quinta-feira, maio 14, 2009

Pintura de Nolde


17 comentários:

José Alves disse...

Candidatos ao parlamento europeu?

maria disse...

Emil Nolde 1867-1956
Pintor expressionista alemão.
Um dia escreveu :"Cores,o material dos pintores.Cores na sua essência,a chorar e a rir,sonho e felicidade,quentes e sagradas,como canções de amor e de erotismo,como cânticos e magníficos corais.As cores vibram como o argênteo repicar dos sinos e com tonalidades brônzeas.São os arautos da felicidade,da paixão e do amor,da alma,do sangue e da morte."


E o filme é

"Morte em Veneza" Luchino Visconti,
1971.
Magnífica interpretação de Dirk Bogarde acompanhada por Gustav Mahler

luis cirilo disse...

Caro Luis Melo:
Palavras para quê ?
É (Sócrates) um artista português.
Caro Jose Alves:
Há-os mais feios...
Cara Maria:
Sendo você a "responsável" pela introdução da rubrica "Pintura" neste blog acho muito bem que nos vá dando estas notas sobre os pintores.
É uma área,confesso,de que não percebo quase nada.
O filme é excelente.

mimi disse...

"Eyes Wide Shut" (1999), de Stanley Kubrick, com Nicole Kidman e Tom Cruise e uma Nova-Iorque fora de horas.

mimi disse...

Bela ideia esta da pintura! E com direito a comentários de quem se vê que sabe do que fala. Sim, senhor. Ora, façam o favor de continuar, que nós agradecemos.

mimi disse...

E pensando em música, o humor mordaz de Camile Saint Saëns em "O Carnaval dos Animais".

maria disse...

Acrescento

A pintura chama-se "Masks" e encontra-se no Nelson-Alkins Museum of Art no Missouri.
É um óleo sobre tela

maria disse...

Mimi

Olhe que só sei umas coisitas.
Espero bem que mais gente se pronuncie.Não é preciso ser "doutor"para ver e opinar.A Arte deve estar ao dispor de toda a gente,só assim terá sentido.

Anónimo disse...

Quem será o das barbas que observa a mascarada...?

mimi disse...

"The Mask"(1994), de Chuck Russell, com Jim Carrey. O Nelson-Alkins Museum of Art fica um bocadinho longe, mas não me importava de lá ir ver o quadro. Lembro-me de que já uma vez fui de Amsterdam a Haia de propósito para ver o "Vista de Delft" de Vermeer, a conselho de uma amiga muito sabedora destas coisas de Arte. E se valeu a pena! Estava capaz de lá voltar...

cb disse...

Como ´´galego`` que sou na matéria fui investigar e fiquei a saber que: ´´Emil Nolde`` nasceu como ´´Emil Hansen`` perto de uma aldeia chamada ´´Nolde``, na fronteira da Alemanha com a Dinamarca, foi um dos primeiros ´´Expressionistas``, membro do ´´Die Bruke``, considerado um dos grandes pintores do sec. 20 da pintura a Oleo e Aguarela.
É conhecido pela sua vigorosa e expressiva escolha de cores, amarelos dourados e vermelhos, como mostra alias a pintura em causa.
O seu trabalho reflete um interesse maior pelas flores, sendo considerado um admirador de Vincent Van Gohg.

Quanto a uma sugestão cinefola, a imagem fez-me lembrar um filme recente, realizado por Mel Gibson, ´´Apocalipto``, pelas suas cores e ´´caras`` pintadas.

mimi disse...

Muito bem, CB! Quando não sabemos, informamo-nos, pois claro. Pena haver para aí tanta gente convencida de que sabe tudo mas que só diz disparates...!

luis cirilo disse...

Cara Mimi:
Filme intenso esse.
Como todos os de Kubrik.
Quanto á Pintura é uma ideia da Maria.
Que acolhi com gosto a ver se apreendo alguma coisa da matéria.
Cara Maria:
Aí estou a apreender.
E estou de acordo com o seu comentário á Mimi.
Caro Anónimo:
Não sei. Você suspeiota de alguém ?
Cara Mimi:
Eu de arte percebo pouco e por isso não lhe garanto que algum dia fosse de propósito de um sitio a outro para ver uma tela.
Um museu isso sim.
Já o fiz várias vezes.
Caro cb:
Aí está uma investigação criteriosa.
Estou a apreender consigo com a Maria e a Mimi.
O filme ainda não vi.
Caro I love Guimarães:
Tudo que sirva para divulgar a nossa Terra é sempre bem vindo.
Cara mimi:
Amen.

cb disse...

Cara Mimi eu tambem acho mas...
Deixe-me dizer-lhe que já aprendi umas ´´coisas`` desde que por aqui passo(recente), acima de tudo a ´´filtrar`` o que interessa ou não.

luis cirilo disse...

Caro cb:
Excelente.
Também eu.

Anónimo disse...

Eu não suspeito, eu tenho a certeza e nunca me engano! Onde é que eu ouvi algo parecido. Alguém me anda a imitar...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Pois anda.
Quem será ?