quinta-feira, fevereiro 18, 2016

Bom Exemplo

"Viajando" pelo imenso mundo de possibilidades de descoberta que o Facebook oferece encontrei, um destes dias, uma página que tem esta imagem como foto de capa.
A página chama-se "Dos três grandes sou do clube da minha cidade" e é um apelo a que os adeptos do futebol apoiem os clubes das suas terras  (aliás o primeiro nome da página era " Dos 3 grandes sou do clube da minha Terra") e não aquela triade SLB/FCP/SCP como é comum acontecer por esse país fora com a honrosa excepção de Guimarães onde essa praga se circunscreve a minorias tão insignificantes que vale a pena perder tempo com elas.
É apenas uma página de facebook, aberta a contributos de adeptos de todos aqueles que partilhem do seu principio orientador, mas merece ser realçada porque representa mais um pequeno passo num caminho longo e dificil, mas correcto e que vale a pena, da educação desportiva e cultural das gerações vindouras de molde a que não sofram dos atrasos das actuais e das passadas.
Tenho de há muito, porque sou de Guimarães e em Guimarães fui educado desportiva e culturalmente, que os adeptos de sofá dos chamados "grandes" bem como o "benfiquismo", "sportinguismo" e "portismo" são os maiores responsáveis pelas assimetrias competitivas do nosso futebol ( e de quase todas as outras modalidades embora com menor impacto)e pela falta de verdade desportiva nele reinante porque essas estranhas maiorias fazem com que se ache normal tudo que seja favorecer esses três clubes.
E esse estatuto de favorecimento abrange a arbitragem, a disciplina, a FPF e a LPFP e naturalmente a comunicação social que lhes dá um tratamento de favor absolutamente inaceitável e indigno de um país que se quer moderno a todos os níveis.
Por isso tudo que surja a contrariar esse "status quo", a apelar ao saudável bairrismo dos adeptos que devem apoiar os clubes das suas terras e não aqueles que conhecem da televisão, a contrariar o tremendo atraso de cultura desportiva que se faz sentir por esse país fora é muito bem vindo.
E uma coisa digo com orgulho.
Se por Portugal fora todos tivessem perante os clubes das suas terras a postura que os vimaranenses tem perante o Vitória teríamos um futebol e um desporto muito mais competitivo, mais verdadeiro e globalmente melhor.
Porque é muito melhor ser pelo Vitória que pelas vitórias!
Depois Falamos

Sem comentários: