domingo, dezembro 18, 2011

Um Partido Triste



Já aqui escrevi sobre este tema e se agora volto a ele é porque, apesar de tudo, ainda me preocupo com o partido no qual milito desde 21 de Janeiro de 1975.
Farei 37 anos de "casa" daqui a um mês sensivelmente.
E essa preocupação advém do facto de nos últimos 15 anos ter ocupado um conjunto de cargos e desenvolvido as inerentes tarefas que me permitiram por um lado conhecer bem o PSD de norte a sul e por outro fazer um conjunto de amizades(que é o que fica da vida politica na maioria dos casos)que me vão mantendo actualizado sobre o estado de alma do PSD um pouco por todo o país.
E concluo que o PSD é hoje um partido triste.
Triste, desanimado, parado e abúlico
Porque se empenhou fortemente na eleição do actual governo, porque sob diferentes lideranças desde Luís Marques Mendes a Pedro Passos Coelho combateu a desgraças que foram os governos de Sócrates,porque tem consciência que nos momentos difíceis é no partido profundo que está a força e o ânimo que permitem resistir e ganhar.
Daqui a pouco mais de dezoito meses o PSD vai disputar as autárquicas mais dificeis da sua história.
Mais de 80 dos seus presidentes de câmara não se podem recandidatar.
Centenas de presidentes de junta de freguesia também não.
Isso implicará processos "sucessórios" simples nuns lados mas muitíssimo complexos noutros que podem levar em ultimo caso a fracturas graves dentro de actuais maiorias camarárias.
Isto para não falarmos de umas "aventuras" que se adivinham aqui ou ali...
A popularidade do governo em 2013, por razões que me dispenso de explicar ,estará bem aquém do que seria necessário para ser um factor de mobilização de votos para as candidaturas autárquicas do partido.
O processo de concentração de freguesias com todas as polémicas que já encerra será um verdadeiro "calcanhar de Aquiles" do PSD com muitos autarcas seus na primeira linha da contestação que poderá levar,nalguns casos,à recusa pura e simples de candidatura pelo partido.
O descontentamento previsível, face a muitas medidas que o governo terá de tomar, tornará extremamente difícil o recrutamento de candidatos que num cenário tão grave aceitem dar a cara pelo PSD.
Se a isso juntarmos em 2013 um PS apostado em fazer esquecer as suas responsabilidades e um CDS que onde não puder aliar-se ao PSD será um "feroz" concorrente é fácil perceber a dimensão da tarefa que nos espera.
E perante este brutal (para citar um termo muito em voga no partido) desafio como está o PSD?
Como atrás se disse.
Triste.
Porque não vê da parte do governo, e dos seus dirigentes que foram para o governo, o reconhecimento dos méritos do partido e as soluções que tem para oferecer no preenchimento por gente competente dos lugares de nomeação politica.
Dir-me-ão que isto é defender o vilipendiado "aparelho".
É exactamente isso!
Porque se há PSD, se há governo liderado pelo PSD, se há 147 câmaras de maioria PSD, se há milhares de juntas de freguesia lideradas pelo PSD, isso deve-se precisamente à existência da organização do partido e aos seus militantes.
E a politica tem de ter lógica!
Num tempo em que se vê tanta nomeação de independentes, tanta nomeação de militantes do CDS,tanta nomeação ou recondução de socialistas ou nomeados pelo governo Sócrates,é natural que os militantes do partido se sintam "feridos" e desanimados.
Porque não foi para isso que trabalharam e se empenharam.
Foi para terem um governo competente do PSD e nomeações politicas de gente competente ligada ao PSD(não forçosamente militante) e capaz de ser solidária com o governo nos tempos difíceis que atravessamos e vamos atravessar.
Infelizmente estamos longe de ver isso acontecer até à data.
E por isso estou preocupado.
Porque tenho a certeza que 2013 precisará do melhor PSD de sempre.
Unido,mobilizado,organizado e disposto a combater politicamente.
E o que vejo não é nada disso.
Vejo o tal partido triste e abúlico, sem voz, incapaz de reagir politicamente a não ser através de algumas (algumas,não muitas infelizmente) figuras do seu grupo parlamentar ou do secretário geral a quem se pede um esforço titânico para apagar todos os "fogos" que vão ardendo sem se verem.
E nem quero pensar como estará distrito a distrito a preparação das autárquicas.
Não me apetece ficar mais preocupado do que já estou!
Depois Falamos

10 comentários:

Ricardo Campos disse...

o titulo devia ser" um triste partido".
politicamente passos coelho não passa de um fantoche nas mãos de alguém, de inicio ainda suspeitei que fosse nas mãos de Ângelo correia, mas com o decorrer dos tempos, acho que qualquer um lhe mete a mão no buraco e comanda-o a seu bel prazer.

precisamos de gente competente na politica e não jotinhas reformados aos 30 anos por desempenho parlamentar.

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Não estou nada de acordo.
Acho que Passos Coelho é um dos poucos factores de esperança neste governo.
E está enganado.
Ele quando saiu do parlamento não pediu a reforma.Embora tivesse direito

Luis Braga disse...

Cirilo,sempre que foi preciso, esse PSD unido,mobilizado,organizado e disposto a combater politicamente, nunca deixou de aparecer. E em 2013 vai aparecer de novo!

Ricardo Campos disse...

Caro Sr Cirilo, sem querer contrariar as suas palavras, mas lembro-me que o passos coelho uma vez a responder a um jornalista que lhe perguntou o que ele ia fazer na reforma, ele disse que ia ler e viajar e afastar-se totalmente da politica.

Anónimo disse...

"Ele quando saiu do parlamento não pediu a reforma.Embora tivesse direito"

Tão novo e já com direito a reforma ?

À maior parte são exigidos 40 anos de descontos e a outros é o que se vê.

E chamam a isto democracia...

CMM disse...

Lamentalvelmente tem razão! As bases do partido foram esquecidas!
No entanto sabemos que daqui a meia dúzia de meses essas mesmas bases são cruciais para o combate autárquico, vamos ver como é que as secções e as distritais vão responder.
Para bem do partido, espero que sem rancor!

luis cirilo disse...

Caro Luis:
Espero que sim.
Mas diz o povo que tantas vezes vai o cântaro à fonte que acaba por partir.
E desta vez está-se a por demasiado a jeito para que isso aconteça.
Caro Ricardo:
Na reforma está no seu direito de fazer o que quiser como é óbvio.
Caro Anónimo:
Não comentei a bondade das leis.
Apenas o facto de tendo direito não o ter exercido ao contrario de muitos outros.
Cara CMM:
Espero que correspondam bem.
Mas duvido muito.
Porque face a tanto sacrificio,tanta angustia e tanto desespero que se vive hoje na sociedade portuguesa creio que a capacidade de sofrimento dos militantes se aproxima de limites perigosos.
A ver vamos. Mas estou pessimista.

il disse...

Já leu o livro de Rui Verde sobre a Independente?

Há um capítulo sobre o PSD. Embora ele diga 2-3 verdades, não diz tudo. A começar que, quando foi fechada, a UnI tinha um departamento de direito em que pontificavam PSD's inscritos daqueles que levaram os 'bairros sociais' a votar; malas e ...

Alguns estão a ser julgados por práticas criminosas como associação criminosa; falsificação de documentos; falências fraudulentas e ... sabe Deus que mais.

São os elementos desta 'escola' que destroem om PSD por dentro. A táctica foi perfeita -destrói-se o PSD; ocupa-se o Millenium e é tudo nosso -citei. Depois é só levar o país à falência e por o povo descalço para o humilhar e o bando está feliz.
Quanto aos que passaram do governo PS para o PSD todos sabemos qual o vestuário que usam e que justifica a situação...

Posso dizer que Lisboa está caótica -não há competência e parece que nem vontade. Vai ser uma hecatombe. Penso que foi aqui que disse que a esperteza pode não funcionar -o povo pode votar outros e nem a 'ilha' se salvar.

E claro subscrevo tudo oque diz.

il disse...

PPC é um Bur/Bouro e tem vergonha na cara, mas o Ricardo tem razão: há por lá gentinha, pela qual eu não ponho a mão no fogo.

Espero que não consigam fazer-lhe o que fizeram a Santana Lopes -a distrital de Lisboa nomeou uma série de 'pulhas' (e estou a ser simpática) que desorganizaram a CML e que deram mau nome ao partido. Já nem falo dos boys das freguesias ou perdidas, ou em vias de.

luis cirilo disse...

Cara il:
Ainda não li esse livro.Que por acaso nem estava nas minhas prioridades.Mas depois do seu comentário claro que vou ler.
Quanto ao resto é evidente que há mais "submarinos" na politica portuguesa do que aqueles que se pensa e que tanto dinheiro custaram. E o PSD é torpedeado com inusitada facilidade.
Quanto a PPC continuo a achar que é uma pessoa séria e bem intencionada. Mas tem de ter cuidado. Alguns dos que tiraram o tapete a PSL também lho tiram a ele.É uma questão de oportunidade e negócio.