quinta-feira, maio 06, 2010

O "Exemplo" Wilson

Foto:http://www.gloriasdopassado.pt
Ainda há quem diga que a História não se repete.
Mário Wilson teve várias passagens pelo Vitória, com algum sucesso, a ultimas das quais na temporada de 1978/1979.
Que começou bem.
E até registou o facto,sensacional para a época, de o treinador do Vitória (Wilson) ser convidado para em simultâneo dirigir a selecção nacional.
Não era vulgar isso acontecer fora do circuito dos chamados grandes.
Infelizmente foi quando as coisas começaram a dar para o torto.
Pese embora Mário Wilson ter garantido aos dirigentes vitorianos que isso não iria prejudicar o Vitória a verdade é que a equipa se ressentiu claramente dessa duplicação de tarefas e a qualidade exibicional decaiu brutalmente.
A qualidade exibicional e os resultados como é evidente.
A par disso, e como se já não bastasse, o treinador recebeu um convite para treinar o Benfica na época seguinte.
Ou seja passou a estar com a cabeça em todo o lado menos no clube que lhe pagava.
O que teve como resultado perder um apuramento europeu,que já se dava como certo,num jogo em casa com o Braga que viria a ser o apurado.
Ainda por cima o Braga!
Face a essa evidente falta de profissionalismo, ás paupérrimas exibições da equipa, á má forma de alguns jogadores, a direcção do Vitória presidida pelo Sr Gil Mesquita tomou a única decisão possível.
Demitiu Mário Wilson a dois ou três jogos do final da época.
Por entender que a dignidade do clube era um valor inquantificável e que teria de ser preservado a todo o custo.
Mais:
Convocou uma assembleia geral extraordinária, nas instalações da escola João de Meira (estive lá e lembro-me bem do ambiente de exaltação vitoriana que se vivia), e deu conhecimento de todo o processo aos associados.
Nomeadamente das inqualificáveis atitudes do treinador face ao clube que lhe pagava religiosamente os salários.
Os muitos sócios presentes não tiveram duvidas e decidiram,por esmagadora maioria, proibir um eventual futuro regresso de Wilson ao Vitória.
Proibição essa que,passados 31 anos, se mantém!
Outros tempos sem duvida.
Outra forma de sentir o Vitória seguramente.
As comparações com a presente situação ficam ao critério de cada um.
Depois Falamos

12 comentários:

Paula Ferreira disse...

“Por entender que a dignidade do clube era um valor inquantificável e que teria de ser preservado a todo o custo”. Infelizmente Dr. Cirilo não me parece que alguém desta direcção saiba o significado destas sábias palavras. Tenho vergonha desta gente.
Guimarães sempre Vitoria ate morrer

Anónimo disse...

Sabia que o Mário Wilson tinha sido vetado em AG, não sabia muito bem a razão. A verdade é que isto do crescimento tem as suas desvantagens, à relativamente poucos anos eramos menos mas estavamos sempre bem mais próximos e quando havia faltas de respeito como estas, tanto da parte da direcção ao permitir esta palhaçada como do treinador, não deixavamos passar impune.
Não sou dos que tem o discurso dos "verdadeiros é que eram e não sei o quê", mas a verdade é que vai muita gente ao futebol que não sente o Vitória como eu ou como você por exemplo, e acho que estamos a passar por um "adormecimento" colectivo. Ou seja, os novos sócios que vivem o clube à sua maneira e que eu respeito, acabaram por nos adormecer.
Além disto, temos uma direcção que é aquilo que já sabemos. Ou seja, vamos continuar sem dignidade, sem ambição, sem valores de Vitória e claro, provavelmente sem resultados. Talvez um anito ou outro corra bem. Passamos a estar ao nível dos pequenos clubes, o braga está bem acima do Vitória.

Continuarei a acompanhar o Vitória em casa e talvez fora de vez em quando como ainda agora fiz, mas não me peçam muitos sacrificios porque é hora de ser o clube a retribuir todos os que já fiz.

Saganowski disse...

O "Chibo" nesta foto parece-se com o Will.I.am dos Black Eyed Peas...mas mais para o gordito!

:)

António Lopes da Costa disse...

Dr. Luís Cirilo,

Conforme foi comunicado à CMVM, Paulo Sérgio será o treinador do Sporting a partir de dia 10 de Maio.
Até lá, irá continuar com todo o profissionalismo no comando técnico do Vitória de Guimarães.
São as duas únicas coisas de que temos a certeza absoluta.
Tudo o resto são especulações. Ou alguém acredita que o Sporting vai buscar metade do plantel do Vitória? E mais metade do plantel do Braga?
Ninguém pode acreditar nessas especulações. Porque, podendo existir interesse do Sporting, não existe nenhum jogador, seja do Vitória ou do Braga, que esteja contratado.
Aliás, até duvido da veracidade dessas especulações. Do mesmo modo que não acredito que Costinha tenha ido à Croácia para ver um jogador chamado Vida (até porque nem são essas as suas funções) e na realização de um almoço em Lisboa para falar do Sporting para a próxima época.
São especulações de jornais que, conforme já disse no meu blogue, não compro.
Prefiro acreditar no que diz o capitão do Vitória, que sentirá o clube como nenhum outro jogador do plantel: Paulo Sérgio tem sido um profissional exemplar.
Quando aos jogadores que querem dar o salto para Porto, Sporting e Benfica ou para o estrangeiro, terão de provar o seu valor dentro de campo e de assegurar o quinto lugar no campeonato.
Caso contrário, não há negócio.
Estará, por isso mesmo, muito bem servido o Vitória até dia 10.
Duvido que esteja bem servido depois desse dia. Porque o anunciado (mas acho que ainda não confirmado) é Manuel Machado.
O Vitória, se optar por ele, não fará, creio eu, uma boa escolha. O treinador da Académica ou Paulo Bento seriam duas escolhas muito, muito melhores...e ao alcance do seu Vitória!

Um abraço

luis cirilo disse...

Cara Paula:
O Vitória percorre o rumo que a maioria dos sócios entenderam como correcto.
E em democracia a vontade da maioria é para respeitar sempre.
Existiu uma alternativa,que em campanha eleitoral se fartou de avisar para alguns riscos que se corriam, mas a maioria entendeu que assim é que estava bem.
Tenho pena.
Não por ter integrado a lista que perdeu mas porque vejo o Vitória sem rumo.
Caro Anónimo:
Tal como você estarei sempre que puder a acompanhar o Vitória.
Seja em casa seja fora.
Mas é evidente que receio estarmos a ficar para trás de forma clara face ao Braga.
E se os bracarenses entrarem na fase de grupos da champions então receio bem que a perda seja para muito tempo.
Caro Saganowski:
Pois sim.
Caro António:
Compreendo que defenda aquele que vai ser vosso treinador durante alguns meses da próxima época.
Agora quanto ao profissionalismo dele tenho opinião bem diferente.
Não só por causa da reunião com o Costinha.
Mas também porque aceitou comprometer-se (sabe-se lá quando) com um clube que disputava o mesmo lugar que a entidade que lhe pagava todos os meses e com quem tinha renovado (com substancial melhoria contratual)pouco tempo atrás.
Eu gostava de saber o que você diria se, por exemplo, na próxima época com o SCP a disputar o titulo com o SLB de repente se soubesse que Paulo Sérgio tinha assumido compromisso com o SLB para a época seguinte!
Já sabemos que o futebol português é uma vergonha.
E a ética quase inexistente.
Mas neste caso acho que foram ultrapassadas todas as marcas.

Saganowski disse...

Caro Senhor
António Lopes da Costa:

É certo que o Sporting tinha de comunicar à CMVM o negócio com o Vitória, mas será que não podiam ter esperado mais uns dias para o negociar ou tornar público???

Além de colocarem em cheque o treinador e a Direcção, fragilizaram todo um grupo de trabalho (referências nos jornais a jogadores do Vitória como estando próximos de Alvalade), com consequências que só a partir das 20h do próximo Domingo se poderão aquilatar.

O comportamento do Sporting (clube de que pelos vistos é apoiante) neste processo foi e tem sido vergonhoso. Infelizmente deixaram de ter o rótulo de honestidade e seriedade que há muitos anos tinham para mim.

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Eu também acho que o comportamento do Sporting foi muito pouco ético.
Mas defenderam aquilo que consideravam ser os seus interesses.
Nós é que a troco de um saquito de dinheiro permitimos o assalto ao castelo.
Porque é evidente que a equipa se ressentiu.
Perdeu o quarto lugar que esteve ao nosso alcance e vamos esperar que não perca o quinto também.

Anónimo disse...

Pois,pois...blá, blá, blá...

LFOL disse...

Este exemplo aqui retrato sobre o despedimento de Mario Wilson, de que eu me lembro perfeitamete, foi no tempo em que o Vitória era dirigido por grandes vimaranenses e Vitorianos. o Sr. Gil Mesquita foi um dos grandes presidentes do nosso clube. Claro está que esta vergonha á volta de Paulo Sérgio era impensável acontecer nos tempos da outra senhora. Para não falar no tempo de Pimenta Machado.
E não venham agora os jogadores defender para a praça publica o seu treinador, porque está bem patente a diferença de comportamento do técnico nos últimos tempos. Quero ver o que vao dizer os mesmos jogadores caso o Vitória não se qualifique para pré-eliminatória da liga Europa. Será que vão assumir as suas responsabilidades, ou vão passa-las para a equipa técnica, ou direcção?. Espero bem que consigam vencer o maritimo mesmo sem Assis, Nilson, Gustavo e Douglas e com o Vigário Benquerença, para bem de todos, sobretudo de Paulo Sérgio.

LFOL disse...

Sr. António Lopes da Costa, Imagino que o senhor será mais um dos poucos Sportinguistas que vive em Guimarães. Certamente com a frustação de não ter cá uma casa do Sporting, onde possa jogar as cartas e beber dois copos. Se quer falar do seu Sporting, não vejo porque vem para aqui discutir qual será o melhor treinador para o nosso clube. Se está contente por levar Paulo Sergio, nós também estamos contentes por arrecadar 500 mil euros. Só não gostamos é falta de caracter e de profissionalismo que esse senhor vem demonstrado.
Quanto ao senhor dizer que ficaremos mal servidos com Manuel Machado, é a sua opinão. Para nós nada vale. O Manuel Machado é um profissional multifacetado e não precisou de dar dois pontapés na bola, para ser um bom treinador de futebol. Para além disso é vimaranense, vitoriano e teve o condão de vencer um campeonato nacional de Juniores, precisamente frente ao seu Sporting, de Luis Figo, Peixe, Paulo Torres e comp.
Esse campeonato deve-lhe estar encravado como uma espinha na garganta. Em todo o texto que o senhor redigiu, apenas posso concordar com uma coisa. Paulo Jorge Gomes Bento, será sempre uma excelente opção para treinador do Vitória. Jovem, ambicioso, frontal, profissional e ex. capitão do nosso Vitória. Caí-nos nem como uma luva. Manuel Machado ou Paulo Bento serão uma boa escolha e de agrado dos vitorianos.
Ao Paulo Sérgio só nos resta desejar-lhe felicidades e para bem do seu clube, vamos esperar que na próxima época ele não vos troca pelo vizinho do lado.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
"Pois,pois...blá, blá, blá...".
É o que se pode chamar um comentário profundo.
Caro LFOL:
Infelizmente não venceram o Maritimo.
Mas os jogadores são os menos culpados.
A responsabilidade total é para dividir a três:
O treinador,o presidente e o vice para o futebol.
A gestão desportiva foi desastrada e a autoridade caiu na lama.
Sinto-me revoltado com tanta incompetência.
Qúanto ao meu Amigo António Lopes da Costa tenho de dizer-lhe que está totalmente enganado.
O António é um sportinguista dos quatro costados residente em Algés e sócio de lugar cativo em Alvalade.
Por quem tenho muito respeito.
Entre outras razões por ser adepto do clube da Terra dele.
QUanto ao dar opiniões acerca do Vitória recebo-as sempre com o agrado de quem lhe reconhece a vontade de dar contributos válidos e bem intencionados.
Eu próprio, no blog dele,deixo comentários sobre assuntos vários incluindo futebol e o próprio Sporting.
Neste caso especifico do treinador creio que PAulo Bento seria certamente uma boa solução.
Como Manuel Machado será.
Qualquer um bem melhor que o emplastro que o Sporting veio cá buscar.