quinta-feira, janeiro 18, 2007

Colóquio



Interrupção Voluntária da Gravidez - Colóquio Nacional [12-01-2007] Luís Marques Mendes, Presidente do Partido Social Democrata, tem o prazer de convidar V/ Ex.ª, para um Colóquio Nacional sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez, que terá lugar no próximo dia 20 de Janeiro, pelas 10h30, na Sala Almada Negreiros do Centro Cultural de Belém.
PROGRAMA

10h30 – Abertura pelo Dr. Luís Marques Mendes
1.º Painel - «por opção da mulher nas 10 primeiras semanas»Moderadora - Raquel Abecassis (Jornalista da Rádio Renascença)Dr. João Paulo Malta (Obstetra no Hospital Cuf Descobertas)Dr.ª Margarida Cabral (Advogada)Prof. Miguel Oliveira da Silva (Obstetra no Hospital Santa Maria)Dr.ª Margarida Neto (Psiquiatra)
12h30 – Almoço (sala 4 – Vitorino Nemésio)
14h30 – Reinício do Colóquio
2.º Painel - «a despenalização»Moderador - Paulo Mascarenhas (Director da Revista Atlântico)Prof.ª Maria Lúcia Amaral (Professora de Direito da UNL)Prof. Tiago Duarte (Professor de Direito da UNL)Dr. Rui Pereira (Professor de Direito da UNL e da Universidade Lusíada)Dr. Rogério Alves (Bastonário da Ordem dos Advogados)
16h15 – Coffee Break
16h30 – Reinício do Colóquio
3.º Painel - «em estabelecimento de saúde legalmente autorizado»Moderadora - Laurinda Alves (Jornalista)Dr.ª Maria de Belém Roseira (Jurista e Deputada)Prof. José Manuel Silva (Presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos)Prof. Manuel Pedro Magalhães (Director Clínico e Presidente da Comissão Executiva do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa)17h45 – Encerramento pela Dr.ª Laurinda Alves
Para participar no colóquio, contacte-nos via telefone (213918594) ou fax (213968743) ou email (secretariageral@psd.pt).Assista ao Colóquio em directo (www.psd.pt).


Acreditem que não é embirração !
Leio no "Povo Livre" Online (o que restou...) este convite para um colóquio pomposamente chamado de nacional.
Nacional ?
É que com uma unica excepção todos os conferencistas são de Lisboa.
O colóquio realiza-se nos cómodos salões do Centro Cultural de Belém,em Lisboa,sitio muito frequentado,como se sabe,pela generalidade dos portugueses directamente afectados pelo problema do aborto.
E mais espantoso ainda :
Num colóquio organizado pelo PSD,onde estão as personalidades do PSD ?
Vejo la a deputada e ex ministra da saúde do PS,Maria de Belém Roseira,vejo lá gente do Bloco de Esquerda,vejo lá gente de outras areas politicas.
Será que o facto de o partido não ter posição oficial na matéria (do que não discordo) o leva a organizar fóruns para os outros,os que tem opinião,terem um palco de intervenção ?
Fico a aguardar,ansiosamente,que numa próxima iniciativa do PS (pelo "Sim" naturalmente) convidem para orador alguma destacada personalidade do PSD defensora do "Não"...
Mas á cautela vou esperar sentado.
É que em azelhice (veja-se a proposito o ultimo "Prós & Contras) o actual PSD parece-me imbativel.
Depois Falamos

1 comentário:

Marta Rocha disse...

Nacional? Sim, a resposta é simples: Lisboa é a capital do país, não é só da Estremadura.

Figuras de outros partidos? Acho bem, trata-se de um problema que diz respeito a todos e mesmo não tendo tomado posição, é louvável que o PSD tenha iniciativas que promovam o debate, a discussão e sobretudo o dever cívico, que é votar neste referendo. O apelo ao voto é a "luta" comum a todos os partidos, o que constitui mais uma razão para que todos participem.

O facto de os outros não fazerem o mesmo, não deve ser impeditivo, nem constranger as escolhas. O PSD não tem de seguir os maus exemplos...