sexta-feira, junho 28, 2024

Oitavos

Terminada a fase de grupos, com uma ou outra surpresa mas globalmente sem fugir ao esperado, é agora a vez dos oitavos de final entrando-se na fase "mata, mata" da competição.
Como se pode constatar nesta imagem do jornal espanhol "Marca" quiseram o sorteio e os resultados que os dois lados do quadro de jogos tenham um peso histórico muito diferente porque enquanto o lado esquerdo regista dez vitórias em Europeus e agrupa quatro sérios candidatos ( Espanha, Alemanha, Portugal e França) o lado direito tem apenas três triunfos e quanto a candidatos tem a Inglaterra e muito remotamente a Holanda  enquanto  a Itália, que é a actual campeão em titulo mas cuja equipa está longe de ser das melhores desta competição, não me parece que consiga lá chegar.
Diria até que seria uma grande surpresa se o futuro campeão não estiver do lado esquerdo.
E previsões?
Parece-me que Espanha vencerá com mais ou menos facilidade a Geórgia e muito em especial se Luis de la Fuente não fôr para o jogo fazer experiências com jogadores e sistemas tácticos como um certo compatriota seu.
A Alemanha é favorita para o jogo com a Dinamarca, quer pelo seu valor quer por jogar em casa, mas este é daqueles jogos em que uma surpresa não seria grande...surpresa.
Portugal vencerá a Eslovénia se tudo correr normalmente e a seleção portuguesa render aquilo que está ao seu alcance.
França, que ainda não fez uma exibição convincente, vs Bélgica será uma eliminatória seguramente muito disputada em que os franceses são favoritos mas...
Roménia e Holanda será um  jogo de grande equilibrio que se poderá decidir nos detalhes mas apostaria nos holandeses para vencedores.
Áustria, meritória vencedora do seu grupo, e Turquia será partida com pendor par ao lado austriaco que me parece claramente melhor equipa.
Tal como a Inglaterra é claramente favorita face a uma Eslováquia cuja passagem a esta fase já terá sido algo que à partida nem estaria nas suas expectativas mas fez por merecer.
Finalmente a campeã Itália defronta uma muito sólida Suiça e este é um daqueles jogos de desfecho muito imprevisível porque esta "squadra azurra" não é a de 2021 e a Suiça tem demonstrado bons argumentos. Acredito na vitória dos helvéticos.
Assim sendo aposto nuns quartos de final com os seguintes acasalamentos:
Alemanha-Espanha
Portugal- França
Suiça- Inglaterra
Áustria-Holanda
Se assim será ou se uma ou mais seleções vão contrariar o aqui previsto saberemos até terça feira.
Depois Falamos.

Sem comentários: