quinta-feira, maio 07, 2009

Rescaldo


Publiquei, hoje, este texto no site da Associação Vitória Sempre.
A época vitoriana não teve as proporções de um sinistro de grandes dimensões, daqueles que não deixam nada em pé, mas sempre se pode dizer em jeito de rescaldo que nos deixou um bocado “chamuscados” em termos de objectivos.
Iniciada com o sonho da “Champions, que esteva a uma bandeirada de se cumprir, vai acabar na frustração das meias tintas e do andar a jogar para cumprir calendário.
Já todos sabemos as razões, já todos as discutimos aqui e noutros fóruns, não valerá a pena continuar a falar do passado.
Até porque para no-lo recordar temos sempre os discursos de Manuel Cajuda.
Importará, do meu ponto de vista, é aproveitar estes melancólico fim de festa para lançar com bases muito sólidas a próxima temporada na qual esperamos ver o Vitória alcançar, pelo menos, o “seu” quarto lugar no campeonato.
Para isso, e além das contratações que a direcção estará a fazer, importará perceber quem do actual plantel vai ficar, quem vai sair e acerca de quem existem duvidas a esclarecer.
Entender-se-ia, pois, que estes quatro derradeiros jogos fossem aproveitados para pôr a jogar atletas menos utilizados, para dar competição a quem este esteve longo tempo parado e para dar algum descanso aos mais utilizados.Simultaneamente será (seria?) uma boa oportunidade para encostar aqueles que já se sabe que vão sair do clube no fim da temporada e que, portanto, não faz sentido nenhum continuar a utilizar.
Exemplos:Tiago Ronaldo, um jovem a precisar desesperadamente de competir, está á dois anos no plantel sem um único minuto de jogo na Liga principal. Se não jogar agora vai jogar quando?
Cícero, reforço de Janeiro, chegou a Guimarães depois de um ano de paragem e a necessitar de competir. Sendo muito mais um reforço para a próxima época do que o foi para esta teria neste quatro jogos excelente oportunidade de ganhar ritmo.
Nuno Santos, que não sei se ficará ou não, tem passado longos períodos entre o banco e a bancada e poderia agora somar minutos de jogo e até ver recompensado o seu profissionalismo.
E até, pese embora o brilhante apuramento para a fase final do respectivo campeonato e a necessária concentração nessa prova, poderia ser oportunidade para dar alguns minutos de jogo a Lucas, Dinis, Vítor Bastos, Jussane, Diogo, Rafael, que funcionariam como um incentivo aos jovens talentos da formação.
Porque lançar jovens é isso mesmo, apostar nos formados no clube, não pôr a jogar atletas contratados noutras paragens e que por isso mesmo já terão de actuar por natureza.
Era o que mais faltava ir buscar supostos reforços a outras latitudes e não os pôr a jogar!
Isto é o que, em minha opinião, devia ser feito.
O primeiro dos quatro jogos, com a Naval, mostrou exactamente o contrário.
Jogou a equipa do costume, apenas a troca de Flávio por Custódio e a ausência forçada de Gregory, e fizeram-se as substituições do...costume com as entradas de Fajardo e Luís Filipe!
É pobre.
Até porque, mais uma vez e pese embora o inacreditável falhanço de Desmarets, acabamos o jogo a defender o resultado perante um adversário que não devia ser do nosso campeonato.
E perante isto, não se prevendo grandes mexidas para o jogo com o Rio Ave, só me apetece concluir destra forma.
Como vitoriano estou muito grato ao que Manuel Cajuda fez pelo Vitória durante o seu primeiro ano e meio de permanência neste clube.
O melhor que ele treinou em toda a sua vida.
Mas não gostei do seu discurso, das suas atitudes, da sua guerrilha surda contra a direcção ao longo de todos estes meses.
Admito que tenha as suas razões, como também a direcção seguramente as terá, para estar descontente com algumas coisas.
Mas nós, vitorianos, não temos culpa nenhuma disso! Nenhuma mesmo.
Porque mesmo nos piores momentos, de que Cajuda tanto gosta de falar, estivemos sempre onde foi preciso estar.
Daí que se Cajuda quiser cumprir o contrato, treinando eficazmente a equipa como já provou saber fazer, falando e transmitindo ambições para o futuro e esquecendo os discursos sobre o passado então é com muito gosto que o teremos mais tempo entre nós.
Se não quiser ficar, sejam quais forem as razões, então tenha a ombridade de o assumir e saia pelo seu pé.
Porque sairá pela porta grande que ficará sempre aberta para o futuro.
Desconfio é que, por razões cada vez mais evidentes, a porta está a diminuir de tamanho todos os dias.

10 comentários:

Consciências Vimaranenses disse...

"Tiago Ronaldo, um jovem a precisar desesperadamente de competir, está á dois anos..."! No Português do iluminado Sr. Cirilo é quase sempre sem H...
Por estas e por outras é que concordo com o ensino do Português no mínimo até ao nono ano...
Políticos de trazer por casa... Assessores de anti-Sulistas, Elitistas ou Liberais da treta...
Enfim, duques e cenas tristes.

José Alves disse...

Caro Dr. Luis Cirilo:

Tem sido realmente lamentável a falta de honestidade do nosso treinador para com a instituição que tão bem o remunera.
Defendo exactamente a mesma opinião acerca do que deverá ser a próxima época,caso contrário sou mais um que,com toda a convicção, suplico ao treinador que se demita.
Estou farto de aturar sulistas,elitistas e liberais,ou mais própriamente,o resultado da mistura de sangue português com resquicios de sangue mouro,os tais que D.Afonso Henriques permitiu construirem o bairro da Mouraria,após a conquista de Lisboa.
Péssima ideia do nosso rei.

Anónimo disse...

Luis Cirilo, tens aqui convidados que não são bem-vindos.
Eu, no teu lugar vassourava-os.

Sabes que a inveja é um mal que anda por toda a parte

João Carvalho disse...

De acordo com o artigo, saia quando sair Manuel Cajuda sairá pela porta grande. Agora se for para manter esta actitude que saia já, para que se prepare a época com a solidez e calma necessárias. Se for para voltar ao comportamento do primeiro ano e meio, então muito gosto em que cá esteja.
PS:enquanto vimaranense de toda a vida, filho e neto de vimaranenses, sinto-me profundamente enojado que existam cobardes que se escondem atrás de pseudonimos como consciencias Vimaranenses. Porque nós vimaranenses somos pessoas frontais, que damos a cara e assumimos o que dizemos e os nossos actos. E apesar de algumas laranjas podres, Guimarães ainda é um cesto de fruta da mais altissima qualidade.

Consciências Ortográficas Defensoras da Língua de Camões disse...

"De acordo com o artigo, saia quando sair Manuel Cajuda sairá pela porta grande. Agora se for para manter esta actitude que saia já, para que se prepare a época com a solidez e calma necessárias. Se for para voltar ao comportamento do primeiro ano e meio, então muito gosto em que cá esteja.
PS:enquanto vimaranense de toda a vida, filho e neto de vimaranenses, sinto-me profundamente enojado que existam cobardes que se escondem atrás de pseudonimos como consciencias Vimaranenses. Porque nós vimaranenses somos pessoas frontais, que damos a cara e assumimos o que dizemos e os nossos actos. E apesar de algumas laranjas podres, Guimarães ainda é um cesto de fruta da mais altissima qualidade."

Foram detectados: 4 erros ortográficos

Nem lhe vou pedir para que os encontre, pois claro está, este é um mal de família...

Mas nós ajudamos, nomeadamente destacando o mais grave...

Actitude --- ai ai ai --- Atitude

assim sim...

cb disse...

Discordo apenas em uma coisa, caro Luis Cirilo, acho que o tempo de Cajuda já se esgotou em Novembro/Dezembro.
Ele procura apenas a indemnização, em Barcelona á muito que tinha levado com uma ´´cabeça de leitão``.

luis cirilo disse...

Consciencia Vimaranenses:
Não desista. Vai ver que um dia ainda conseguirá compreender um texto de leitura simples para além da pontuação, de ter ou não um h, ou de um c aparecer onde não deve.
De resto dispenso as suas explicações.
De idiotas ando eu farto.
E de alguns idiotas de Guimarães então nem se fala.
Caro Jose Alves:
Aguardemos serenamente pelos próximos dias.
De resto olhe que temos intra muros alguns "mouros" piores que quasquer outros.
Caro Anónimo:
Coitados.
Deve ser triste serem tão idiotas.
Caro Joao:
Gostava de acreditar na regeneração de Cajuda. mas duvido...
Quanto a alguns idiotas que aqui aparecem não vale muito a pena perder tempo com eles.
Já lhes deve bastar,para além da idiotice, a frustração de serem uns cobardolas que nem coragem para assinarem com o nome tem.
Consciências Ortográficas:
Na resposta a comentários anteriores pode rever-se á vontde e enfiar o barrete.
Embora admita a dificuldade de dentro dele conseguir acomodar as orelhas.
É a vida

Anónimo disse...

Consciências Vimaranenses,
"Presunção e água benta, cada um toma a que quer"...
O "senhor", para quem pretende ser tão purista, também dá uns erritos.
1) Nesta frase "Por estas e por outras é que concordo com o ensino do Português no mínimo até ao nono ano..." da sua brilhante autoria, "no mínimo" deveria estar entre vírgulas, mas como o "senhor" não deve ter chegado ao nono ano...
2) Quando quiser fazer uso de frases populares, tente fazê-lo correctamente; é que a expressão "duques e senas tristes" refere-se a jogos de cartas, onde não existem "cenas" , mas sim "senas" (o "senhor deve chamar-lhes "seis")...
"Cenas tristes", só mesmo estas que o "senhor" vem aqui fazer...
Da próxima vez, evite escrever alguma coisa. Guarde para si estes disparates, mas se a sua incontinente estupidez não lho permitir, use outro pseudónimo... talvez "inconsistências de um vimaranense"...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É a velha máxima do "olha para o que eu digo não olhes para o que eu faço" !
Essas (más) "consciencias..." é para o que servem
Já diz o povo que quem nasceu para dar oito não pode dar oitenta

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.