quarta-feira, outubro 09, 2019

G-5

O Minho, leia-se distrito de Braga porque o distrito de Viana do Castelo nunca por lá andou, tem actualmente cinco clubes a disputar o campeonato nacional da primeira divisão o que acontece pela primeira vez na história do nosso futebol.
No passado, nomeadamente na década de noventa, já tinha sucedido que Vitória, Braga, Famalicão e Gil Vicente estivessem em simultâneo no escalão maior e até com bons proveitos resultantes dos entendimentos a quatro (eram os na altura célebres almoços de segunda feira...) que permitiram que esse "status quo" se mantivesse durante várias épocas.
Actualmente estão novamente os quatro clubes na primeira divisão que com o reforço do Moreirense faz a tal mão cheia que nunca até então tinha sucedido.
Dois clubes de Guimarães, um de Braga, um de Famalicão e outro de Barcelos permitem que as quatro grandes cidades do distrito estejam representadas ao mais alto nível e dão-lhes uma força nos orgãos de futebol que será uma idiotice desperdiçar.
Sem prejuízo dos naturais objectivos de cada um, com Vitória e Braga a lutarem pela Europa e Famalicão (pese embora o excelente arranque), Moreirense e Gil Vicente a terem como meta um campeonato tranquilo, creio existirem condições mais que suficientes para os cinco clubes se sentarem à mesa e assumirem o peso que o Minho pode e deve ter nas competições profissionais contribuindo assim para enfraquecerem a ditadura dos chemados "grandes".
Percebo, porque conheço a realidade, que o outrora promissor G-15 tenha falhado rotundamente.
Demasiados interesses em conflito.
Começando pelo bi clubismo de alguns dirigentes.
Mas não perceberei que pelo menos não se tente que este G-5 minhoto contribua para mudar alguma coisa.
É mais que tempo.
Depois Falamos

Sem comentários: