quarta-feira, dezembro 14, 2011

Reduzir!

À boleia do descalabro da Marinha Grande, para onde se auto exilou o União de Leiria numa originalidade só possível no nosso futebol,ouvem-se diversas vozes no universo vitoriano a falarem da redução do plantel profissional.
Já se falava antes,é bem verdade, mas esses rumores intensificaram-se depois daquela miserável exibição contra uma equipa fraca e que nem público a apoiá-la tem.
Mas antes de se falar em reduzir, ou de tomar decisões que eventualmente se venham a revelar gravosas para o clube, era importante perceber algumas coisas.
Porque razão todos os anos entram e saem dezena e meia de jogadores no Vitória.
Porque não se aposta nos jovens talentos da formação mas se contratam outros jovens da mesma idade só que de outras nacionalidades.
Quem fundamentou tecnicamente a contratação de jogadores que nem para o banco vão,como Defendi,Saucedo,Toni, e em que pressupostos se basearam as observações feitas.
Porque razão um internacional boliviano (a Bolívia não é o Brasil mas também não é o Qatar) regulamente utilizado na sua selecção jogou apenas 20 minutos em cinco meses em termos de jogos oficiais.
Qual a razão porque um jogador posto a rodar com sucesso, o "outro" Renan, em vez de integrar o plantel foi transferido por tuta e meia.
E antes de tomar as tais decisões de dispensar ou rescindir contratos conviria num ou noutro caso perceber (refiro-me especialmente a Saucedo)se o jogador tem mesmo falta de qualidade ou se é apenas um caso de falta de adaptação que o tempo ou um empréstimo para rodar podiam perfeitamente resolver.
E sejamos claros.
É importante reestruturar o plantel.
Porque se o "emagrecimento" do mesmo é uma necessidade há lugares onde será importante,se houver dinheiro(do xeque árabe ou em cheque...),reforçar as opções face á carência qualitativa por demais evidente.
Mas mais importante que reduzir aos número de jogadores é reduzir ao excesso de erros nas contratações.
Nem que para isso seja necessário reduzir aos que contratam mal.
Depois Falamos

16 comentários:

Anónimo disse...

explicação: clube, prospecção e treinadores são FRACOS!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O clube é forte. Pode haver é quem o enfraqueça

Pedro Costa disse...

o clube de futebol é forte?...o que faz um clube?...os adeptos, condições, palmarés, departamento técnico, departamento directivo, situação financeira, plantel e o mais importante que é um culminar de todos os outros factores anteriormente descritos, os resultados desportivos.

se ainda acha que o clube é forte então isso não passa de campanha para adepto ver

Amadeu disse...

Finalmente o Vitória e um tema interessante e muito importante, mas considero que não é o urgente, embora esteja subjacente.

A verdade é que esta direção já não tem moralmente legitimidade nenhuma para agir sobre o que quer que seja, dadas as evidências de incompetência que mostrou, incluindo estes casos.

Para quando uma das 2 AG´s?
O que impede João Cardoso?
Porque está intencionalmente a protelar a marcação?

Porque é que o Sr. Luis Cirilo não se insurge contra esta situação?

Não a acha gravosa? Confia na atual direção?

Rui Rodrigues disse...

Eu estou genericamente de acordo.
Mas acho que a redução fundamental a fazer é no mandato desta direcção. Reduzi-lo ao minimo e passar-lhes guia de marcha.Porque com eles lá nunca mais o Vitória ganha rumo.

Fábio Silva disse...

A única coisa que o vitória demonstra ter de grande são os adeptos, e mesmo isso começa a ser questionável. Porquê contratações falhadas? Fugas de informações inadmissíveis, "qualidades" recolhidas por vídeos (só os melhores momentos), comissões nas contratações, milo só contrata se o jogador lhe comprar um apartamento, e jogadores com fraca mentalidade.
Dispensáveis: Fauzi, Renan, Saucedo, Tony, Defendi, Olímpio, Targino.

Amadeu disse...

Sem ser um sermão encomendado, julgo que o Afonso, aqui (http://atetu-afonso.blogspot.com/2011/12/in-and-out.html) dá umas achegas a propósito do tema.

Concordo e o Sr.?

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
O clube é forte naquilo que tem de melhor. Os adeptos!
Mas também é forte na ligação à comunidade, no seu historial,no seu património.
Os resultados desportivos aparecerão quan o gigante adormecido acordar.
Caro Amadeu:
Sobre as assembleias gerais o que sei,pelo que tenho lido nas redes sociais e na imprensa,é o seguinte:
A das contas será em meados de Janeiro.
A outra francamente não sei. Leio que o processo está irregulamente constituido mas como não o vi não posso afirmar.
Quanto á direcção creio que está esgotada.
Caro Rui:
Os sócios terão a ultima palavra.Pelo menos assim espero.
Caro Fábio:
De facto há muita coisa a falhar na politica de contratações. Quanto ás dispensas concordo com a excepção de Targino.E quanto a Saucedo tenho algumas duvidas.
Caro Amadeu:
Eu também

BlackSG disse...

fui a leiria ver o vitoria a fazer um remate á baliza, vi o vitoria a trocar a bola o que ja nao é mau visto que mais de 3 passes para eles era um sonho mas e rematar á baliza nada...depois basta sair o joao paulo da defesa e pronto ja anda tudo aos papeis

exibiçao fraca, mas ja vi bem pior este ano. ate digo mais contra o setubal jogamos bem pior que isto e ganhamos 3-0.


quanto a janeiro, chamem os juniores em destaque rafa, marco matias, paulo oliveira, joao amorim, cilmar(este rapaz vai ser grande jogador e ainda anda pelo lousada quando aqui era titular ou pelo menos suplente) e vitor bastos

pa ir embora, pode ir o faouzi, defendi, olimpio(este sim foi o fracasso do ano), saucedo, joao alves(deixem ficar o renan que é bem melhor) tony, alex(e precisaremos de um lateral direito), targino.

podem ir estes todos e acho que nao me esqueci de mais ninguem.

luis cirilo disse...

Caro BlackSg:
É como diz.
Muito má a exibição.
Agora acho que as dispensas tem de ser bem ponderadas e os regressos mais ainda.
Porque se forem para jogar estou de acordo.
Se for para terem o triste destino do Rafael na época passada mais vale deixá-los a rodar até final da época.
Na certeza de que temos(?) meia duzia de ovens,pelo menos,com valor para integrarem o plantel.

Anónimo disse...

Realmente, a palavra "reduzir" tem vindo a fazer parte do vocabulário actual dos portugueses, e pelos vistos, o Vitória Sport Clube não foge à regra.

Saucedo, pelos vistos, deixou hoje de ser problema, regressando ao seu país sem contrato. A ver vamos se algum clube lhe vai pegar. Não sei porquê, tenho a sensação que este boliviano será mais um daqueles casos de jogadores que entram no nosso futebol pelo Vitória, não tendo aqui o sucesso pretendido, e que vão, depois de rotinados e habituados, integrar o plantel de outro clube da nossa "praça" com os maiores sucessos. Não sei porquê, mas algo me diz que neste caso é isso que irá suceder, porque tendo conhecimento de algumas fontes internas, muitos são aqueles que lhe gabam as qualidades do seu pé esquerdo.

Mas Saucedo é apenas a ponta de um "iceberg" grande demais para ser ignorado. Só assim de relance, e pegando em jogadores contratados nos ultimos anos, lembro-me de Kamani Hill, de Jean Coral, de Tiago Alencar,Wênio, de Paulo Henrique, de Crivellaro, de Rodrigo Defendi,Tony, Milhazes, Renan Garcia, Lionn, David Mendieta e do inigualável Santana Carlos, já para não falar das pessimamente mal geridas saídas de Desmarets, Andrezinho, Sereno e Kamel Ghilas.

Depois de uma lista de dossiers mal geridos e depois de ouvirmos Manuel Machado confirmar que não era sequer ouvido aquando das contratações, podemos então traçar o diagnosticar devidamente o "mal" que afecta a gestão do nosso clube. O mal é nada mais nada menos do que uma direcção que gere o Vitória como se do Sandinenses se tratasse, como se fosse uma qualquer mercearia ou tasca, onde se vende fiado e se compra por atacado e onde as contas são transcritas a lápis para o livro do calote.

É isto que tem que acabar no Vitória. Quando esta direcção saír, espero que venha a ser substituída por um elenco constituido por pessoas de valor e com vontade de trabalhar em prol do sucesso, gente que queira ganhar e gerir o clube defendendo acerrimamente os interesses do mesmo, com seriedade, rigor, profissionalismo, ambição e transparência.

Manuel Aspinall disse...

Mais uma vez, caro Luís Cirilo, comentei sem me identificar, algo que não posso deixar passar em claro, pois não tenho hábito de me mascarar sob a capa do anonimato.
Apresento-lhe o meu pedido de desculpas e os meus melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

em qualquer equipa de "mercearia" o presidente além de ter de lavar a roupa também gere todos os jogadores que lá metem os pés,isso nem acontece no guimarães

por isso o patamar no aspecto directivo e técnico ainda é inferior a esses clubes de mercearia

luis cirilo disse...

Caro Manuel Aspinall:
Só posso estar de acordo.
E creio que fez uma bela sintese do que tem sido uma gestão(???)desportiva cheia de erros,sem estratégia,ao sabor sabe-se lá de que interesses.
AO Saucedo,cujo valor todos desconhecemos, pode muito bem vir a suceder o que diz;um destes dias reaparece por aí noutro clube a jogar bem. Creio que é inaceitável que se vá buscar um jogador à Bolivia,se lhe pague meio ano de ordenados e afins,para depois se ir embora desta forma.
É óbvio que no Vitória há mudanças profundissimas a fazer.
E serão feitas se for essa a vontade dos sócios.
Caro Anónimo:
A realidade do Vitória hoje é, de facto,inferior aquilo que todos desejariamos.
Mas há soluções.

José Ferreira Alves disse...

Como alguém aqui referiu, dizer que o clube não é grande, é de "palmatória", não nos podemos esquecer não só dos adeptos, reconhecido por todos, mas também do sucesso desportivo em anos transactos. A história não se faz de 2 ou 3 anos, mas de um acumular de factos que a constroem e o Vitória tem passado. Actualmente está nas mãos de aprendizes, por sinal maus, pois já dizia o povo "quem te manda a ti sapateiro, tocar rabecão?" Trata-se de uma gestão reactiva, sem ponderação, sem estratégia e sem nexo, pois chegam a falar de formação e afastam os formandos. Quem não se lembra das "fornadas" de jovens talentos que o Vitória formou? Claro que numa equipa é necessário uma certa dose de experiência para refrear um pouco a juventude irrequieta, mas não com a transformação do clube em "casa de repouso" de jogadores cansados, e de contratações feitas por quem não sabe o que é avaliar o que compra, e o resultado está à vista ... "desarmada"!!

luis cirilo disse...

Caro José Alves:
É precisamente com base na sua história de 89 anos que digo que o Vitória é grande mas pode ser ainda maior.
Especialmente se ao sucesso da gestão do clube se somarem sucessos desportivos.
É esse o grande desafio que temos pela frente.