quarta-feira, abril 27, 2022

Sugestão de Leitura

Para quem gostar de ler sobre temas relacionados com a II Guerra Mundial este é um livro indispensável e absolutamente fundamental para compreender ( se é que há compreensão possível...) como funcionava o III Reich.
Escrito por Albert Speer, um dos colaboradores mais próximos de Hitler, que depois de ser o arquitecto de algumas das obras faraónicas sonhadas pelo líder nazi foi também seu ministro do armamento é um testemunho valioso de alguém que durante doze anos esteve ao seu lado e presenciou muitas das suas decisões.
É também o testemunho de um homem progressivamente desiludido e horrorizado que passou os seus últimos meses no poder a tentar menorizar as consequências dos desvarios e das ordens cataclismícas de um Hitler completamente desligado da realidade.
Sobrevivente à guerra e ao julgamento de Nuremberga ( onde foi sentenciado a vinte anos de prisão que cumpriu na integra) Speer não fugiu nunca às suas responsabilidades e às dos seus colaboradores sendo implacável consigo próprio na assumpção das mesmas.
Estas memórias traçam, pois, um retrato único do que foi o regime nazi e o seu líder.
O prefácio, a cargo do historiador Rui Ramos, é também ele de excelente nível.
Em suma um livro indispensável, como se disse atrás, aquem se interessar por temáticas da II Guera Mundial.
Depois Falamos.

Sem comentários: