sexta-feira, agosto 05, 2016

Largo dos Laranjais

O Largo dos Laranjais é um dos espaços urbanos mais bonitos de Guimarães mas é desconhecido de muita gente que na visita a lugares turisticamente mais mediáticos nem por lá passa.
E é pena.
Porque é um espaço realmente lindo.
Faz parte das minhas mais antigas memórias porque no tempo já remoto em que morava na rua de Gil Vicente, e frequentava o ciclo preparatório no convento de Santa Clara, era lugar de passagem diária a caminho e no regresso das aulas e também espaço para brincar e dar uns chutos na bola com os colegas.
Sobranceiro ao largo, no espaço onde durante muitos anos esteve a GNR, funcionava uma espécie da cantina do ciclo onde os alunos que não podiam ir a casa na hora de almoço (nesse tempo havia aulas de manhã e de tarde incluindo o sábado...) almoçavam e onde eu, de vez em quando, conseguia convencer a minha Mãe a deixar-me lá ir com os colegas.
Mais tarde ,já aluno do Liceu de Guimarães, continuei a fazer do largo ponto de passagem mas aí já sem chutos na bola ou brincadeiras com os colegas porque a idade era outra e os interesses também iam variando.
Mais tarde ainda também fiz do largo local de trabalho porque o meu Pai teve lá durante muitos anos (na casa de esquina que se vê na foto) um armazém de apoio aos estabelecimentos comerciais e nos anos que com ele trabalhei quase todos os dias tinha de lá ir.
Hoje os "Laranjais" tem pouco a ver com esses tempos.
Os espaços foram recuperados e valorizados, há estabelecimentos de restauração a lá funcionarem, insere-se na perfeição no centro histórico de Guimarães Património Mundial.
Continua a ser um recanto escondido, depositário de excelentes memórias e histórias, e seguramente um espaço que merece ser conhecido.
Depois Falamos

Sem comentários: