domingo, abril 10, 2022

Colinho

Depois do que foi visto hoje no D. Afonso Henriques é impossível acreditar na verdade desportiva do campeonato nacional da primeira divisão.
Num jogo que tinha começado na jornada anterior, quando em Moreira de Cónegos o tarefeiro de serviço "amarelou" os jogadores do Vitória à bica para serem suspensos, sabia-se que se em condições normais o Porto tem melhor plantel , melhor equipa e melhores valores individuais então com o Vitória desfalcado de dois médios titulares (Alfa Semedo e Tiago Silva) pela razão exposta e com outro que foi muitas vezes opção (Handel) lesionado tudo se tornaria muito mais difícil.
A verdade é que em jogo jogado não se deu por isso.
Não só porque o meio campo do Vitória se aguentou muito bem com o estreante Bamba a dar conta do recado e André Almeida (em dúvida quase até à hora do jogo) a rubricar uma bela exibição mas também em termos defensivos Jorge Fernandes e Mumin estiveram em bom plano excepto naqueles lances em que um piscineiro mergulhou porque eles são defesas centrais e não nadadores salvadores.
Foi um jogo equilibrado, sem grandes oportunidades de golo nem trabalho para os guarda redes, até que o primeiro mergulho para a piscina deu um penalti que o mergulhador, voltado à superficie, aproveitou para fazer o golo único do jogo.
Na segunda parte mais do mesmo.
Jogo equilibrado, sem grandes oportunidades, até que novo mergulho do mesmo artista rendeu novo penalti.
Mas Bruno Varela defendeu e o marcador manteve-se inalterável até porque já nos minutos finais uma entrada brutal de Mbemba sobre Jorge Fernandes (que partiu a clavícula ao jogador vitoriano) na área do Porto não mereceu do apitador sequer a ida ao VAR ver as imagens.
Porque sabia muito bem que era penalti e se o tivesse assinalado poderia ser o empate.
Mesmo a terminar claríssima falta de Eustáquio sobre Rochinha à entrada da área do Porto, com o árbitro a um metro, passou em claro porque, lá está, seria um livre muito perigoso que poderia dar golo.
Em suma triunfo do Porto com a clara ajuda do colinho de um árbitro que fez um trabalho incompetente e desonesto com claro prejuízo do Vitória.
Não só nas grandes penalidades que inventou a favor do Porto e na grande penalidade real que não marcou a favor do Vitória mas também num critério(?) disciplinar em que para lances idênticos optou por punições diferentes. Sempre favorecendo o Porto é claro.
Foi, não tenho qualquer dúvida, a pior arbitragem que o Vitória apanhou esta época e uma das piores dos últimos anos.
Uma vergonha!
Depois Falamos.

2 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Ainda há quem se admire com o carniceiro Putin viver no século passado, não é só ele! É também o futebol português. Enquanto houver o favorecimento descarado e continuado às 3 equipas da Federação Russa, os outros, os Ucranianos, vão continuar a sofrer. A Federação Russa do Benfiquistão, da Portóvia e da Sportingânia, continuam oligarquicamente a mandar e desmandar.
Fala-se muito de "cumprir Abril" mas vamos a caminho dos 50 anos da revolução e ainda não chegou sequer ao futebol!

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
É como diz. E disse-o com excelente humor. De facto o nosso futebol está ainda na idade média e longe de um 25 de Abril que o liberte do feudalismo