terça-feira, dezembro 29, 2015

Star Wars- O Despertar da Força

Um vez visto o filme que dizer?
Sabendo que a fasquia estava muito alta e as expectativas moderadas porque um sétimo episódio já é muito episódio.
Sinceramente fiquei desiludido.
Ao nível, digamos assim, da desilusão relativa que senti quando vi o episódio um da segunda trilogia- A Ameaça Fantasma- depois de todo aquele encantamento sentido entre 1977 e 1983 com os três primeiros episódios posteriormente revistos nos anos 90 quando a saga voltou a ser relançada nos cinemas.
Ainda hoje nos meus piores "pesadelos" "Star Warsianos" há lugar para aquele inenarrável figura de Jar Jar Binks absolutamente deslocado num filme como Star Wars.
É este episódio VII um mau filme?
Muito longe disso como é evidente.
É um filme que se vê com agrado, que nos remete para algumas das melhores memórias dos episódios IV-V-VI, que tem belos momentos de cinema e permite aquilo pelo que se vai ao cinema e que é o puro entretenimento.
E é, obviamente, um prazer rever algumas das grandes figuras dos grandes filmes da saga:
Han Solo, Leia, Luke Skywalker (apenas uns segundos a lançarem inevitavelmente o episódio VIII), Chewbacca, C3PO, R2D2 e o Falcão Milenário a nave mais icónica da primeira trilogia.
Mas faltam as duas maiores figuras, na minha modesta opinião, de toda a saga:
Yoda e Darth Vader que personificavam o combate entre o Bem e o Mal e morreram no episódio VI.
E o neto de Vader, que neste filme pretende recuperar o legado do avô enquanto líder do lado negro da "Força", é um personagem pouco melhor que o já referido ...Jar Jar Binks.
Enfim um filme que se vê bem, com excelente contributo da personagem  Rey que seguramente se manterá na ribalta nos próximos episódios, mas que faz desejar que o episódio VIII chegue depressa um pouco a exemplo do já referido episódio I que fez ansiar pelo II como forma de devolver a saga à sua pureza original.
Até lá...que a "Força" esteja convosco.
Depois Falamos

2 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Como filme e espectáculo cinematográfico, de drama e o humor, de acção e de reacção é um bom filme.
Mas como a 7ª instalação da serie SW deixa a desejar pois, como até já li em alguma "review", a história, o "script" deste episódio VII não é mais que uma espécie de cópia da história do episódio IV (o filme original da saga).
Para mim, JJ Abrahams parece querer fazer uma espécie de "reboot" da saga ao invés de um VII episódio de uma historia continuada. Como disse, e bem, George Lucas, a saga SW é uma "space opera" em que, mais do que a acção, o que conta é a história, neste caso da familia Skywalker e da eterna luta do bem contra o mal, sendo que naquela galáxia muito, muito distante, o bem e o mal assentam, unem-se, na mesma Força!
Espero bem (e quero mesmo) que os próximos episódios não sejam um "The First Order Strikes Back" e depois um "The Daughter of the Jedi"!
Espero que os argumentistas tenham muita, mas muita mais imaginação que isso.
May the Force be with them!

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Subscrevo por inteiro o seu comentário.
Acho que vimos o filme da mesma forma.
Com encanto por um lado e desilusão por outro.
E partilho inteiramente do seu voto de que a "Força" esteja com os argumentistas!
É bem preciso.