quinta-feira, outubro 30, 2008

Pontas de Lança

A convite do Paulo Machado, "velho" amigo das andanças desportivas e jornalisticas,iniciei hoje uma colaboração semanal no diário "Correio do Minho".
A "meias" com o António Duarte, homem sobejamente conhecido no dirigismo desportivo (Sporting de Braga, Liga,AFB) todas as semanas teremos um Vitória de Guimarães-Sporting de Braga nas páginas do jornal.
Como será fácil perceber o assunto central dos(meus) artigos será o Vitória e a temática sempre á volta do desporto.
Aqui fica o primeiro,publicado na edição de hoje.
Aceitam-se criticas e sugestões.
Depois Falamos

UM CAMPEÃO MINHOTO

Nada como começar um novo espaço lançando uma provocação aos leitores.
Podem o Vitória de Guimarães ou o Sporting de Braga serem campeões nacionais ?
Eu acho que sim.
Nunca o foram, é certo, mas o Vitória já lá andou perto duas ou três vezes e o Braga ainda no tempo em que era treinado por Jesualdo Ferreira deu sinais claros de que poderia lá chegar.
Para isso, para podermos ter um clube médio a disputar e ganhar o titulo que será então preciso fazer ?
Desde logo acreditar que é possível.
Olhar para Espanha e perceber como o Corunha, o Atlético de Bilbau,a Real Sociedade (para já não falar de Atlético de Madrid ou Valência) conseguiram ganhar campeonatos perante as superpotências Real Madrid e Barcelona.
Ou, em Itália, o Nápoles, a Lázio ou a Sampdória.
Creio que o segredo não está em grandes orçamentos nem na aquisição de grandes vedetas que em boa verdade não estão ao alcance de Vitória e Braga.
A não ser por sorte ou desleixo dos chamados “grandes”..
Creio que essa possibilidade passa por factores de ordem interna e externa aos dois clubes.
Ordem interna que só deles depende e ordem externa que infelizmente depende de outros factores e que é aquela que explica a razão porque até hoje ainda não foi possível alcançar esse sonho.
Ordem interna:
Sendo certo que Vitória e Braga nunca poderão competir em termos orçamentais com os outros três podem ainda assim potenciar o crescimento dos respectivos orçamentos (especialmente das receitas) para valores que permitam, ao menos, competirem num plano de relativa igualdade.
Isso passa por um marketing agressivo , pela captação de novos sócios, pela obtenção de receitas publicitárias mais substanciais, pelo potenciar o aproveitamento dos respectivos estádios para uma utilização mais frequente do que um jogo de 15 em 15 dias.
Passa também, na vertente da captação de sócios, pelo permitir ás pessoas terem outras vantagens em serem associados do que a simples entrada no estádio.
Hoje ir ao futebol é caro.
Os bilhetes, as deslocações, as refeições .
É preciso os clubes serem mais imaginativos nas contrapartidas que dão aos sócios.
Conheço menos bem a realidade do Sporting de Braga mas o Vitória,com 31.000 sócios pagantes e 20.000 lugares anuais vendidos está no caminho certo em termos de envolvência humana da equipa.
Em Guimarães, e bastas vezes fora(especialmente em períodos de empolgamento), o Vitória joga perante uma maioria de adeptos seus.
E quantas vezes isso faz a diferença.
Mas um campeão minhoto passa também por outras vertentes.
Aposta na formação, séria e continuada, de molde a tornar os clubes pouco dependentes de contratações estrangeiras ,de empresários, ou de “alianças” duvidosas com aqueles cujos lugares ambicionamos ocupar.
Passa pela construção de planteis coesos, ambiciosos e compostos por jogadores que entendam essa filosofia de conquista que os dois clubes devem ter e não apenas encarem a passagem por Guimarães e Braga como um patamar de passagem para Porto, Benfica ou Sporting.
Devem ambicionar, isso sim, partirem do Minho para Itália, Espanha ou Inglaterra.
Passa, finalmente em termos internos, pela contratação de técnicos que ,também eles sejam ambiciosos, desassombrados e recusem “vassalagens” aos 3 que sabemos.
Hoje, com Manuel Cajuda e Jorge Jesus, os clubes minhotos estão muito bem servidos de treinadores.
Pessoalmente não os trocaria por Jesualdo Ferreira, PauloBento ou Quique Flores.
Porque nada lhes devem em capacidade, visão técnico/táctica ou metodologias de treino.
Se os dois clubes fizerem bem o trabalho de casa, os tais factores internos, tem boa parte do caminho andado.
Em próximo artigo falaremos dos tais factores externos.



9 comentários:

Anónimo disse...

Caro Amigo Luis, o seu Vitória já é um clube grande... Alias, é no momento um dos dois maiores clubes de Portugal. Apenas o Sporting de Espinho é, de longe, muito melhor... Claro que lhe falo de Voleibol, onde é, inclusive, o actual (e ex futuro) Campeão Nacional. Se olhar para o Basquetebol.... tb é neste momento um dos maiores de Portugal. Enfim. Desporto não é só futebol. E, a talho de foice.... o Volei do seu Vitória arrasta mais gente para ver o seu clube do coração a outros pavilhoes do que alguns dos grandes em futebol ao seu proprio estadio... Olhe que ja vi o pavilhao cheio de gente em Guimaraes varias vezes.... com mais de tres mil pessoas!... Isto, só no Vitória. Forte abraço de um Dragão e Tigre no Voleibol!...

RML disse...

Isto é desportivismo salutar...Parabéns Sr. José Leitão.
Este é um fim de semana Branco e Vermelho - esperemos que o nosso Vitória consiga, como todos esperamos, levar de vencido , quer no sábado quer no Domingo, o Benfica.

Anónimo disse...

O Sr José Leitão já disse muito da realidade VITORIANA, mesmo sendo out-side, é para perceber desta imensidão de adeptos e apoio total e incondicional, é preciso haver um estudo de varias semanas, estudo esse já foi feito pelo Sr.Prof. Catedratico da Universidade do Minho.

Realmente este clube é especial, mas para ganhar titulos, penso que o VITORIA sem uma SAD, e investidores de peso nunca lá chegará, este clube comparado com as SAD's do FCP, SLB e SCP, tem menos poderio(entenda-se interesse) economico, que causa um desnivel em termos de tratamento dentro das 4 linhas.

Gostaria só de pedir uma coisa ao Dr. Luis Cirilo, não o vou impedir da falar do clube a 20 km, nas suas cronicas como é obvio, mas não dá para substituir a palavra "braga" por "MARROCOS".

APL
VITORIA ATÉ MORRER

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas esqueci-me di salientar um pequeno pormenor para o Sr José Leitão.

Tenho muito apreço por Espinho, localidade (como diz o outro da TV), já foi muito feliz, já que foi lá que fiz o meu serviço militar.

Um Grande Abraço, e que o Volei de Espinho fique em 2º lugar.

Anónimo disse...

caro cirilo! antes de mais parabens! e felicidades para mais uma das muitas, e boas aventuras as quais me abituou. quanto a este novo desafio nao tenho duvida nenhuma em afirmar que quem fica a ganhar é o desporto nacional, e claro! o nosso vitória em particular.

Anónimo disse...

Ó Cirilo eu já disse que não entendo do «pontapé na bola». Mas conhecendo o país em que vivo, para o Vitória, ou o Braga, serem campeões basta que não haja árbitros!

O resto é simples: pontapé na bola, que são 22 pernas de cada lado e a bola até é redonda!

luis cirilo disse...

Caro José Leitão:
Tudo o que diz é verdade com uma excepção.O Vitória é e vai continuar a ser campeão nacional de voleibol.
Quanto ao resto a grandeza de um clube vê-se precisamente pelo entusiasmo e dedicação dos seus adeptos.E nisso o Vitória é incomparável.
Caro rml:
No voleibol não tenho duvidas.No futebol...vamos a ver.
Em condiçoes normais podemos perfeitamente vencer.
Caro Anonimo:
O maior dos desafios para quem dirige o Vitória é ter o engenho e a arte de ultrapassar esses condicionalismos e fazer do clube campeão.Quanto ao Braga importa é ficarmos sempre á frente deles.
Caro Dino Freitas:
A vida dos vitorianos como nós é feita de desafios.Porque somos daqueles que acreditamos que o clube (ainda) é um pequeno gigante adormecido.
Mas um dia...chegamos lá !
Caro Anónimo:
Essa devia ser a verdadeira essência do futebol.Os árbitros não contarem para nada.
Infelizmente em Portugal contam para muito.

Anónimo disse...

Caro Luis:
Braga e Guimarães!
Sou daqueles que acho importante para o ego bairrista algumas picardias entre estas cidades. Mas reconheço que teríamos muito mais em sermos fortes , unidos e actuantes em vez de virarmos as costas á custa de rivalidades bacocas.
No caso concreto do futebol, os dois clubes minhotos unidos,poderiam liderar uma nova mentalidade no futebol nacional e abrir "novas oportinidades".Unidos , poderiam lutar contra a CS que dá mais importancia ao cabelo do Nuno Gomes do que a uma vitória do Braga na INtertoto e que se indigna quando um dos "pequenos" vence oum dos G como se fosse escandalo.
Unidos poderiam reinvindicar maiores apoios e melhor distribuição das verbas televisivas e publicitárias.
Unidos poderiam lutar contra o campeonato a 3 com os restantes a serem bombos da festa ou meras equipas que treinam os 3G.
Unidos diriam NÂO ás aletrações de locais de jogo que só favorecem os 3G e dão falta de verdade às competições.
Unidos poderiam mostrar o ridiculo que é ser-se presidente de clube com o chapéu na mão a mensdigar sobras no final da época e a ter de engolir sapos e elefantes.
Unidos poderiam lutar por melhor representatividade nos orgãos directivos de LIGA e FPF.
Unidos poderiam mostar o quanto é ridiculo ser-se adepto de clubes que nada nos dizem em termos de bairrismo e de representatividade das nossas raizes e tradições.
Unidos poderiamos ter estadios cheios nos 2 habituais jogos e trazer a beleza e a festa minhota ao futebol.
Unidos poderiamos ter mairoes assistencias, maior implantação e massa adepta.
Unidos poderiamoslutar contra centralismos retrógados e resquícios de pedantismo elitista e sulista
Unidos poderiamos lutar contra aqueles que se dizem do Norte e que querm "secar" tudo à volta.
Unidos poderiamos continuar a ser ~Unicos, Enormes e competitivos mantendo a mesma alma, tradição e unicidade.
Unidos talvez fosse mais fácil um destes (mas que seja o meu Braga...ehehehe)chegar a campeão mesmo antes de ter " 100 mil associados e 500 mil adeptos" condi~ção tantas vezes transmitida por Pimenta Machado 8algumas das suas verdades ainda são ...mesmo verdades....)
Tudo istopara dizer que é preciso mudar mentalidades e lutar contra o stablishment instituido sem medo de ser contra.
Um abraço do Ricardo A.

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Como imaginarás estou totalmente de acordo contigo.
Aliás já temos horas de conversa em volta deste tema.
Preservando a rivalidade,sadia e racional,também avrdito que Vitória e Braga devem liderar a revolta dos "excluidos" em prol de um futebol mais verdadeiro.
Naturalmente que o primeiro a ser campeão terá de ser o Vtória porque,sem bairrismos,já vai mais adiantado em quase tudo.
Ainda ontem do nosso estádio estavam mais de 24.000 vitorianos e "apenas" dois mil e tal benfiquistas.
É um rácio impossivel em Braga.
Embora reconheça que também nessa matéria as coisas já não são o que eram anos atrás e hoje o Braga começa a ter condições para ser o primeiro clube de uma esmagadora maioria de bracarenses.
Felizmente.