quinta-feira, outubro 16, 2008

Papa formigas

Foto:Natinal Geographic

5 comentários:

Anónimo disse...

Este sempre tem melhor ar que o de cima

Anónimo disse...

apoiado!

Anónimo disse...

apoiado!

Tadeu Mariano disse...

Estará o papa-formigas em extinção? Vivo num distrito de Moçambique e trabalho ligado muito à agricultura. Hoje, 17 de Junho, uma comunidade convidou-me para observar um animal que alguns dos seus membros abateram sem saberem de que se tratava. Obrservei o animal morto, tirei algumas fotos e fiz uma pequena palestra (pela fisionomia lembrava-se o tamandú do Brasil)aos camponeses reunidos à volta do animal, na casa do seu líder tradicional.
Não sabia o seu nome, aliás, fugia-me da mente e, por isso, recorri à internete. Trata-se, de facto, de uma papa-formigas, tal e qual se mostra na imagem. Creio que os habitantes fizeram um festim. Pesava 43kg e foi caçado numa área de exploração florestal.
Têm algum conselho para mim e para as comunidades locais sobre estes animais? Pessoalmente acho que deve estar em extinção, pois muitas pessoas da comunidade, mesmo alguns dos mais velhos nunca tinham visto nenhum espécime como aquele.
Agradeço qualquer comentário.
Tadeu Mariano, Moçambique
tadeumlm@yahoo.com.br

luis cirilo disse...

Caro Tadeu Mariano:
Agradeço muito o seu comentário.
Não sou um especialista em papa formigas (que em África se chama urso formigueiro)mas pelo que apurei não é um animal em vias de extinção.
Nem em Africa nem o "primo" brasileiro conhecido por tamanduá.
Aconte é que o urso formigueiro africano é muito mais comum noutras regiões (Angola,Africa do Sul,Zaire,etc) do que na costa oriental. Mesmo assim encontra-se espalhado por todo o continente sub sariano. Aconte é que é um animal de hábitos nocturnos,muito esquivo, e dificil de avistar. Talvezpor isso a pouca familiariedade com ele.