quinta-feira, novembro 24, 2016

E Agora?

Disputando a quinta e penúltima jornada da fase de grupos como vai a Liga dos Campeões?
Começando pelos clubes portugueses há que dizer que vai razoavelmente bem para Porto e Benfica e está resolvida para o Sporting.
De facto os "leões", como se esperava, não tiveram "andamento" para Real Madrid e Borússia Dortmund (quatro jogos...quatro derrotas) e vão agora a Varsóvia disputar com o Légia o apuramento para a Liga Europa. Que não se afigura nada fácil diga-se de passagem.
Já o Porto depende apenas de si próprio mas para se apurar terá de vencer no "Dragão" o Leicester, campeão inglês e já apurado como primeiro do grupo, o que não sendo fácil também não encerra uma dificuldade extraordinária até porque o adversário já está a pensar na fase seguinte.
É evidente que há outros resultados que podem servir , em função do que fizer o Copenhaga em Bruges, mas para não precisar de calculadora (e inerentes aflições) o melhor é mesmo vencer.
O Benfica só se pode queixar de si próprio.
Teve o apuramento na mão mas deixou-o ...voar e agora vai ter de correr atrás dele.
Ontem a vencer por três golos em Istambul, e falhando duas claras oportunidades de fazer o 4-0, teve um inexplicável "apagão" e depois de uma primeira parte e inicio da segunda em que dominara o jogo deixou os turcos fazerem três golos e estabeleceram um empate muito...complicado.
Na entrada para a ultima jornada Benfica, Nápoles e Besiktas apenas dependem de si próprios para o apuramento o que vai levar a dois jogos de muito nervosismo.
O Besiktas, com sete pontos, vai a Kiev defrontar um Dínamo já sem aspirações a nada pelo que o triunfo dos turcos é mais que provável e devem atingir os dez pontos finais.
Ora na "Luz" defrontam-se Benfica e Nápoles, com oito pontos cada, pelo que face à previsível vitória do Besiktas o Benfica terá de vencer para conseguir o apuramento dada a vantagem napolitana noutros critérios de desempate.
Contudo os italianos sabem que a derrota os atira para a Liga Europa (salvo milagrosa vitória do Dínamo sobre os turcos) pelo que "à italiana" jogarão para esse objectivo o que significa que os "encarnados" terão de jogar com paciência e cautela.
Em suma dependendo de si próprios, o que é bom, Porto e Benfica vão ter de fazer pela vida. 
Sem erros, "apagões" ou ingenuidades.
Nos restantes grupos as coisas também estão quase definidas embora exista nalguns a incerteza sobre quem será primeiro e segundo.
No grupo A PSG e Arsenal estão apurados. Falta saber porque ordem.
No grupo B, o do Benfica, já se sabem as várias hipóteses mas pela lógica apurar-se-ão Benfica e Besiktas
No grupo C o Barcelona está apurado e  o Manchester City também garantirá o apuramento em segundo lugar. 
No grupo D o Atlético de Madrid arrasou. Cinco jogos e cinco vitórias (única equipa com quinze pontos em todos os grupos) garantiram-lhe o primeiro lugar do grupo. O Bayern apurou-se em segundo lugar.
No grupo E o Mónaco de Leonardo Jardim já está apurado e Tottenham e Leverkusen decidirão o segundo posto com vantagem para os alemães a quem bastará um empate caseiro com os monegascos para atingirem a fase seguinte. 
No grupo F, o do Sporting, um interessante Real Madrid-Borússia decidirá quem é primeiro e segundo mas com ambos já apurados.
No grupo G, o do Porto, o Leicester venceu o grupo e os portistas tem francas possibilidades de se apurarem em segundo lugar.
No grupo H ainda há várias possibilidades em aberto e apenas a Juventus já está apurada e tudo indica que em primeiro lugar. A partir daí as decisões passam pelo "escaldante" Lyon-Sevilha da ultima jornada. Mas em condições normais italianos e espanhóis estarão na fase seguinte.
A sete de Dezembro todas as duvidas serão desfeitas.
Depois Falamos

Sem comentários: