por razões várias se acentuaram nos últimos anos.
Nas eleições seguintes em que houve lugar a confronto eleitoral, desta vez entre Pimenta Machado e Eduardo Fernandes, já a figura do debate entre candidatos ganhou o seu espaço.
Organizado por uma televisão pirata então existente (Tv Covas) o debate reuniu os dois candidatos numa emissão a partir do Hotel Fundador que deve ter batido recordes de audiência no nosso concelho e entre adeptos do Vitória.
De lá para cá, tanto quanto me recordo, sempre existiram debates entre candidatos.
Cito aqui, com o pedido de desculpas por alguma omissão, as eleições em que intervieram Pimenta Machado, José Arantes, Manuel Rodrigues, Emílio Macedo, André Pereira e Pinto Brasil.
Creio que a excepção, má, foi a eleição entre Vítor Magalhaes e Manuel Almeida.
E excepção má porque o debate de ideias e programas faz parte da essência de qualquer eleição democrática e , mais do que isso, do respeito intrínseco que qualquer candidatura deve ter pelo universo eleitoral.
Porque num debate, e as últimas eleições do Vitória para o bem e para o mal foram prova disso, o que está em causa não é quem tem mais ou menos jeito para debater, para falar na rádio ou aparecer na televisão.
O que está verdadeiramente em causa é a possibilidade de esclarecer os indecisos através do confronto de opiniões.
Para que depois os associados possam escolher livremente o caminho que querem para o seu clube.
Foi precisamente por isso que dois anos atrás a lista de Pinto Brasil (de que fiz parte como estarão recordados) pediu até á exaustão a realização de debates entre os candidatos a presidente, entre os candidatos a vice-presidentes, e até a um “Prós e Contras” em que todos os órgãos de comunicação social de Guimarães queriam colaborar.
Precisamente por defendermos intransigentemente o princípio de que os vitorianos tinham o direito a ser informados e esclarecidos.
Tudo a lista de Emílio Macedo recusou.
Menos debates entre candidatos que foram feitos em vários órgãos de comunicação locais e nacionais.
Agora, e com alguma surpresa (as coisas são o que são…) assistimos a esta triste novidade de a lista de Pinto Brasil recusar todos os debates com a lista de Júlio Mendes (mesmo que exclusivamente entre os candidatos a presidente) fazendo tábua rasa dos princípios que tão vigorosamente defendera dois anos atrás.
As atitudes ficam com quem as toma.
Mas não posso deixar de dizer que esconder o candidato, recusar debates, assentar uma campanha em ataques pessoais e criticas às ideias da outra lista é muito pouco para quem aspira a dirigir uma grande instituição como o Vitória.
A 31 de março os vitorianos dirão de sua justiça!

25 comentários:

luis cirilo disse...

Sócio 7634:
Neste blogue não há espaço para malcriados.

Anónimo disse...

Sem crer aproveitar o espaço cedido pelo jornal "o povo" aproveitou. O debate público iria ser uma arma da lista A que a lista B não lhes proporcionou. Mais seria um debate que nada acrescentava aos sócios - Só vergonha como no passado eleitoral recente- não iria ser esclarecedor. Uma lista quer Sad -triste- e outra quer ..... triste - onde chegamos .....

Um abraço

Mcnuno23 disse...

1ºponto - tb gostaria de um debate entre candidatos.
dito isto, com que moral critica PB por mudar de opinião em relação aos debates, opinião de à 2 anos atrás, se você em 4 meses tb mudou de opinião em relação à SAD???? haja o minimo de coerencia....
ps: para quem disse que iria escrever não fazer campanha você atacou be a oposição... (como normal escusa resposta)

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É esse o seu conceito de democracia e respeito pelos sócios?
Triste,agora digo eu.
Caro McNuno23:
‎1) Com a moral de já ter explicado mil vezes a razão pela qual hoje considero necessária a SAD. Basta olhar para os números do passivo para perceber isso. Eu também gostava de resolver os problemas com lirismos mas não é possivel. Vai ser ...mesmo preciso dinheiro. 2) Não fiz campanha nenhuma. Limitei-me a registar o facto de que quem quer ser presidente do Vitória não pode recear debates internos. Porque depois como podemos acreditar que nos defenderá bem em discussões com outros clubes? E este argumento,fiaue descansado,não é meu. Foi utilizado nas ultimas eleições pelo mesmo candidato que agora recusa debates

Anónimo disse...

Depois de a sua intervenção de ontem em S. Sebastião, quantos empregos mais pensa em criar? Socio VSC nº7634

Anónimo disse...

Mais do mesmo ...
Triste...
Votar Pinto Brasil para meter lá 4milhes
e depois recolher assinaturas outra vez...

druyda disse...

