quinta-feira, dezembro 15, 2011

Sofia Escobar

Já aqui escrevi no passado sobre esta artista vimaranense que tem feito uma notável carreira internacional em espectáculos tão relevantes como "West Side Story" ou "O Fantasma da Ópera" em que interpreta um papel anteriormente desempenhado por nomes tão conhecidos como por exemplo Sarah Brightman.
Na sua carreira já venceu um galardão de Melhor Actriz de Teatro Musical em Inglaterra e uma nomeação para um “Laurence Olivier” um dos mais prestigiados prémios do sector.
Entre outras distinções e prémios.
Ainda recentemente fez uma digressão mundial com a peça "West Side Story" o que demonstra bem o elevado patamar em que esta artista vimaranense se encontra em termos de musica e teatro internacionais.
Assim sendo, e considerando o relevante facto de Sofia ser de Guimarães, era expectável que fossem desenvolvidos todos os esforços para assegurar a sua participação na CEC 2012 na certeza de que a sua presença traria um significativo acréscimo de prestigio ( e mediatismo internacional) ao evento.
Era expectável...mas foi com enorme surpresa que li hoje no Facebook da Sofia Escobar que pese embora todas as tentativas desenvolvidas por ela e pelo seu agente (exactamente ao contrário do que devia ser),e apenas pelo facto de sendo vimaranenses ter gosto em se associar a um evento desta natureza,ainda não lhe tinham garantido a inclusão nos espectáculos da CEC 2012!!!
Estarão a fazer o possível segundo lhe foi dito.
Como se uma artista com o prestigio internacional dela precisasse de ser incluída por favor na programação da CEC.
Considero isto absolutamente escandaloso e bem demonstrativo do ostracismo a que os valores de Guimarães estão a ser votados por uma "Fundação Cidade de Guimarães" que de Guimarães me parece ter apenas o nome.
E fico curioso, mais do que previa, em conhecer a programação definitiva da CEC.
Porque para não terem lugar para Sofia Escobar devem ter um elenco de se lhe tirar o chapéu...
Depois Falamos

8 comentários:

Ricardo Campos disse...

a sofia escobar é brilhante! merecia sem duvida que se lembrassem dela.
ontem na antena 1 ouvi o fernando tordo, muito indignado pq não ia participar no evento da capital europeia da cultura, fez-me lembrar o Nel Monteiro que na altura da expo ameaçou mudar de nacionalidade para poder cantar na expo, pois dizia que as portas só se abriam a artistas estrangeiros.

tenho a certeza que será uma grande capital europeia da cultura, ao contrario de si eu tenho as expectativas altas.

Vanda Menezes disse...

é inacreditável essa falta de bom senso por parte de quem esta a organizar a programação cultural da CEC 2012.
E Guimarães que tem essa artista de categoria internacional vai-se ver privada de uma sua actuação para em contrapartida gramar com artistas que ninguém conhece a não ser os seus amigos programadores e os administradores da Fundação.
Lamentável a todos os titulos.

Rui Rodrigues disse...

na cec é como no Vitória. contratam-se os amigos,os amigos dos amigos e o resto é paisagem.
gostava de saber o que pensa a camara desta aberração que é não contratarem um espectáculo da sofia escobar.

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo

Excelente "post",mas que entristece qualquer pessoa mesmo com pouca sen sibilidade para apreciar musicais como "West Side Story" ou "O Fantasma da Ópera". Sofia Escobar nem precisava de ser Vimaranense para fazer parte do programa da CEC 2012, tal a sua categoria artística.
Bastava um pouco mais de bom senso e menos sectarismo da parte de quem se julga dono do evento. Uma Artista da sua categoria nem precisava de se humilhar para fazer parte da programação, a sua humildade apenas a pode prejudicar, e pessoalmente no seu lugar faria um "grandessissimo" manguito a esta gente que só merece um nome que me está a queimar a boca.
Esta CEC 2012, como sabe já nasceu torta à partida, só espero é que os vimaranenses não saiam desprestigiados pela vaidade pacóvia dos seus mentores.
Cps
S.Guimarães

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Oxalá seja você a ter razão.
Seria bom sinal.
Cara Vanda:
Guimarães é boa madrasta e má mãe em muitas áreas.
Este é mais um caso.
Lamentável.
Caro Rui:
Em condições normais a Câmara dirá que é uma cabala da oposição apostada em denegrir a CEC 2012.
Dizem sempre o mesmo seja qual for a critica.

Anónimo disse...

Segundo foi agora informado, apenas por indisponibilidade da própria, não foi integrada num espetáculo ligado à CEC, ainda em dezembro de 2011.

Acho que houve aqui muita precipitação nestas "queixas", a começar pela sofia

Mr.Karvalhovsky disse...

Vergonhoso de facto.
Esta CEC parece-me que será muito desaproveitada...

luis cirilo disse...

Caro S Guimarães:
Estou de acordo.
E lamento bem que a CEC não esteja a ser conduzida por vimaranenses que conheçam a realidade deste municipio e a importância de no pós CEC sairem valorizados os artistas e instituições locais.
Falei da Sofia Escobar,pelo seu renome internacional,mas podia ter falado de outro artista vimaranse de sucesso que é o José Perdigão.
Que agrada em todo o lado onde apresenta o seu espectáculo mas que também não foi convidado,até agora,para actual durante a CEC.
Caro Anónimo:
Não houve precipitação nenhuma.
O que acontece é que a Sofia tem um contrato com a empresa de André Lloyd Weber,para quem trabalha, e por isso só nas datas livres dos espectáculos em Londres(e não só)é que poderá cantar em Guimarães. Algo que com boa vontade não será dificil ultrapassar.
Caro Mr Karvalhovsky:
Pois está. Muito por força daquele velho provérbio de que o que nasce torto raramente se endireita. E há muito poucos vimaranenses em luigares de decisão