quarta-feira, agosto 31, 2016

Negociatas

É todos os anos a mesma coisa!
As equipas começam as pré temporadas em inicio de Julho (algumas no fim de Junho se tiverem pré eliminatórias europeias) , fazem os seus jogos de preparação, iniciam os campeonatos com os grupos de trabalho mais ou menos definidos e depois assoladas por uma "febre" de origem monetária passam os dois ou três últimos dias com o mercado aberto num frenesim de transferências de jogadores.
Então o ultimo dia(hoje) é terrível.
É tão patético quanto revelador da "leveza" com que se gere o futebol profissional em Portugal.
Não é que noutros países não seja assim e hoje um pouco por toda a Europa o que mais há são negócios de ultima hora.
Mas a mim interessa-me prioritariamente o nosso país.
E o que vejo é deixarem para o último dia, e para as horas derradeiras, aquilo que poderia ser tratado com outra serenidade ao longo do mês de Agosto de molde a evitar estas "urgências" ridículas de última hora.
Nada disto sucederia, como é evidente, se o mercado fechasse no dia em que começasse a Liga e portanto fossem impossíveis mais entradas e saídas até Janeiro permitindo aos treinadores outra estabilidade no arranque das equipas.
Mas no futebol manda o dinheiro.
E por isso quer os empresários de jogadores, que são quem mais ganha com estes frenesins de ultima hora, quer os comissionistas que nos clubes ganham com este estado de coisas e querem facturar até ao limite, tem a força necessária para imporem este status quo e sujeitar o futebol a estes tratos de polé.
Porque clubes (que compram mais caro e ás vezes...desnecessário), treinadores e adeptos nada ganham com estas negociatas de ultima hora.
E os jogadores, mesmo que nalguns casos beneficiem de ganhos salariais, tenho dúvidas que acabem por beneficiar destes estado de coisas dada a forma como sai degradada a sua imagem em muitos casos.
Veja-se a titulo de exemplo os casos de Slimani, Luisão, Rafa e especialmente Adrien.
Mas é o que temos.
Depois Falamos

Sem comentários: