terça-feira, maio 12, 2009

O 13 europeu


Ontem,mais por casualidade do que por prévia intenção,vi o programa "Prós & Contras" dedicado ás eleições europeias.
Que num gesto de coragem por parte da moderadora conseguiu juntar os 13 cabeças de lista ao Parlamento Europeu num debate que pese embora com muitos participantes acabou por não ser a confusão que era expectável acontecer.
Mais grito menos grito, mais interrupção menos interrupção,acabou por ser um programa bem conduzido e razoavelmente interessante para quem se interesse minimamente pelo assunto.
Até porque juntou á mesma mesa pequenos e grandes partidos, movimentos de cidadãos, a extrema esquerda e a extrema direita , enfim todos os quadrantes politicos.
Mas tentando colocar-me no papel de um cidadão que ligue pouco á politica,não milite num partido,vote quando lhe apetece com que ideia se poderia ficar ?
A maioria dos presentes são ilustres desconhecidos para os portugueses.
Uma parte conhecerá Rangel, Vital,Melo,Ilda e Portas mas não mais do que isso.
Alguns,temo que mais do que se pensa,não serão capazes de identificar um unicos dos participantes do debate.
Para a esmagadora maioria as siglas PSD,PS,CDS,CDU, PPM,BE,MRPP são conhecidas.
Mas MEP,MMS,PH,PT ,PNR não passam de letras sem qualquer sentido.
POUS nem sei bem em que categoria se insere.
Existe há muitos anos mas "insiste" em ser quase ...familiar.
Conclusão ?
Algo inesperada para os leitores habituais mas no lugar do tal eleitor que não liga á politica votaria no MEP de Laurinda Alves.
Porque foi de todos os candidatos aquele que,para além de algumas boas ideias,falou uma linguagem mais acessivel aos não politicos.
A que muitas vezes se chama a voz do povo.
Sensata, perceptivel e despretensiosa.
Provavelmente nem será eleita.
Mas que foi uma boa prestação televisiva lá isso foi.
E que pode augurar á sua autora um futuro politico muito interessante.
Depois Falamos

9 comentários:

Luis Melo disse...

Muito pouca "europa" nos temas debatidos. Principalmente a "europa" que a nós diz respeito e a nós interessa.

O Luis não sabe classificar o POUS... e eu não sei classificar Vital. O que é que aquele homem anda a fazer? Será que ele tem noção?

Tantos anos para ganhar um nome e uma reputação... e perde-a assim em espaço de dias...

Dri disse...

Pareciam os cavaleiros da tavola redonda....falta saber quem seria a genevieve

maria disse...

Mais uma para o CB embalar a filhota

UM,dó,li,tá
Cara de amendoá
Um segredo colorido
Quem está livre,livre está
Um ,dó,li,tá

Diogo Ferreira disse...

Caro Sr. Luis Cirilo,

Confesso que não sou homem de perder muito tempo com a política, mas sou um admirador do programa “PRÓS & CONTRAS” e sempre que posso, não perco o programa. Por outro lado, admiro também apresentadora Da. Fátima Campos, que consegue em situações difíceis controlar muitíssimo bem o programa, admiro-a por ter essa capacidade, não é fácil, e não está a altura de qualquer jornalista.

Quanto ao programa de ontem, infelizmente só tive a oportunidade de ver a última parte, mas o que está falar não é novo para nós PORTUGUESES, porque infelizmente, a comunicação social dá grande relevo aos principais partidos, esquecendo-se dos partidos mais pequenos, o que em democracia é uma atitude completamente errada que reprovo e lamento que ainda hoje se verifique situações destas.

Quanto a sua afirmação dizendo que a Da. Laurinda Alves do partido MEP foi a que mais lhe cativou, do pouco que vi de facto fiquei com uma ideia muito positiva. Infelizmente e conforme diz, provavelmente não será eleita, não por ser inteligente ou por não ter ideias, mas sim, por estar num partido que ninguém ou poucos conhecem, e acima de tudo (conforme acabei de referir), porque a nossa comunicação social dá pouca importância aos pequenos partidos. Esperemos que no futuro as coisas mudem, mas mudem para melhor, é isso que todos nós queremos, porque só assim é que podemos pensar em ter um país melhor e acima de tudo justo.

Vimaranes disse...

O maior elogio que se pode fazer a Fátima Campos Ferreira é que, um debate que tinha tudo para ser uma "barracada" (perdoem-me a expressão), correu bem. Digamos que apenas não correu muito bem por clara inaptidão dos candidatos. Uns pareceram claramente deslocados e, mesmo sem querer ser antidemocrático, creio que muitos deles representaram e mal os seus movimentos e/ou partidos e talvez por aí se perceba que passem ao lado da comunicação social portuguesa. Pessoalmente, não destacaria Laurinda Alves, acima de tudo porque creio que acrescentou pouco pouco para o debate pese embora o tentasse fazer com um tipo de linguagem que mais facilmente poderia chegar ao público alvo. Dos grandes partidos, destaco um nome, Vital Moreira. E pelas piores razões. Esteve, na minha opinião, muito mal o candidato do PS e nunca foi capaz de responder de forma cabal aos "ataques" de que ia sendo alvo. Parece um homem apanhado na confusão, sem resposta para nada, sem conseguir dizer nada, sem ideias, sem rumo. Uma verdadeiro "flop". Ilda Figueiredo cresceu muito com o mandato no parlamento europeu e dá cartas. Nuno Melo é um político com qualidade, talvez no partido errado. Foi um excelente líder da bancada parlamentar e parece um candidato interessante. Em debate, acho-o muito bom.
Paulo Rangel não brilhou mas esteve seguramente melhor do que Vital Moreira.
Nota negativa para alguns pseudo-candidatos que alguns pseudo-partidos. Pous, Pnr, ppm e outros que tais. Fraquinhos.

luis cirilo disse...

Caro Luis:
De facto o candidato socialista é mau demais para ser verdade.
Ou para ser erro de escolha.
Como já tive oportunidade de escrever acho que ele foi escolhido mesmo para ser o bode expiatório de um inevitável mau resultado.
Cara Dri:
A Laurinda Alves sem duvida nenhuma.
Cara Maria:
Muito bem.
O cb não se pode queixar das sugestões dos leitores deste blog.
Caro Diogo:
Não sendo particularmente admirador do estilo da moderadora reconheço que ontem conduziu muito bem uma emissão dificil.
Com o mérito de dar voz aos pequenos partidos onde,como é óbvio,também existe gente com muita capacidade e valia.
Não só a Laurinda Alves mas também o Pedro Quartin Graça ou o Frederico Carvalho que tiveram boas intervenções.
É um bocado como no futebol perdoe-me a mistura.
Se em vez de nos chatearem (aos que veêm esses programas que não é o meu caso !)sempre com os mesmos cromos dos chamados grandes as televisões dessem oportunidades a comentadores de outros clubes provavelmente os programas seriam bem melhores.
Porque no Vitória,Académica,Braga,Maritimo,etc também existe gente com ideias e capacidade para as debater.

João Figueiredo disse...

Em contraponto à Laurinda Alves, destacaria o Vital Moreira. De todos, o que menos convenceu. Mas parece que não tem sido só no "Prós e Contras"...

Miguel disse...

Ao contrário do que diz Luís Cirilo, acho que Laurinda Alves é pretensiosa, arrogante, e não suporta que discordem dela. E acho que a sua única preocupação é criar um planeta à imagem de 'Música no Coração', uma falsidade ao estilo Estado Novo... Provavelmente corrigiu o discurso nesta campanha para tentar ganhar votos. A sua imagem de mãe extremosa engana muitas almas.

luis cirilo disse...

Caro João:
De facto Vital Moreira tem sido um fraquissimo candidato.
Mas estou cada vez mais convicto que foi escolhido por isso mesmo.
Para que as eleições europeias funcionem como válvula de escape para o descontentamento e Sócrates possa ter segunda oportunidade nas legislativas.
Caro Miguel:
Respeito a sua opinião.
Que não é a minha.
Embora ressalve que não a conheço e nunca falei com ela.
Tenho-a lido ao longo dos anos e apenas isso.