Vocês não vão ganhar se os ideais for de continuidade em relação á anterior direcção. O que eles estão a fazer é muito grave para o bem do nosso VSC... da vossa parte não vejo nem uma critica! Está mal, pois EMS e companhia deviam ser julgados nos tribunais por gestão danosa!

Anónimo disse...

O meu conceito de democracia é de certeza diferente de muitos e até pode ser igual ao seu. A utilização da liberdade de expressão e a liberdade de poder optar por debates, ou não, são opções - está no direito Lista B - posso contudo discordar ou concordar- mas o passado diz-me que sem debates não passo vergonha, não oiço ataques pessoais aos candidatos e o resultado é o mesmo - pouco esclarecimento- minha opinião ( direito democrático). Quanto ao respeito pelos sócios gostava que os candidatos afirmassem e actuassem em caso de gestão danosa por parte da direcção actual, isso sim respeito pelos sócios.
Triste ando eu.
Nota: nem todos os post são de ataque, calma.

Anónimo disse...

Antonio

Penso que um debate de ideias em nada iria ser util para os vitorianos, visto estar claro a diferença de ideias de ambas as listas.Já nas ultimas eleiçoes o debate envergonha qq vitoriano, não pelo motivo de ambos os candidatos não serem bons oradores, mas sim pelo motivo de falta de respeito que existe no seio dos vitorianos no momento em que existe divergencia de opinioes, normalmente neste tipo de situaçoes o respeito fica muito a desejar e isso não pode ser, caso queiramos um vitoria forte.Quanto a lista A continuo sem perceber os moldes basicos da SAD, pois faz-me confusão criar o futebol SAD, pois como toda a gente sabe o futebol do VSC se for minimamente bem gerido dá lucro, e mais ainda como o Sr. JM diz caso ganhem as eleiçoes e nao aprovem a SAD o projecto ja nao é dele portanto a demissao é o unico senario !! Eu pergunto, para quando vão esclarecer a totalidade dos contornos da SAD? depois de ganharem as eleiçoes? caso ganhem as eleiçoes e a implementação da SAD apenas seja conhecida a postrior, correm o serio risco de reprovarem a mesma, as regras tem de ser defenidas no inicio da corrida e não a meio.

Palmira disse...

Caro Mcnuno23, só duas perguntas:

1ª. Se não quer resposta para quê perguntar?

2ª. Se só tem um ponto (1º ponto) para quê enumerar?

Manuel Pinho disse...

acho que já disse isto aqui...é só paleio!

Anónimo disse...

Como vão suprir as necessidades do VSC até terem feito a SAD?
Onde estão garantidos os 5 milhões imediatos que o VSC necessita, sendo que evocou ser o motivo de força maior pelo qual não avançava com uma candidatura, serão os investidores inexistentes(segundo o JM) de uma SAD ainda inexistente a injectar esse dinheiro? Caso não sejam de onde vai surgir esse dinheiro?
Como vai o VSC ter dinheiro para garantir a maioria na SAD? Alem do dinheiro para fazer frente aos compromissos até ao final da época?

miguel silva disse...

Luís Cirilo tem toda a razão em relação aos debates. Só os ditadores é que não os querem, ou provavelmente quem não tem ideias e portanto nada para apresentar como argumento. Não é minha intenção fazer campanha, mas Pinto Brasil quer ir para o Vitória porquê e para quê??? Nem nos debates das últimas eleições que vi no Porto Canal e na Gmrtv percebi: passou o tempo a chamar nomes a Emílio Macedo e a fazer uma espécie de birra em que só queria dizer mal do outro. Nem uma única ideia para a gestão do clube.

miguel silva disse...

Não concordo com as críticas que fazem a Luis Cirilo em relação ao facto de se ter associado a Pinto Brasil nas últimas eleições e em relação à SAD. Só teve uma atitude honesta e democrática: acredita nas pessoas e admite que decide pela sua própria cabeça segundo as suas convicções. E com isso mostra que é uma pessoa ponderada ao contrário do que muitos querem fazer crer. Eu não acredito é naqueles que, vendo o clube afundar, não fazem nada; assim é que vamos mesmo ao fundo. A partir do próximo dia 31 vai ser preciso actuar rapidamente e é preciso saber o que fazer. Precisamos de pessoas que tomem decisões. Luís Cirilo mostrou que tem atitude e que está disposto a decidir de forma racional e honesta o que lhe parecer melhor para o clube, e não com base em dogmas e tabus.

luis cirilo disse...

Sócio 7634:
Fique descansado que para si nenhum.
O Vitória merece gente de bem melhor nível.
E escusa de insistir em comentários que mais nenhum será publicado.
Eduque-se.
Caro Anónimo:
Você deve pensar que o Vitória é alguma brincadeira de miudos.
Caro Druyda:
Connosco continuidade só a do Vitória.
Porque queremos uma ruptura com o passado.Continuidad eé a de quem quer que fique tudo na mesma.
Caro Anonimo:
Por muito desrespeito que isso signifique pelos sócios claro que a Lista B tem o direito de não querer debates.
E os vitorianos o direito de fazerem o seu juizo de valor.
Quanto à qualidade dos debates( e pela nossa parte estou tranuilo)nada tem a ver com o direito aos socios ouvirem o confronto de opiniões.
Gestão danosa?
Ao minimo indicio tomaremos as medidas adequadas. Ninguém duvide disso.
Caro Antonio:
Os debates são um instrumento essencial de uma eleição democrática. Como o sr Pinto Brasil se fartou de repetir nas anteriores eleições.
O problema do Vitória não é a sustentabilidade dentro do seu orçamento;é o peso esmagador da divida que está a dar cabo do clube.
Cara Palmira:
Boas perguntas. às quais também não terá resposta.
Caro Manuel Pinho:
Belissimo comentário o seu.
Caro Anónimo:
Estamos a construir as soluções para responder a esses problemas.
Com a discrição necessária a não despertar "apetites" de terceiros.
Caro Miguel Silva:
Estou de acordo consigo. E relembro que nesta matéria o sr Pinto brasil mudou radicalmente de opinião.
É certo que o eng Julio Mendes também não é o sr EMilio Macedo.
Quanto ao resto agradeço as suas referências.
Estive com o sr Pinto Brasil em 2010, e não estou arrependido,porque já na altura entendia que estavamos a ir por muito mau caminho e era precisa uma alternativa.
Agora estou num projecto que acredito de transformação profunda,unevitável e inadiável,do Vitória.
E comigo está a maioria dos que em 2010 integravam as listas do sr Pinto Brasil.
Porque será?

vitor...iano disse...

E comigo está a maioria dos que em 2010 integravam as listas do sr Pinto Brasil.
Porque será?

Agradecia que me satisfizesse a curiosidade pedindo desde já desculpa por andar desatento.

Afinal quem são as pessoas que fizeram parte da lista do P.Brasil?

Já agora, informe-me tb dos elementos da lista A que fizeram parte da direção do Emilio Macedo?

Obrigado!

luis cirilo disse...

Caro vitor...iano:
Fácil de responder.
Além de mim estavavam nas listas do dr Pinto Brasil as seguintes pessoas: Dr Daniel Rodrigues, Dra Cristina Carvalho,Dr Hugo Freitas.
Os quatro fazemos parte da lista do Eng Julio Mendes.
O padre José Antunes não integra as listas mas já declarou publicamente o seu apoio.
Fizeram parte da direcção o Eng Julio Mendes e o sr Armando Marques.
Espero ter satisfeito a sua curiosidade.
Se quiser, e dada a curiosidade natural que dmonstra,também o posso esclarecer que o candidato a presidente da AG da lista B esteve na direcção do sr EMilio Macedo. E mais tempo que o eng. Julio Mendes

Anonimus disse...

O REAL – do Latim Medieval “REALIS”, de “RES” = Coisa. O “Real” pode ser entendido como aquilo que existe efectivamente, sendo, portanto, o oposto de ilusório, fictício. Por exemplo, ser assaltado É uma ameaça Real; ser hostilizado por um gnomo é Irreal, fantasioso, ilusório. Assim, o Real, nessa acepção, é um dos bons efeitos da aquisição de Conhecimento. Tanto aquele que se adquire por experiências empíricas, e processamentos mentais, racionais; quanto aquele outro que o Homem tem de nascença, que lhe é inato; pois quanto maior for o Saber de um individuo mais apto ele estará para diferenciar a Realidade das quimeras, das aparências, evitando com isso sofrimentos desnecessários.

Em termos de Metafísica o “Real” é tudo aquilo que existe por si mesmo, que não dependeu de outro para existir. Aquilo que existe independentemente da Representação, da Ideia que se possa formar do mesmo. A sua efectiva existência está além da mera aparência, da reles superficialidade. Também no campo da Metafísica é possível diferenciar duas formas do “Real”, a saber:

a. REAL EXISTENTE – aquilo que já É.
b. REAL POSSÍVEL – aquilo que existirá, ou que poderá existir no futuro.

vitor...iano disse...

Meua caro,

Obrigado pelo esclarecimento... simples e objetivo.

Agora o porque será???
O sr. que mudou de candidato é que poderá explicar.

Eu tenho cá pra mim uma explicação ... mas para não ser indelicado neste seu blogue não a vou revelar.

Afonso disse...

