terça-feira, dezembro 13, 2022

Sugestão de Leitura

Um dos aspectos em que o Vitória não é particularmente rico é aquele que se prende com livros sobre a sua História e os protagonistas dela.
Havia alguma coisa já publicada como os livros de Raúl Rocha"Vitória 75 anos de História" , de Custódio Garcia "Vitória 86 anos de História" e de Joaquim Santos Simões "Futebol Vimaranense: Das Origens aos Estádios", uma Fotobiografia da autoria de Sónia Sousa e pouco mais.
E por isso quando se começaram a pensar nas celebrações do Centenário uma das prioridades foi precisamente enriquecer a bibliografia do clube com diversas obras que fossem testemunho dos cem anos passados e uma forma privilegiada de ensinar o Vitória às gerações vindouras.
E assim foi publicado , faz agora um ano,  "O Clube do Rei -100 anos, 100 cartoons" de Miguel Salazar com a colaboração de mais 14 autores e que é uma obra de indiscutível interesse vitoriano.
Surge agora o segundo livro, "Era (e é) uma vez o Vitória", integrado nas comemorações do Centenário.
Texto de Paulo César Gonçalves e edição e ilustrações (fantásticas) de Catarina Peixoto numa obra virada para os mais jovens com a louvável e pedagógica intenção de ensinar aos vitorianos do futuro aquilo que é o Vitória.
Foi uma excelente ideia original do Paulo César Gonçalves, a que a Comissão do Centenário deu acolhimento e incentivo, que após mais  de um ano de trabalho viu agora a luz mesmo a tempo de ser uma excelente prenda de Natal para os mais novos e, também, para aqueles de todas as idades que querem saber mais sobre o Vitória.
Um livro belíssimo que qualquer vitoriano terá orgulho em ter na sua estante.
Depois Falamos. 

Sem comentários: