quinta-feira, dezembro 29, 2022

Recordação

Pelé teve o azar, e os que gostam de futebol um azar ainda maior, de ter jogado num tempo em que o fenómeno mediático em torno do futebol não tinha nada a ver com o que hoje acontece e que permite que até os apenas bons jogadores sejam conhecidos em todo o mundo ou quase.
Porque hoje a televisão traz-nos a casa jogos dos principais campeonatos da Europa e da América do Sul mas nesse tempo para vermos os grandes jogadores sul americanos só nas transmissões dos mundiais e mais nada.
E que bom teria sido poder ver o "Brasileirão" dos anos 60 e 70 com os grandes jogadores que nele actuavam.
Por isso a minha memória de Pelé prende-se essencialmente com o Mundial de 1970, no México, em que o Brasil ganhou o tri campeonato com um contributo decisivo daquele que era, e de longe, a sua maior estrela.
Numa equipa onde existiam jogadores de outra galáxia (Tostão, Jairzinho, Gerson, Rivelino, Carlos Alberto) mas Pelé era...Pelé.
Tenho uma vaga memória, também, do Portugal vs Brasil do Mundial de 1966 mas aí, sinceramente, as minhas memórias vão muito mais para Eusébio do que para Pelé.
Mas a minha recordação mais forte de Pelé é mesmo do dia em que o vi jogar ao vivo!
É verdade,vi Pelé jogar.
Em 1965, com seis anos de idade, fui às Antas com o meu pai e um tio ver um Portugal vs Brasil que se inseria numa digressão do escrete pela Europa antes do Mundial de Inglaterra que se disputaria no ano seguinte.
Um estádio das Antas  completamente lotado, num tempo em que ainda não tinha a arquibancada nascente que viria a ser construida anos depois mas apenas a pequena bancada que se vê na foto, um grande ambiente, a selecção nacional com um equipamento "estranho", mas as minhas memórias para lá do momento em que Eusébio e Pelé tiraram a foto e que foi muito aplaudido vão mais para o entusiasmo do público cada vez que Nóbrega ( extremo esquerdo de Portugal e jogador do Porto) pegava na bola do que para qualquer jogada mais especial de Pelé ou de Eusébio.
E ironia do destino, com aquele humor tão próprio do futebol, um jogo em que Pelé e Eusébio se defrontavam terminou com um quase inacreditável zero a zero!
Depois Falamos.

Sem comentários: