segunda-feira, fevereiro 29, 2016

Muito Bem

Merece franco aplauso a decisão da SAD vitoriana em renovar, atempadamente, o contrato a João Miguel Silva.
Um jovem guarda redes que agarrou a baliza da principal equipa vitoriana numa idade em que, normalmente isso não acontece, dados os requisitos de experiência que a baliza do Vitória exige a quem a vai ocupar.
É uma baliza com tradição.
Dos que vi jogar recordo nomes como Roldão, Rodrigues,Melo, Jesus, Damas, Silvino, Neno, Nuno Espirito Santo, Pedro Espinha, Palatsi, Nilson (cito apenas os que estiveram embora com enorme apreço por Douglas e Assis que ainda estão) como nomes grandes que ocuparam aquele posto.
E muitos deles chegaram a internacionais A por Portugal e outro (Rodrigues) só não chegou porque nesse tempo um guarda redes do Vitória ser internacional A era quase um escândalo.
A verdade é João Miguel nem acusou o peso da baliza nem o da "herança".
E com um ou outro erro à mistura, perfeitamente normais na idade e no posto, tem dado uma excepcional resposta ao desafio que em boa hora Sérgio Conceição lhe lançou assumindo-se como um esteio da equipa vitoriana e mostrando um talento muito superior à média.
Por isso acho que a SAD fez muito bem em lhe renovar o contrato e certamente melhorando-o substancialmente face aos valores anteriores.
Agora é tempo de ter paciência.
A SAD ter a paciência de não o vender à primeira oferta que surja porque ele é muito jovem e há muito tempo para fazer uma boa transferência.
O jogador ter a paciência de ficar em Guimarães mais alguns anos, salvo se tiver alguma proposta de fazer perder a cabeça, porque este é o melhor espaço para a sua evolução e aqui terá condições para "crescer" incomparáveis com qualquer outra paragem. Basta recordar os casos recentes de Ricardo, Tiago Rodrigues ou Baldé para constatar isso.
Finalmente os adeptos tem de ter a paciência e a compreensão necessárias a perceberem que João Miguel tem vinte anos e  um talento imenso mas não é um "produto acabado" pelo que temos de compreender este ou aquele deslize, este ou aquele momento de indecisão, ou até este ou aquele "frango" na certeza de que isso faz parte do seu processo de crescimento e maturação e na convicção de que ele compensará um ou outro momento menos bom com grandes defesas e pontos conquistados graças à sua qualidade. 
Já sabemos que o João Miguel é vimaranense e vitoriano.
E isso nunca pode ser um motivo para a critica fácil, para a  responsabilização primeira, para o apontar de dedos que infelizmente tão maus resultado tem dado noutros casos ao longo dos anos.
Ele não é titular do Vitória por ser vitoriano.
Mas porque é um grande guarda redes, dos melhores do nosso campeonato, e merece a confiança que o treinador deposita nele.
E é bom que todos mas mesmo todos, se conscencializem disso.
Porque, infelizmente, vão-se lendo ,ouvindo e sabendo coisas(felizmente poucas e ...poucos) que não apontam para aí.
E quem segue esse caminho não está a defender o Vitória.
Depois Falamos.

4 comentários:

Saganowski disse...

Os grandes guarda redes começam cedo e tem carreiras bem longas, desde que tenham cuidado. Basta ver exemplos como Nilson, Schmeichel, Preud'Homme, Zubizarreta, Oliver Kahn...

No caso de Miguel Silva, há ali um excelente guarda redes que, se a SAD não o vender por "tuta e meia" ao primeiro que apareça, poderá render muito aos cofres do Vitória e poderá também trazer muitas alegrias aos vitorianos dentro de campo.

Ontem, contra o Sporting, se não fosse ele, o resultado teria sido bem desagradável.
Por isso, há que lhe agradecer pelo que tem feito e perdoar erros futuros que ainda possa vir a ter no seu processo de crescimento e desenvolvimento que ainda está quase no início.
E parabéns também ao Prof. Luis Esteves, pois sem ele, o Miguel Silva não seria o que já é, um excelente guarda redes!

Anónimo disse...

A quem? Luis que? nem o levou para estagio de pre época, era o 3 guarda redes da B.
quem o foi buscar ao Vizela foi o castro. Enfim, são todos pais da criança

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Concordo.
E fazes bem em lembrar o excelente trabalho de Luís Esteves.
O Vitória e especialmente os guarda redes devem-lhe muito.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não sabe quem é o Luís Esteves?
Nem qual o trabalho que ele fez no Vitória desde Julho de 2012 até à chegada do Sérgio Conceição?
É demasiada ignorância para quem se julga vitoriano.
E só duas notas se é que vale a pena:
Uma para lhe dizer quem quem escolhe os jogadores que vão para estágio é o treinador principal e não o treinador de guarda redes.
A outra para lhe dizer que TUDO que foi feito em treino de guarda redes no Vitória desde 2012 até à chegada do SC foi feito debaixo da orientação, supervisão e aprovação do Luís Esteves.
Ou achará o ilustre anónimo que os guarda redes são treinados por algum dirigente da SAD?
Ou até pelo próprio Sérgio Conceição?
A ingratidão é um defeito terrível. E quando posto ao serviço de quem está temporariamente no clube ...pior ainda.