quinta-feira, dezembro 29, 2022

Complicado

Um jogo entre o Vitória e o Vizela não pode ser considerado um derbi nem sequer um jogo entre rivais porque não há qualquer comparação possível entre ambos os emblemas com os vitorianos a terem mais 75 (setenta e cinco) presenças na divisão maior do que o Vizela.
E é bom que isto fique claro muito em especial para quem pensa o contrário e se arroga de pergaminhos que não tem.
É, isso sim, um jogo entre dois clubes vizinhos com um passado comum dado terem pertencido durante muitos anos ao mesmo concelho (até à criação do concelho de Vizela) o que leva a que em Vizela exista um razoável número de adeptos vitorianos a par dos adeptos vizelenses e dos adeptos dos chamados "grandes" que por lá existem em número com algum significado e com as respectivas "feitorias coloniais".
Amanhã as duas equipas encontram-se, poucas semanas depois de o Vitória ter eliminado o Vizela da Taça de Portugal, num jogo com algumas preocupações para ambos os lados.
Para o Vitória que vai a Vizela tentando não se atrasar em relação ao... Casa Pia na luta pelo quinto lugar depois de uma paragem de campeonato em que os jogos de preparação efectuados se saldaram por empates face a equipas da II liga e após uma eliminação muito difícil de digerir num grupo perfeitamente acessível da taça da liga.
Para o Vizela porque precisa de pontos para subir na classificação mas essencialmente porque depois do traumático despedimento de Álvaro Pacheco, que tanto indignou os adeptos, um resultado negativo ainda incendiará mais os ânimos contra a nova SAD e contra o treinador por esta escolhido.
Que foi aliás muito infeliz na forma como abordou o jogo trazendo á colação assuntos que em nada tem a ver com futebol, como foi a criação do concelho de Vizela, dando provas de uma insensatez que ao contrário do que pensa em nada o vai ajudar.
É um jogo entre vizinhos, entre equipas que precisam de pontos por razões diferentes e isso dará á partida um ambiente muito próprio que exigiria do conselho de arbitragem uma nomeação sensata e que não contribuisse para o exaltar das partes.
Mas qual quê.
Dificilmente podiam ter escolhido pior.
Porque Rui Costa além de ser um árbitro sem qualidade protagonizou em Outubro uma péssima arbitragem no Vitória-Benfica sonegando aos vitorianos dois pontos e permitindo que ainda hoje bastantes gabarolas andem a falar de uma invencibilidade falsa como Judas.
E por isso a sua nomeação é um disparate.
Porque cada erro a favor do Vizela será visto pelos vitorianos como o continuar dessa má arbitragem e cada erro a favor do Vitória será visto pelos vizelenses como uma compensação tardia desse jogo.
Claro que pode dar-se o caso de Rui Costa protagonizar uma boa arbitragem como ambos os clubes certamente desejarão.
Infelizmente não há memória disso alguma vez ter acontecido num jogo do Vitória!
Em suma esperemos que apesar do árbitro se assista a um bom jogo, bem disputado e sem casos, que termine com o triunfo do Vitória consolidando a sua luta por um lugar europeu.
Que espero que consumando-se no final da época seja também acompanhado pela manutenção do Vizela na primeira liga.
Sinceramente sou daqueles que gosta de ganhar aos vizinhos mas também gosta de jogar com eles.
Depois Falamos.

Sem comentários: