segunda-feira, outubro 28, 2019

"Habitual"

A história deste jogo em Alvalade é uma história já tantas vezes vista que se torna algo enfadonho estar a repeti-la uma vez mais.
Pese embora o Vitória vir de três derrotas consecutivas, duas para a Liga Europa e o descalabro de Sintra, a equipa aflita era o Sporting quer pelos resultados quer pela instabilidade interna pelo que os "leões" estavam a precisar de "oxigénio".
E já se sabe, de há largos anos a esta parte,  que quando ao Vitória aparece um aflito nunca o Vitória lhe nega ajuda (leia-se pontos) pelo que não era desta vez que ia fugir à regra e fazer uma desfeita ao adversário.
E não fez.
Como é habitual entrou bem no jogo, a dominar, remetendo o Sporting para uma posição de cautelas defensivas e rematando mais que o adversário fazendo prever uma tarde negra para as bandas de Alvalade.
E foi assim durante a  primeira meia hora com o golo a rondar, embora algo longe, a baliza dos visitados e sem estes conseguirem criar situações de perigo junto do último reduto vitoriano que ia chegando e sobrando para as (poucas) encomendas.
Até que chegou a hora de ajudar.
E numa perda de bola ofensiva o Sporting gizou um rápido contra ataque, bem finalizado por Jesé, e com a defensiva vitoriana a aplicar muito mal a táctica do fora de jogo.
Foi um duro golpe para aquela que vinha sendo a melhor equipa e que passados três minutos voltou a sofrer um golo com a defesa a dar "baldas" inaceitáveis permitindo que Acuna aparecesse isolado e a finalizar como muito bem quis.
Foi então tempo de superioridade leonina com o vitória a resistir como podia mas visivelmente abalado pelos dois golos sofridos de rajada.
Pensou-se que o intervalo trouxesse novidades mas não e o Vitória manteve o seu onze inalterável mas sem conseguir no inicio do segundo período ter o ascendente com que começara o jogo muito por força da subida de nível exibicional de alguns adversários com Vietto à cabeça.
à passagem da hora de jogo Ivo Vieira mexeu bem na equipa com a entrada de João Teixeira (boa exibição) e a saída de um exausto André Almeida e o Vitoria teve então o seu melhor período da segunda parte empurrando o Sporting para trás e criando algumas situações numa das quais Bonatini fez o golo.
Pensou-se aí que o Vitória ainda poderia chegar ao empate, ou quiçá mais, mas o terceiro golo do Sporting nascido de sucessivos erros do árbitro Soares Dias matou o jogo e permitiu o triunfo a quem no fundo acabou por o merecer.
E o Vitória regressou a Guimarães com a quarta derrota consecutiva no somatório de três competições!
Em termos individuais os melhores do Vitória foram João Teixeira, cuja entrada mexeu com a equipa para melhor, Davidson e a primeira parte de Lucas Evangelista.
Soares Dias, também ele, esteve dentro do habitual prejudicando sempre o Vitória.
No lance do terceiro golo não marca uma falta clara sobre Edwards no inicio da jogada, inventa uma falta contra o Vitória num lance normal e não pune a recarga de Coates em falta sobre Miguel Silva que já tinha a mão na bola.
Disciplinarmente esqueceu-se de mostrar dois amarelos a jogadores do Sporting especialmente a Doumbia quando rasteirou pelas costas Edwards.
É mais que tempo de o Vitória tomar uma firme e definitiva posição sobre este apitador de jogos.
Depois Falamos.

Sem comentários: