quarta-feira, janeiro 24, 2007

A Estratosfera !

O Portugal democrático assistiu hoje,no Parlamento,a um momento politicamente penoso.
A exibição,pelo primeiro ministro,da mais completa falta de respeito pela instituição parlamentar,pelos deputados eleitos e pelos portugueses que os elegeram.
Hoje foi dia de debate mensal com o primeiro ministro.
Sendo que o tema a debater é escolhido pelo próprio governo e comunicado á oposição com pouquissimo tempo de antecedência o que,pelo menos em teoria,dá ao chefe do governo todas as vantagens no debate para além daquelas que o próprio regimento da assembleia já lhe concede.
Pois num momento em que os portugueses estão preocupados com o desemprego (mais 2000 portugueses desempregados desde o inicio do ano),com a saúde,com um QREN altamente discutivel,com o aumento do custo de vida,com os investimentos tão monumentais como discutiveis na OTA e no TGV,com o brutal aumento do pão,das tarifas electricas,com meio país a suspeitar do outro meio face ao mediatismo disparatado que se esta a dar á investigação da corrupção,com todos estes e muitos outros motivos de preocupação,o sr engenheiro Sócrates escolheu para tema do debate mensal as...alterações climáticas !
Apetece desde logo dizer que deve ter apanhado demasiado sol (infelizmente maus efeitos do sol...tocam-nos a todos) na cabeça.
Mas claro que o problema é bem mais complexo.
O sr primeiro ministro pura e simplesmente não quer discutir aquilo,por mais importante que seja,que não lhe apetece discutir e por isso em vez do desemprego,do QREN,da saude ou da crimianalidade preferiu discutir a energia eólica,a bio massa,o efeito de estufa ou o buraco de ozono.
Aos assuntos terrenos preferiu a estratosfera !
E não se leiam nestas linhas quaisquer intençoes de diminuir ou menosprezar os problemas ambientais.
Que são muitos,complexos e a agravarem-se.
Leia-se isso sim uma critica frontal a um primeiro ministro a quem já se reconheciam tiques de arrogância e autoritarismo mas a quem,a partir de hoje,se pode legitimamente acusar de desvalorização do parlamento e indiferença perante os reais problemas dos portugueses.
Depois Falamos

1 comentário:

Rui Miguel Ribeiro disse...

Muito mal esteve Sócrates.
Do debate só vi/ouvi os resumos televisivos e radiofónicos, mas deu para perceber os acessos de arrogância, por vezes a roçar a má educação, mormente quando respondeu a Marques Mendes.
Também tens razão quanto à escolha do tema. Não porque não seja importante, mas não se trata de algo premente para trazer ao debate mensal numa altura em que o IV QCA (ou QREN - que estúpida mania de estar sempre a mudar o nome às coisas!) seria o tema obrigatório.
Em Fevereiro o tema talvez seja o estatuto de Plutão. Digo mais: se fosse líder do PSD, ignorava o tema escolhido e abordava os temas prementes do país - ele não tem que falar só do que o Sócrates quer.

P.S. À boa maneira do PS, já deu para ver que as mudanças climáticas vão servir de pretexto para agravar ainda mais a carga fiscal sobre os automobilistas. Haverá limites para a gula dos socialistas pelo dinheiro dos contribuintes???