quarta-feira, outubro 22, 2008

Li !

Li com a devida atenção o livro recentemente publicado por Luis Marques Mendes.
Pese embora as divergências de opinião que em muitas matérias tenho em relação a ele,e que me levaram a estar frequentemente em barricadas opostas nas questões internas do PSD,reconheço que é um dos mais qualificados militantes do partido cujas opiniões devem ser respeitadas e em muitos casos acolhidas.
Neste livro Marques Mendes sistematiza muitas das ideias que foi desenvolvendo ao longo dos anos,acrescenta-lhes algumas inovações e define posições de principio acerca de matérias várias.
Não me é dificil estar de acordo quanto a propostas que faz em relação á ética na vida politica (descontando alguns excessos de zelo),quanto á redução de impostos ou ás politicas sociais.
Discordo completamente da sua oposição á regionalização e da redução do número de deputados que preconiza entre outras ideias.
Embora,curiosamente,ache que tem toda a razão relativamente á redistribuição de eleitos por circulo eleitoral.
Lisboa tem deputados a mais e Beja a menos por exemplo.
De uma forma geral é um livro que se lê bem,que apresenta propostas que merecem ser discutidas e é um contributo (pense-se o que se pensar sobre o timing) para o debate de ideias a que o partido não pode nem deve fugir.
Mais do que "Mudar de Vida" é uma verdadeira Prova de Vida.
Da qual não vem mal ao mundo.
Nem ao PSD.
Depois Falamos

7 comentários:

rei dolce disse...

Caro Dr.Cirilo,

ainda não li, mas espero faze-lo.
Quanto a Luis Marques Mendes, na minha opinião(que vale o que vale) é de longe um dos melhores dentro do Partido, e que faz falta à vida politica do país.
Já agora, outo dos que faz muita falta ao partido e ao país, é Fernando Nogueira.
Espero que voltem.

RML disse...

Hoje sim...este é o nosso PSD. De Marques Mendes, Nogueira, Barroso, Menezes e muitos mais.
Basta de lutas internas que apenas e só nos destroem. Basta de estar constantemente a beneficiar o Partido Socialista.

Vamos apoiar Santana em Lisboa, e Ferreira Leite para o País.

Para o bem de todos nós.

Saudações sociais democratas

Luis Melo disse...

Li o livro e tive oportunidade de discutir (sobre alguns pontos) sobre ele, com o autor. Concordo com muitas soluções, discordo de outras. O PSD deve aproveitar muitas das ideias que LMM expõe

É um excelente contributo para o debate político, que ultimamente anda apenas à volta dos temas eleitoralistas lançados pelo governo.

Os media quiseram "confusão" no PSD por causa do livro, mas quando viram que LMM não dava para esse peditório, abandonaram o tema.

Luis Cirilo,

Quanto à regionalização, eu disse a LMM o seguinte: "é verdade que não existem clivagens históricas ou diferenças culturais que justifiquem a regionalização, mas não é por isso que os que a defendem, o fazem. Eles defendem esse sistema, como medida extrema contra o centralismo de Lisboa.

Anónimo disse...

Não li. Lerei. Aproveito para lembrar a Senhora Ministra da Saúde que também precisa mudar de vida. A sua mais recente medida é atroz e afectará em particular as mulheres deste país (algumas mulheres, talvez a esmagadora maioria). As cirurgias em ambulatório vão ser um desastre para as mulheres trabalhadoras, mães de família, com poucos recursos. Supõe a Sra. Ministra que as mulheres deste país têm uma família ao serviço e que, "no conforto do lar", poderão melhor recuperar a sua condição de saúde. Pobre e lamentável Ministra que, sendo mulher, nada conhece da vida das outras mulheres. A vida real não é a das mulheres com empregadas e recursos financeiros suficientes para recorrer às instituições de saúde privadas. É melhor atentarmos todos nesta maravlhosa e inovadora medida do MS. Em breve teremos notícias destas outras mulheres que em casa recuperarão das intervenções cirurgicas a cozinhar, lavar roupa, a trabalhar a terra, a cuidar dos filhos, a preparar os almoços e jantares dos maridos que não o podem fazer. Feminismo? Talvez. Sempre que é necessário. Bem-haja Sra. Ministra!
Ah! Não votei neles, garanto!

Anónimo disse...

«Pena que em casa de ferreiro, espeto de pau» - e mais não digo, que para bom entendedor meia palavra basta.

Deixem-me contar-vos umsa história: verificando que os apoiantes de MM tinha, colocado a 'viver' 14 pessoas na minha casa, disse-lhes para os tirareem de lá; fiz depois queixa ao Secretário-geral; ao CJN, e a MM da irregularidade da inscriçaõ fraudulenta no partido. Continuo sentada à espera da resposta desses senhores...

Anónimo disse...

Vou ler assim que chegar a Portugal.
Obrigado pela introdução e por me esclarecer as dúvidas sobre a qualidade da obra.

luis cirilo disse...

Caro Rei Dolce:
O Dr Marques Mendes tem um espaço próprio dentro do partido.Só depende dele querer utilizá-lo.
Nas autárquicas por exemplo.
Caro RML:
A unidade interna do partido é um valor que deve ser presrvado.Existindo naturalmente espaço para a divergência e confronto de opiniões.É evidente que a partir de Janeiro,com três dificeis actos eleitorais,todos devem dar o seu melhor em prol do PSD.
Caro Luis Melo:
A regionalização é o unico caminho que nos resta para um desenvolvimento harmonioso do país.
Porque,infelizmente,o centralismo de que este governo é um expoente continua a permitir que exista um país a duas velocidades.
Lisboa...e o resto.
Olhe para o Orçamento de Estado,olhe para o QREN e perceberá que para além do terreiro dop paço a paisagem é bonita mas é paisagem.
Cara Cristal:
Inteiramente de acordo.
A que Saúde temos direito ?
Caro Anónimo:
Piores do que qualquer lider são sempre os seus "talibans".
E de facto Marques Mendes teve á sua volta algumas pessoas que precipitaram a sua derrota.
Uma delas foi essa "intragável" Teixeira da Cruz.
Outro o comandante Azevedo Soares.
Podia o Partido estar bem melhor não fossem alguns fundamentalismnos.
Caro ap:
Atenção que não sou critico literário.Apenas li e achei um contributo interessante.