segunda-feira, fevereiro 03, 2020

Ivo Vieira

Meia dúzia de linhas para dizer o seguinte:
Vejo subir a contestação dos adeptos a Ivo Vieira por força de resultados que desagradam a toda a gente, a começar seguramente pelo próprio, e não vejo a SAD do Vitória avançar com o processo de renovação do contrato do treinador que expira no final da presente época.
E a conjugação desses dois factores parece apontar para uma saída do técnico mais cedo (por estes dias) ou mais tarde (no final da época) fruto da decepção que se vem acumulando por força da quebra de rendimento no campeonato e da ainda mal digerida eliminação da Taça de Portugal.
Ao longo destes meses eu próprio tenho criticado algumas opções de Ivo Vieira, do excesso de rotações na equipa nos primeiros meses ao ostracismo e consequente empréstimo de Guedes passando por algumas opções nalguns jogos que não me pareceram as mais felizes.
Ao contrário tenho reconhecido que a equipa joga bom futebol (e jogar bem ainda é a melhor forma de chegar com menos dificuldade aos triunfos), domina os adversários , tem posse de bola, cria muitas oportunidades mas marca poucos golos e esse é o cerne da questão.
A par de sofrer golos com alguma facilidade fruto de alguma "macieza" na hora de defender.
Creio que o problema está nalgum desiquilibrio do plantel a que faltam, do meu ponto de vista, três jogadores para lhe darem outros argumentos e outra solidez competitiva.
Um está cá.
Chama-se Wakaso e tem feito imensa falta porque no seu lugar é de longe o melhor jogador que o Vitória tem. Está lesionado desde Maio do ano passado e sem regresso previsto.
Dois não estão cá mas deviam estar.
Um central de qualidade indiscutível (não se percebe que a saída de Tapsoba não tenha sido devidamente acautelada) que desse outra solidez à defesa que está agora mais enfraquecida depois de perder  aquele que vinha sendo o melhor jogador da equipa e também Rafa Soares. 
E um ponta de lança que faça golos regularmente e dê sequência ao bom futebol e às oportunidades que a equipa cria.
Guedes foi emprestado, André Pereira (e bem) foi à vida dele, Bonatini e Bruno Duarte tem estado muito aquém do exigível e não se peça a João Pedro que seja a solução que a prazo poderá ser mas agora não é.
A questão está nos jogadores. 
Porque o balanço entre os que saíram, os que vieram e os que deviam ter vindo e não vieram é claramente negativo e aponta para um plantel enfraquecido para a segunda volta do campeonato bem ao contrário dos seus mais directos rivais.
E disso não tem Ivo Vieira culpa nenhuma.
Porque define a táctica, escolhe o modelo de jogo, faz as opções para o "onze" e para o banco, escolhe as substituições, mas faz tudo isso em função do que tem e não do que devia ter.
E mesmo assim ainda ontem no Bessa a equipa jogou bem, teve 65% de posse de bola, dominou o adversário, rematou 13 vezes (nove defesas de Helton no jogo da sua vida) mas não marcou um golo que fosse.
E ainda sofreu dois porque defensivamente foi "macia" e não conseguiu compensar o balanceamento ofensivo.
Creio que Ivo Vieira não é o problema e continua a fazer parte da solução.
Mas isso tem de ser assumido por todos a começar pela SAD que tem de decidir se quer renovar o contrato ao treinador ou se quer optar por outro.
Correndo aí o risco de contribuir para mais um ano zero.
De que estamos todos, pelo menos os adeptos estão, fartos até à ponta dos cabelos.
Depois Falamos

P.S. As lesões no Vitória são algo de intrigante.
Wakaso lesionado desde Maio, Joseph desde Agosto, Jonathan veio lesionado e lesionado continua.
E se o guarda redes nada acrescentaria os outros dois (de Wakaso já falamos atrás) acrescentariam bastante.

4 comentários:

Anónimo disse...

Por norma não sou (nem gosto dos que são)bota a baixo!
Mas penso que Ivo Vieira deixa muito a desejar enquanto treinador.
Uma equipa, que tem num jogo, perto de 20 cantos e não sei quantos livres perigosos e não consegue uma jogada de perigo,não me digam que não é falta de treino! Uma equipa que em casa, está a perder 2 a 0 aos 25 minutos e o treinador não mexe e na segunda parte, quando mete um avançado recua o outro para posição 10, não me digam que é bom treinador!
Depois temos gestão do plantel; O Guedes é assim tão mau? Com ele ano passado fomos à Europa! O André Almeida fez uma exibição de luxo em Londres,nunca mais ninguém ouviu falar dele! A equipa defende mal,é verdade! Mas não tem o Mikel Agu para meter e fazer tampão defensivo?
Estaria aqui muito tempo e não posso abusar do espaço,mas para mim o Ivo chegou ao fim do caminho, não está à altura do cargo.

Abraça
J.M.

luis cirilo disse...

Caro J.M.:
Tive ocasião de escrever que Ivo Vieira também comete erros e toma decisões com que não concordo.
A não utilização e posterior empréstimo de Guedes foram um deles como já referi várias vezes.Não gostei de algumas decisões dele na gestão de jogos como por exemplo loga na primeira jornada a vencer por 1-0 o Boavista e com o adversário a pressionar não ter usado as duas substituições de que ainda dispunha para quebrar o ritmo de jogo e a pressão adversária. Mas tem também aspectos muito positivos como, e não é uma questão menor, a equipa jogar bom futebol e criar lances atrás de laces com oportunidades de golo. Depois não marca mas quem remata não é ele são os jogadores. Creio que temos de lhe dar tempo. E jogadore com qualidade também para as posiçoes deficitárias

Anónimo disse...

Com todo o respeito pela sua opinião relativa ao Douglas e ao Miguel, permita-me que lhe diga, que a meu ver, são os dois piores GR da Liga.

Não são sinónimos de pontos. Nem um, nem outro.


Jorge Araújo

luis cirilo disse...

Caro Jorge Araujo:
Obviamente discordo totalmente da sua opinião.
Mas não deixo de acha rpiada que se culpem os guarda redes pela perda de pontos face à inoperância dos avançados.Esses sim já perderam pontos atrás de pontos