segunda-feira, maio 31, 2010

Rádio e Radialistas...

Desde pequeno que me habituei a gostar de ouvir rádio.
Recordo-me de em casa dos meus avós, num tempo feliz em que televisão só á noite,se ouvir rádio durante o almoço.
Especialmente os saudosos Parodiantes de Lisboa.
Um aparte para dizer que em Lisboa continuam a existir parodiantes mas agora já não nos programas de rádio !
Depois pela vida fora fui sempre um ouvinte regular de emissões radiofónicas.
Recordo,até, um episódio da vida militar em Santa Margarida quando estando a minha companhia em manobras não podíamos assistir a um jogo do Mundial de Espanha que nos despertava particular interesse.
O Brasil- União Soviética.
Vai daí o soldado responsável pelas transmissões no grupo em que eu estava integrado teve de ir instalar o rádio militar no telhado de um edifício em ruínas para podermos ouvir o relato desse jogo feito já não me lembro em que emissora!
Durante hora e meia dessa noite de Julho não houveram manobras para ninguém.
Guardo também fantásticas memórias do tempo em que colaborei nas chamadas rádios piratas.
Primeiro na Rádio Guimarães e depois na Rádio Fundação.
Outros tempos.
Hoje,por força de muitas circunstâncias, praticamente só ouço rádio no carro.
Especialmente RFM e TSF.
Com o prazer de sempre.
Mas lamentando apenas duas coisas:
A publicidade radiofónica que parece concebida para públicos acéfalos tal a falta de qualidade e a pobreza das mensagens.
E a triste convicção que os locutores dos programas da manhã(essencialmente esses) tem de serem uns tipos com muita piada.
Infelizmente não são.
E tornam-se,quantas vezes,patéticos no esforço de fazerem rir.
De facto são outros tempos.
Mas a rádio continua a ser um permanente fascínio.
Depois Falamos

8 comentários:

rei dolce disse...

Caro Dr.Cirilo,
partilhamos o mesmo gosto e paixão pela Rádio.
Desde miudo que ouço muito, tenho várias imagens na minha memoria em que a rádio esta presente.Desde dos tempos em chagava a casa dos meus avós e estavam a ouvir o terço na RR; aos relatos de futebol aos domingos à noite enquanto ia de autocarro para mais uma semana de Universidade.
Ainda hoje chego a casa do meu pai, e ele diz-me as noticias do dia do mundo da bola, e para ele é LEI porque deu na "Bola Branca".
Hoje a TSF é de longe a rádio que mais ouço, eventualmente RR ou Antena 1, mas é residual.
E claro, a rádio "clube de Paços de Ferreira", mais esta por outros motivos...
Cumprimentos

luis cirilo disse...

Caro rei dolce:
E é uma boa paixão.
É pena que hoje as preferências das novas gerações se encaminhem para outros lados.
Porque as rádios eram,e são,uma escola de vida.

Vimaranes disse...

Sem qualquer dúvida que a rádio tem e sempre terá algo de muito especial que a fazem por isso, não ser sequer comparável a qualquer outro meio da comunicação social. Será a magia da rádio que tantos falam? Estou certo que só quem por lá passou (ou passa) de uma ou outra maneira o percebe. Para mim foi sempre uma paixão, mesmo que as vicissitudes da vida me tenham levado para uma área distinta. Mas acabei por lá parar. Porque quem lá passa, jamais esquece. A magia dos relatos é, sem qualquer dúvida alguma, viciante. Para quem ouve e para quem os faz.

luis cirilo disse...

Caro Vimaranes:
Também penso assim.
E tenho mmuitas saudades de relatos que fiz e comentei nas rádio Guimarães/Fundação e Santiago.
E garanto-lhe que relatar jogos com Cascavel,Ademir,N'Dinga,Adão,Nascimento,Jesus,Roldão, etc , era mesmo um prazer.
Se era...

Anónimo disse...

quem nao se lembra do fernando couta de guimaraes, o famoso e inconfundivel TANTA!!!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O Tanta,grande jogador,é posterior a essas equipas que tivre o gosto de relatar.

TONY disse...

TSF ??? Xiça...vai-te embora azar!
É so política e publicidade qb.
Quanto a música, resume-se apenas a 1 ou 2 temas por hora, e muitas vezes sem anunciarem os temas...
e na maior parte das músicas, nunca chegam ao fim.
Viva as "piratas".Viva.

luis cirilo disse...

Caro Tony:
Apesar do que refere tenho boa impressão da TSF. Já terá sido melhor,é verdade,mas em termos de noticias continua a ser das melhores.
Mas as "piratas" eram de facto muito boas.
Há um tempo para tudo...