terça-feira, maio 24, 2022

Risível

Há em Portugal, de há muitos anos a esta parte, uma certa tendência para a veneração saloia a tudo que vem de fora como se por cá fossemos um bando de acéfalos e as luzes do conhecimento fossem privilégio a que não temos acesso.
E isso verifica-se em todos os sectores da vida social, da política ao desporto passando pela cultura e outras, onde qualquer banal afirmação de um estrangeiro que por cá arriba torna-se logo numa verdade indiscutível quase com direito a ser piblicada em Diário da República  e merecedora dos mais elevados louvores públicos.
Por estes dias chegou a Lisboa um treinador de futebol, com carreira até agora mediana e sem destaque especial cujos maiores triunfos foram um campeonato na Austria e uma taça na China,  que à chegada e no claro intuito de causar boa impressão nos seus futuros (por quanto tempo logo se verá...) adeptos proferiu uma daquelas bojardas que caem bem nos destinatários mas se afiguram como completamente ridiculas a todos quanto nada tem a ver com esse clube dizendo que "...quem ama o futebol ama esse clube..." !
Mais patético do que esse conceito, que alguém lhe terá soprado ao ouvido como um "sound byte" adequado ao momento, apenas a reacção pacóvia de muitos dos tais destinatários que embandeirando em arco com a bojarda logo a proclamaram como uma verdade absoluta supondo-se que pedirão ao Presidente da República para o condecorar no próximo dez de Junho ( no outro a seguir pode já não estar por cá...) tal a relevância da afirmação.
É o Portugal que temos.
Pacóvio, parolo, culturalmente atrasado, de cócoras perante o que vem de fora, incapaz de ter um orgulho próprio para o qual não lhe faltam razões mas falta vontade de as valorizar.
Haja paciência.
Porque amor a outros clubes esse há de certeza.
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Devia tentar esconder o seu Anti-Benfiquismo primário... Tudo o que mexe relativamente ao Benfica parece incomoda-lo!!! Até o novo treinador já o chateia... Nunca vi essa atitude relativamente aos outros... Para quem se diz do Vitória fala muito do Benfica...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Falo do Benfica, falo dos outros, falo de quem me apetece.
Não gosto do Benfica, não gosto do que ele representa, não gosto do mal que tem feito ao desporto em geral e ao futebol em particular. No que é acompanhado por Porto e Sporting embora com menos relevância.
E não gostar de nenhum deles e do Benfica em particular é um direito que me assiste e que vivendo num país livre não há razões para esconder. Até tenho gosto em que se note.
Não digo que sou do Vitória porque sou mesmo do Vitória. E com um gosto impossível de descrever.