quarta-feira, dezembro 09, 2015

Os Trabalhos de Rui

Estou certo que Rui Vitória quando decidiu aceitar o convite do Benfica sabia que se ia meter numa complexa carga de trabalhos.
Gratificante por treinar um clube com a dimensão do SLB mas trabalhos à mesma!
Sabia que não ia ter vida fácil, como no Vitória também nunca teve, porque a exigência é muita mas seguramente que com a confiança que tem em si próprio e nos seus colaboradores estará certo que levará a nau a bom porto.
Pese embora ter encontrado o pior Benfica, em termos de plantel, dos últimos dez anos.
Jogadores de nível europeu  restam três; Gaitán, Júlio César e Salvio e este lesionado desde o fim da época passada.
O Jonas do campeonato não é bem o mesmo da Liga dos Campeões e Luisão, durante uma década o esteio da defesa, já acusa o peso dos anos dividindo-se o resto entre jovens prometedores, jogadores de mediana categoria e outros absolutamente banais para um clube que quer ter aspirações em todas as frentes em que participa.
Longe vão os tempos em que Jorge Jesus tinha nas suas equipas nomes como Aimar, Saviola, Cardozo, Matic, Fábio Coentrão,Garay, Oblak,Enzo Pérez,Maxi Pereira,Javi Garcia, Witsel,Lima, etc que davam uma dimensão bem melhor à valia do plantel.
Bastará olhar para o Benfica que o Vitória liderado por Rui Vitória derrotou no Jamor para perceber bem as diferenças que existem para o presente.
Mas isso é passado.
E por isso hoje Rui Vitória tem de fazer a sua" omelete" com "ovos" bem diferentes.
E tem-na feito bem.
Lançando jovens de qualidade e que prometem futuro auspicioso (Renato Sanches,Gonçalo Guedes e Nelson Semedo) , potenciando Gaitan, combinando bem os pontas de lança de que dispõe, instalando um modelo de jogo que disfarça tanto quanto possível as muitas lacunas que o plantel evidencia.
E com todos esses problemas está nos oitavos de final da Liga dos Campeões, na luta pelo título, e com as aspirações intactas na taça da Liga.
É verdade que perdeu a supertaça e foi eliminado da Taça de Portugal face ao Sporting mas em jogos "divididos" em que o triunfo podia ter sorrido a qualquer uma das equipas.
Por isso não percebo algumas criticas que ouço e leio a Rui Vitória vindas de comentadores e adeptos benfiquistas.
Sei, por experiência própria, que quando olhamos para o nosso clube acha-mo-lo sempre o melhor do mundo e temos para ele expectativas sem limites razoavelmente racionais.
Mas os benfiquistas críticos de Rui Vitória, especialmente aqueles com maior visibilidade mediática e consequente influência nas "massas", deviam fazer um esforço de racionalidade e constatarem a realidade dos factos.
O Benfica, com todos os condicionalismos atrás apontados, em termos europeus está a fazer uma excelente época e em termos nacionais está a fazer uma temporada perfeitamente normal (ser eliminado em Alvalade da Taça de Portugal não é algo de insólito) para as suas actuais possibilidades.
Com a adicional mais valia de em poucos meses RV já ter lançado vários jovens talentos que certamente assegurarão um futuro desportivo e financeiro auspicioso.
Mesmo assim queriam mais e melhor? Com um plantel como este?
Compreendo isso.
Como eles, críticos, terão de compreender que treinadores do topo mundial como Guardiola, Mourinho, Klopp, Ancelloti, Simeone, Van Gaal, Wenger e outros não estão interessados em virem treinar,para um campeonato periférico, um clube de segunda ou terceira divisão europeia em termos de Liga dos Campeões!
E só um treinador desse nível faria eventualmente melhor do que Rui Vitória está a fazer.
Depois Falamos

P.S. Já sei que a expressão "segunda ou terceira divisão europeia" chocará alguns benfiquistas.
Mas Bella Guttman poderia explicá-la muito melhor que eu...

2 comentários:

cards disse...

Caro Luís Cirilo,
Concordo inteiramente com o senhor.
Sou benfiquista e desde que Jorge Jesus saiu do Benfica que a minha escolha sempre foi rui Vitória.
è um técnico competente, leal, nunca ouvi ou li , declarações pública de Rui Vitória a comentar a miserável atitude do Vitória no mercado de inverno da época passada.
Certamente terá sucesso no Benfica, temos que dar confiança e acreditar no trabalho dele, o sucesso vai aparecer e isso não tenho a menor dúvida.

luis cirilo disse...

Caro cards.
Seguramente que terá sucesso porque é competente.
Não lhe podem é pedir "tudo" porque o plantel do Benfica já conheceu melhores dias.
Mas se lhe derem tempo certamente que ganhará títulos.
E no Vitória ( que muito lhe deve) foi mais que treinador. Foi director desportivo, director de relações públicas e tudo o mais que foi preciso.
O que lhe fizeram em Janeiro dando cabo de uma equipa que estava em segundo lugar foi vergonhoso.