Sr. Luis Cirilo, será que não falta mais ninguem da lista dos Corpos Sociais?

Vá lá, não omita, fica lhe mal.

luis cirilo disse...

Caro Vitoria 1017:
Obrigado pelos esclarecimentos.
Caro vitor...iano:
Eu não mudei de candidato.
O Vitória não é um partido politico em que as pessoas concorrem sempre pelo mesmo.
Cada eleição é uma eleição e esgota-se em si propria.
MAs eu vou dizer publicamente orque razão nunca voltaria a fazer parte de uma lista do sr Pinto Brasil.
Numa das sessões de sclarecimento cara a cara com os adeptos.
Caro Afonso:
Vamos ser claros.
A perguntas do vitor...iano foi quem da Lista A fez parte das direcções de EMS.
E que eu saiba foram Julio Mendes e Armando Marques.

Helder Pinto disse...

Boa tarde,

Antes de mais permita-me parabenizar a sua tomada de posição e estar ao lado de alguém com o perfil e carácter de Júlio Mendes. Embora não seja uma pessoa conhecida pela maioria dos vimaranenses, posso afirmar convictamente que se trata de uma pessoa extremamente competente e que fez um trabalho notável quer na Vimágua, quer na CMG ou mesmo no seu departamento no VSC. Quem com ele teve oportunidade de trabalhar, reconhece-lhe competência. Tendo em conta a fiabilidade das pessoas que o dizem, só poderei ter uma opinião favorável acerca da sua pessoa.

Louvo ainda a vossa atitude de não criticar a lista adversária, nem cair no ridículo de ataques pessoais infundados, e isso demonstra a categoria e educação das pessoas que compõem a vossa lista.

Quanto à decisão para as eleições, temos duas opções sensatas, um voto em branco ou um voto na lista da qual faz parte. De minha parte ainda não há qualquer decisão, pois ainda tenho algumas dúvidas a serem esclarecidas.

De acordo com o que ouvi na sessão de esclarecimento de Urgezes, sei que ainda não haverá um modelo de implementação da SAD definido, pois isso dependerá da vontade dos investidores. O que deveriam fazer era passar a mensagem aos menos informados que o clube terá sempre, independentemente da percentagem de capital que possua, os seus interesses protegidos ao abrigo da lei que imporá a obrigação de implementar um modelo de sociedade comercial aos clubes dos campeonatos profissionais. Há muita desinformação a circular nas redes sociais, blogues, sítios e principalmente nas ruas e somente as sessões de esclarecimento não serão suficientes para levar o conhecimento a todo o universo vitoriano.

Como ainda falta algum tempo até ao dia decisivo, deixo, por agora, somente uma questão. Os estatutos para a SAD já estão alinhavados?

luis cirilo disse...

Caro Hélder Pinto:
Agradeço as suas palavras.
Quanto á SAD temos,e vamos continuar a fazer, um enorme esforço de esclarecimento quanto ás caracteristicas da mesma.
Realçando que o Vitória terá sempre os seus direitos protegidos pelo direito a veto que nada tem a ver com a percentagem de capital social que detenha.
Quanto aos estautos da SAD estão a ser elaborados coma cautela necessária.
E também neles os direitos do clube serão devidamente protegidos.

Anónimo disse...

Boa tarde...Caro Luís Cirilo, a sua lista tem algum site/blog oficial de campanha onde se possa ver todas as vossas propostas?

Já agora deixo a minha opinião sobre o que tenho concluído sobre a lista A e neste sentido, penso que seria essencial identificarem claramente um investidor interessado no vitória. Não quer isto dizer que devem apresentar todos os interessados, mas penso que pelo menos um investidor era crucial, uma vez que, neste momento não tenho qualquer garantia da vossa lista de onde virá o dinheiro que será injectado no Vitória e penso que não é justo para quem vota apenas votar acreditando em frases de campanha. Penso que por tudo o que o Vitória já passou em termos directivos, é importante de uma vez por todas deixar-se de palavras e apresentarem-se factos concretos, e como esta é uma fase de campanha é importante apresentar-se factos. Eu como sócio ainda não tenho qualquer opinião sobre em quem votar, e a minha decisão será na lista que disser e demonstrar claramente de onde vem o dinheiro para o vitória, porque neste momento o futuro do Vitória depende de dinheiro.

HC

luis cirilo disse...

Caro HC:
O site é www.juliomendes.info.
Compreendo a sua posição quanto ao investidor mas compreenda que neste como noutros casos o assunto tem de ser gerido com muita cautela.
Porque o dinheiro é um bem escasso e clubes desportivos em busca de investidores não falta.
Creio que a primeira garantia de qualquer lista devem ser as pessoas que a compões e a credibilidade que consigam gerar.