quinta-feira, agosto 18, 2016

O Telex

As gerações mais novas nem sabem, provavelmente, o que era esta maquineta muito utilizada décadas atrás para comunicação e que antecedeu o também já quase arcaico fax.
Num tempo em que não havia internet nem telemóveis era o que havia.
Lembro-me que trinta anos atrás quando iniciei a minha colaboração na extinta (e saudosa) Rádio Guimarães, uma verdadeira rádio pirata, não havia dinheiro para esses luxos e portanto se queríamos notícias quer de informação geral que de desporto (e eu fui o primeiro responsável pelo departamento desportivo da Rádio) tínhamos de ir atrás delas de molde a podermos fazer noticiários com um mínimo de interesse e actualidade.
Noticiários esses que, obviamente, apenas versavam a realidade local porque éramos uma rádio...local!
Depois fui para a Rádio Fundação, ainda no sotão do C.A.R. na rua de Santa Luzia (Francisco Agra) e lá também não havia telex pelo que a exigência de encontrar notícias se mantinha bem premente no dia a dia.
Passadas uma semanas a RF mudou-se para umas magnificas instalações na Rua de Gil Vicente (provavelmente as melhores que alguma vez uma rádio local teve nesse tempo no país inteiro) e aí sim já havia telex porque era orientação da direcção da cooperativa que nada faltasse.
Se bem me lembro o então director de programas (o melhor que alguma vez conheci) ,José Garcia, foi o único que se manifestou contra a instalação da maquineta porque entendia que o passarmos a dispor de telex e dos serviços informativos que lhe estavam associados ia criar um "aburguesamento", conduzir à preguiça, tender a deixar de irmos para a rua em busca de notícias e reportagens e fazer perder o espírito de rádio local que era o que as tornava verdadeiramente diferentes das nacionais.
Tinha toda a razão como o futuro veio a comprovar exuberantemente com a realidade, agravada pelo faz e exponenciada pela internet, de muitas vezes ouvirmos noticiários nas rádios locais sem uma única notícia ...local.
Lembro-me muitas vezes destes assunto e dos "telexes" informativos de hoje quando vejo noticiários televisivos cheios de notícias que em bom rigor não nos interessam para rigorosamente nada.
Cheias na Índia, incêndios nos Estados Unidos, derrocada de um prédio na Malásia, descarrilamento de um comboio em França (vão ao detalhe de informarem que um ferido foi evacuado de helicóptero para o hospital), naufrágio de um ferryboat no Vietname e por aí fora num perfeito espírito "telex" de encher noticiários com o que vai chegando das agências internacionais ao invés de procurarem dar notícias das que realmente nos interessam.
Na minha vertente turística, muito pobre para o que gostaria, já tive oportunidade de visitar uma dúzia de países e ,podendo, sempre tive a curiosidade de espreitar os respectivos noticiários televisivos mesmo não entendendo muito do que era dito (nalguns casos) mas sempre para perceber o modelo e ver se falavam de Portugal.
Durante anos a fio passei duas semanas de férias de Verão em Espanha e vi centenas de noticiários nos diversos canais.
Não me lembro de alguma vez ver notícias sobre Portugal que não fossem muito esporadicamente sobre desporto.
Mesmo em Espanha país vizinho.
Se calhar nesses países não gostam do modelo informativo tipo telex...mas como nós por cá é que somos finos eles é que devem estar errados!
Depois Falamos

Sem comentários: