sexta-feira, fevereiro 19, 2016

O Mais Velho Dérbi

E aí está ele de novo.
O mais antigo e clássico dérbi do país, entre as comunidades de  Guimarães e Braga, a jogar na "Pedreira" entre Sporting de Braga e Vitória lidímos representantes das duas comunidades e faces mais visíveis da rivalidade milenar entre elas.
Um dérbi, ainda por cima com a carga deste, não precisa de motivos adicionais para despertar a atenção e as emoções de vimaranenses e bracarenses, de vitorianos e braguistas, porque vale por si e pela história que traz ás costas.
Mesmo assim tem sempre algumas curiosidades em seu torno.
A maior das quais será, talvez, o Vitória ser actualmente treinado pelo técnico que na época passada orientou o seu adversário de domingo com tudo que isso encerra de "picante".
Outra curiosidade ( a que não acho piada nenhuma) é o Vitória nunca ter ganho no mais recente estádio municipal de Braga ao contrário do que sucedia com frequência no antigo.
Do qual se despediu,aliás, em 2003 com um triunfo por 4-2!
E embora neste derbi, como em qualquer outro, as posições classificativas e as carreiras na época pouco signifiquem a verdade é que elas devem merecer uma ponderação pelo que poderão querer significar em termos de resultado do encontro.
O Braga é o actual quarto classificado da Liga seguido pelo Vitória que é quinto mas essas posições contiguas não fazem esquecer os dez pontos(!!!) de diferença entre as duas equipas que significam que o resultado do jogo não terá qualquer impacto imediato na classificação sendo mesmo duvidoso que venha a ter impacto futuro.
A verdade dos factos, dura para os vitorianos mas nem por isso deixa de ser verdade, é que o Braga está a fazer uma excelente época sendo a única equipa portuguesa que ainda compete em quatro frentes.
No campeonato seguindo num tranquilo quarto lugar sem ameaças próximas, na Liga Europa com um pé nos 1/8 de final, e nas meias finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga disputando os acessos ás respectivas finais.
Já o Vitória não pode apresentar "credenciais" semelhantes.
Segue em quinto na Liga, bastante longe do quarto mas ameaçado de muito perto por Paços de Ferreira, Rio Ave, Arouca e até Belenenses, na Europa foi eliminado pelo Altach logo na pré eliminatória, na Taça de Portugal caiu aos pés do Penafiel da II liga e na taça da liga foi eliminado pelo Rio Ave.
Há uma diferença clara de trajectórias.
O que traz, mesmo assim, motivações acrescidas ao derbi.
Para o Braga o saber que o triunfo arruma de vez com a questão do quarto lugar e lhe permitirá fazer uma gestão diferente do plantel face a todos os outros compromissos que tem pela frente.
Para além de vencer o velho rival é claro.
Ao Vitória, para além de "matar o borrego" de não ganhar naqueles estádio e de vencer o rival de sempre, há a motivação de tentar manter aberta a questão do quarto lugar o que só conseguirá vencendo.
Para lá dos adeptos que acham, naturalmente, que a sua equipa vai vencer ( nisso braguistas e vitorianos serão iguais na convicção) os observadores isentos tenderão por tudo o exposto a conceder favoritismo ao clube visitado.
Normal que assim seja.
Mas é um dérbi...e nos dérbis não há vencedores antecipados!
Espero e desejo que o Vitória faça jus a essa velha máxima.
Depois Falamos.

Sem comentários: