segunda-feira, outubro 06, 2008

Moedas e afins


A anunciada candidatura de Pedro Santana Lopes a Lisboa é uma boa noticia para o PSD.
Desde logo porque me parece ser o unico politico da área social democrata capaz de levar de vencida um desafio tão dificil como o vai ser esta candidatura á maior câmara do País.
Terá contra ele os "cães de fila" da comunicação social que já começam a "ganir" com abundância,o poder autárquico instalado, a máquina do PS que vê o seu número dois em perigo de derrota e o próprio governo que bem sabe que por derrotas em Lisboa começam as derrotas nacionais.
Mas é uma boa noticia para o PSD essencialmente porque PSL já demonstrou ser um homem capaz de fazer obra e abrir caminhos de esperança para populações fartas de serem enganadas e desiludidas por outras forças politicas.
Foi assim na Figueira da Foz foi assim em Lisboa.
E teria continuado a ser,sem o drama "Carmona Rodrigues",se Marques Mendes não tivesse tomado a decisão absurda,injusta e inexplicável de impedir a sua recandidatura em 2005.
A mim sempre me fez impressão que politicos que nunca ganharam nada com a sua cara impedissem aqueles que o fazem de o continuarem a fazer.
Especialmente alguém como PSL que tinha sido lider do partido e primeiro ministro de Portugal.
Se calhar no seu recente livro,de que aqui falarei quando o acabar de ler,Mendes esqueceu-se de incluir os fundamentos dessa decisão.
No capitulo dedicado á ética como é óbvio...
É,repito,uma boa noticia para o PSD.
E estou certo que sendo bom para o PSD será ainda melhor para Lisboa que voltará a ter a possibilidade de ter um presidente capaz de transmitir á cidade uma visão de futuro,uma ambição de fazer melhor,uma perspectiva de modernidade e desenvolvimento.
Mas é também uma enorme bofetada de "luva branca" nos Pachecos Pereira,nas Teixeiras da Cruz e noutros conhecidos elitistas que enchem a boca com frases contra o populismo mas na hora dos combates dificeis tem de se valer daqueles a quem chamam populistas (entenda-se como gente com obra feita) para o partido ter hipóteses de ganhar.
Porque eles,Pachecos e afins,para o povo valem zero !
Porque nunca o povo,ao contrário dos Santanas,Menezes e outros que tais, os viu fazer rigorosamente nada que melhorasse a sua qualidade de vida.
Aliás ,e como ironia quase final,é giro que o êxito do PSD nas próximas autárquicas esteja em muito dependente das vitórias de Pedro Santana Lopes em Lisboa,Luis Filipe Menezes em Gaia e Fernando Seara em Sintra.
Afinal os "populistas" ainda dão algum jeito...
A ironia final é mesmo, conhecendo-se bem os vasos comunicantes entre Belém e S.Caetano,que nestes tempos de agitação na Banca e nos mercados financeiros a nivel mundial,a lider do PSD tenha recorrido á "má moeda" para resolver um assunto que ameaçava inflaccionar os seus problemas de liderança.
É a vida...
Depois Falamos

14 comentários:

Rodrigo Mello Gonçalves disse...

Eu diria ainda mais: as voltas que a vida dá...
Gostei,
Um abraço, alfacinha claro!

Luis Melo disse...

Caro Luis Cirilo,

Permita-me discordar em alguns aspectos.

Não sendo particular simpatizante de certas coisas que JPP diz, tenho de reconhecer que em votos vale alguma coisa. Não podemos esquecer que foi candidato a deputado e a deputado europeu.

Quanto a fazer algo pela população, concerteza que o fará, no dia-a-dia de parlamento europeu.

A vitória do PSD nas próximas eleições passará por Seara, Santana, Menezes. Mas também por Rio, Capucho, Reis e outros.

Abraço.

Rui Osório disse...

Caro Dr. tenho que confessar que sou fã de Santana, só tenho pena de ele não ser do meu partido. Ele é um verdadeiro animal politico e não conheço outro politico que depois do que lhe aconteceu tenha coragem para tão difícil batalha. Seria muito mais fácil para ele candidatar-se a Figueira mas não, aceitou a batalha mais difícil. O que ele fez na sic notícias mostra bem o carácter dele.

luis cirilo disse...

Caro Rodrigo:
Seja bem aparecido.E tem muita razão quando refere as voltas que a vida dá.
Acredito que PSL vai ser presidente da câmara de Lisboa novamente.
E bem sei os sorrisos amarelos que isso provocará.
Mas acho que a dra Manuela Ferreira Leite tomou uma decisão sensta e corajosa.
Caro Luis Melo:
Se um dia tiver oportunidade de falar com militantes do PSD/Aveiro vai ver a opinião que eles tem desse emérito "ganhador" de votos.
sinceramente esp+ero que a dra Ferreira Leite não o escolha para as listas do P.E..
Primeiro porque me parece que seria eleitoralmente mau e depois porque ele nada fez de relevante,lá e cá,para merecer essa distinção.
A não ser que dizer persistentemente mal de várias lideranças seja factos de promoção.
Claro que estamos de acordo quanto ao seu parágrafo final.
Todos são importantes para ajudar o partido a ganhar as autárquicas.
E o Porto é,naturalmente,um municipio de referência onde acredito,e desejo,que o Rui Rio obtenha mais uma grande vitória.
Caro Pantic:
Acredito que mais uma vez PSL vai,contra adversários poderosos,conseguir uma grande vitória para o PSD.
E Lisboa terá muito a ganhar com ele ao contrário do que se passa na actualidade com um Presidente socialista que nada,mas nada,tem feito pela cidade.

Rui Osório disse...

Também acredito que tem condições para vencer mas quanto a António Costa não posso comentar o seu trabalho, não estou muito por dentro mas também sei que não governa sozinho e que tem agradar a gregos e troianos...

SicGloriaTransitMundi disse...

Se o Santana concorresse à Figueira voltava a ganhar com maioria absoluta!

Se tivessem estado lá este verão, veriam a diferença de ambiente...este ano aquela terra parecia uma aldeia!

Se o Santana lá estivesse não haveria tanta coisa tão mal feita...ou por fazer!

O que vale é que há gente que tem olhos para ver que lá as coisas assim não vão ao sítio!

E para verem como as coisas estão tão más por lá vão a http://opalhetas.blogspot.com/ e vejam com os vossos próprios olhos!

Este verão, se houve frase que me fartei de repetir lá foi "Volta Santana e deixa de andar por aí!".

Luis Melo disse...

Caro Luis Cirilo,

Uma pessoa até pode ser fraca e incompetente, mas se votam nele... Acontece em muitos locais isso. Votos são votos e contam como tal.

Quanto ao trabalho de JPP na PE, ambos sabemos que é algum. Muito ou pouco, valorizador ou não, isso é outra questão. Mas que há trabalho, há.

Caro sicgloriatransitmundi

Frequento a Figueira da Foz, há 12 anos, todas as semanas. Conheci a Figueira antes e depois de Santana Lopes. Conheço o próprio, por quem tenho grande apreço e admiração. Estou por dentro do que se passa na CMFF.

E tenho de lhe dizer. Não podemos falar do que não sabemos. A Figueira não está tão mal como diz. Sabe que, tanto agora, como no tempo do PSL, há obra importante que se fez e não é visível.

O que conta não são só os Mundialitos de Futebol de Praia ou os Oásis...

Anónimo disse...

Caro Companheiro,

É de facto de enaltecer a coragem demonstrada pelo PSL em candidatar-se à maior câmara do país, sobretudo depois das recentes notícias de uma suposta constituição como arguido no âmbito de atribuição de casas municipais a quem delas, supostamente, não necessitava.

Só esperemos que ganhe o cambate que se avizinha até para termos o António Costa de volta ao governo e vermos o combate fratricida que travará com Pedro Silva Pereira. Quem será o n.º 2 do Sr. Sócrates??

Para terminar, e no fundo sendo este o objectivo último do meu comentário, gostaria de corrigir o comentário do Sr. Luis Melo e no fundo "provocar" o autor deste blog:

A vitória do PSD nas próximas eleições autárquicas deveria passar por Seara, Santana, Menezes. Mas também e ainda por Rio, Capucho e...Luis Cirilo.

Eu acredito e julgo que muitos, como eu, continuam a acreditar e a quererem tentar.

É altura, até porque,

Guimarães merece.

Um abraço,Sérgio Agostinho Ferreira

SicGloriaTransitMundi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SicGloriaTransitMundi disse...

Caro Luis Melo:

Sem querer entrar em debates estéreis, deixe-me que lhe diga que se conhece a Figeira há 12 anos, eu conheço-a há mais de 30!

E acredite que não serei o único a dizer que há uma Figueira pré-Santana, uma Figueira do tempo de Santana e uma triste, fechada e isolada Figueira pós-Santana! Não serei o único e sei que há muitos figueirenses que pensam como eu.

Mas se quem lá vive gosta disto assim...que sejam felizes!Eu não gosto!!!

Luis Melo disse...

Caro sicgloriatransitmundi

Conhece a Figueira hà 30 anos... quando, no verão? Muita gente conhece a Figueira assim, e tem uma ideia errada, como a sua.

A Figueira (tal como a Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vilamoura, e outras) não existe só no verão. Existe também no inverno, com menos pessoas, mas são as que lá moram.

Pessoas essas que precisam de saneamento básico, água ou gáz canalizado, boas acessibilidades, empresas onde se possam empregar, cultura/lazer/desporto para se distraírem, etc.

Como disse, os Figueirenses não dão muita importância aos Mundialitos, Oásis ou Casinos. Os de fora sim, e é normal.

A Figueira está a desenvolver-se devagar (tal como no tempo de Santana) mas discretamente (ao contrário do tempo de Santana). O que é compreensível porque os media já não se interessam pela Figueira, agora que ela não tem um presidente mediático.

Anónimo disse...

Este tema é muuuuuuito importante e o Cirilo já tirou algumas ilações da possível candidatura de PSL a Lisboa.

1º Deve ser um desespero para as auto-proclamadas elites terem de chamar alguém de quem têm inveja;

2º deve ser um desespero para as auto-proclamadas elites terem de chamar alguém que não é alinhado em aventais fora da cozinha (na hora do petisco TODOS usamos...);

3º deve ser um desespero para as auto-proclamadas elites terem de chamar alguém de quem disseram tudo o que lhes passou pela cabeça. Quais peixeiras no mercado, injuriaram a concorrência para melhor vender o seu pescado;

Mas realmente PSL, sem os patetas de qualquer Preto –estou hoje muito simpático- fará um excelente trabalho. Tem ideias e com uma boa equipa, Lisboa ficará diferente. Já vimos que a ‘elite’ do PSD é tudo de contrário: não tem ideias, não tem pessoas.
Vivo em Lisboa, a cidade está suja, esburacada e com prédios a ruir. É necessário fazer algo, antes que o inferno de um sítio de 3º mundo se instale.

Falei de equipa. Não só as listas à vereação têm de ser ponderadas; as das juntas também. Pensem no que senti quando vi o PCP, o PS, e o BE dizerem que o relatório de uma junta é ilegível pela quantidade de erros e sobretudo porque as palavras legíveis estão sequenciadas sem qualquer nexo! E o boletim doutra que tem 4 erros numa palavra de 3 sílabas?! O presidente da 1ª junta é o 1º subscritor da lista de MFL na secção; o outro é o presidente -boys do Preto; dinheiros ‘de parte incerta’ pagam quotas, votos e jagunços. Foi isto o que a ‘elite’ fomentou em Lisboa –resultado 15%.

Se eu disser: «Bravo»!, será que não me batem?

SicGloriaTransitMundi disse...

Caro Luis Melo:

Se acha que só conheço a Figueira há 30 anos para cá através de "postais ilustrados", desengane-se...

Conheço bem demais a Figueira..

luis cirilo disse...

Caros Sic Gloria e Luis Melo:
Aprecio a vossa troca de ideias sobre a Figueira da Foz mas não as posso comentar dado conhecer mal a realidade local.
Sei,isso sim,que algumas pessoas que conheço lá da terra(e nem todas do PSD)que bem gostariam do regresso de PSL.
Caro Ségio Agostinho:
Seja o meu amigo bem aparecido !
Quanto a PSL é evidente que criará problemas grandes ao PS,a Sócrates e a Costa.
Pessoalmente entendo que tem grandes condições para vencer essa dificil batalha.
Oxalá não seja prejudicado por alguns "cavalos de Troia" que existem no PSD de Lisboa.
A ver vamos.
Quanto a Guimarães não tenho dúvidas que a conversa nos levava muito longe.
Para além da sua opinião que muito agradeço,e de outras convergentes que sei existirem,a verdade é que o partido é aquilo que as bases da secção querem que seja.
E até agora tem apontado num caminho,que respeito porque escolhido democráticamente,que tem permitido ao PS sucessivas maiorias absolutas.
Mas meu amigo se o partido perde,volta a perder,perde de novo e as bases estão satisfeitas...que se pode fazer ?
Em democracia manda a maioria.