quinta-feira, novembro 03, 2016

E Agora?

Depois da jornada desta semana como ficou a situação dos clubes portugueses nas Liga dos Campeões?
Curiosamente todos podem ainda ser apurados para a fase seguinte mas também podem ficar todos excluídos dela  embora para tal fosse necessário correr tudo muito mal a todos eles.
Vamos por partes.
O Sporting é dos três aquele que está em pior situação.
Porque, ao contrário de Benfica e Porto, não depende apenas de si próprio  e  nem para a Liga Europa garantiu ainda o apuramento.
Para continuar na Champions tem de vencer os dois jogos (Real Madrid em casa e Legia fora) e ainda esperar que o já apurado Borússia vá na ultima jornada vencer a Madrid.
Não é impossível mas é muitíssimo improvável.
Pelo que muito provavelmente lhe resta a Liga Europa e para isso terá de ,tudo o indica, ir discutir o apuramento a Varsóvia o que não será nada simples,
O Porto depende de si próprio para se apurar e tem a tranquilidade de pelo menos na Liga Europa estar garantido se as coisas correm mal.
Como o Leicester deve carimbar matematicamente o apuramento, ao receber na próxima ronda o Brugges, resta ao Porto discutir em Copenhaga a segunda vaga do grupo. 
Vencendo apura-se de imediato, empatando quase garante o apuramento mas terá de vencer o Leicester no Dragão para não ter de pegar na calculadora mas se perder tudo se complica bastante porque teria de contar com a ajuda do Brugges na ultima jornada e vencer os ingleses.
O Benfica é um caso similar.
Depende de si próprio, tem a Liga Europa garantida,  sabe que se vencer em Istambul se apura de imediato, que o empate o obriga a vencer o Nápoles na ultima jornada e que a derrota o deixa com pé e meio fora da Liga dos Campeões embora matematicamente ainda se possa apurar.
Isto tudo, é claro, se o Nápoles vencer no S. Paolo o Dínamo de Kiev na próxima jornada como é mais que expectável.
Em suma acredito que Benfica e Porto, com maior ou menor dificuldade, tem bastantes possibilidades de continuarem em prova e que o Sporting é um caso perdido dadas as dificuldades do calendário e a posição classificativa no grupo.
A 22 e 23 de Novembro ficaremos certamente com uma ideia muito mais próxima do que irá acontecer em termos de apuramentos.
Depois Falamos

4 comentários:

A:C: disse...

Apesar das dificuldades,o Sporting,e dos 3 o que tem patenteado mais nivel competitivo,e,exibicional.

Anónimo disse...

Caro Cirilo,

Sabe dizer-me quantos pontos já somou o VSC para o ranking nacional nesta temporada de competições europeias?

Desde já agradeço.

Miguel disse...

Só uma ligeira correção. Se o Sporting vencer o Real, e se ficar com vantagem no confronto direto, basta um empate do Dortmund em Madrid conjugado com uma vitória na Polónia para o Sporting passar. Realisticamente penso que o Sporting perde com o Real e depois no Legia não sei não.

luis cirilo disse...

Caro De Guimarães:
Concordo.Mas não se tem traduzido em pontos.
Caro Anónimo:
Mais um que tem vergonha de si próprio está visto. Daí o anonimato.
Caro Miguel:
Tem razão na questão do desempate. mas o Sporting não chegará a isso