domingo, dezembro 20, 2015

Três Pontos

Foto: Vitória Sport Clube / João Santos
Comecemos pelo melhor.
E aí destacamos três pontos:
Um triunfo, três pontos, terceira vitória nos últimos quatro jogos, a moralização necessária para enfrentar um ciclo complicado com recepções a Benfica e Porto e pelo meio uma deslocação sempre complexa a Moreira de Cónegos para defrontar um Moreirense em franca recuperação classificativa a que seguirá uma recepção ao Arouca , no encerramento da primeira volta, para defrontar uma equipa que está a fazer um bom campeonato.
Mais uma bela exibição de João Miguel com duas defesas de grande qualidade a garantirem o triunfo e mostrando uma segurança noutros lances que o confirmam cada vez mais como titular desta equipa e a grande revelação do campeonato no posto de guarda redes.
Uma equipa que deu sinais de melhoria nos processos defensivos (o Estoril também não foi particularmente ameaçador) mantendo o adversário quase sempre longe da nossa baliza e neutralizando na perfeição Bonatini o jovem e produtivo ponta de lança estorilista.
No menos bom destacamos também três pontos:
Um jogo quase aborrecido, disputado muito longe das balizas e com escassos lances de perigo, equipas a produzirem exibições extremamente modestas através de um futebol sem principio, meio e fim.
Uma inoperância preocupante dos avançados do Vitória que não marcaram um golo, não fizeram um remate à baliza e não criaram um só lance de perigo.
Não entendi como Valente não foi titular (há quem diga que foi por causa de duas perdas de bola no ultimo jogo esquecendo que também marcou dois golos nessa partida e que os avançados se avaliam pelos golos antes de qualquer outro critério) numa equipa que demonstrou tanta ineficácia em termos ofensivos.
E uma arbitragem de Bruno Paixão ao seu nível, ou seja, miserável.
É impressionante como este apitador anda há tantos anos na 1ª Liga a fazer asneiras imperdoáveis e não baixa de escalão.
Neste jogo errou para os dois lados.
Na primeira parte creio que perdoou um penálti a favor do Estoril por mão de Dalbert.
Depois na bárbara expulsão de João Afonso, que não fez nada que o justificasse, e o impedirá de defrontar na próxima jornada o...Benfica.
Ora aí está uma explicação para a longevidade de Bruno Paixão como árbitro do primeiro escalão.
Especialista em fretes e em serviços a quem manda.
Em suma do confronto entre os três pontos positivos e os três pontos negativos resultaram três pontos para o Vitória.
Mas excepto para aqueles que trocam o saudável hábito de raciocinar pelo papaguear repetitivo de slogans tipo "Vitória Sempre", "Somos Únicos" ou "Vitória até Morrer" (entre outros)e que acham que isso é argumento e justificação para tudo e o seu contrário, é evidente a constatação de que esta equipa tem potencial e valor para muito mais do que aquilo que tem vindo a mostrar.
É claro que Sérgio Conceição não tem qualquer responsabilidade na desastrosa pré temporada nem na escolha de jogadores que condicionam, como é lógico, aquilo que que tem de fazer.
Mas ao fim de três meses de trabalho, num plantel (A+B) com bom valor, era legítimo esperar outra qualidade exibicional.
E como dizem os verdadeiros "Mestres" é mais fácil ganhar quando se joga bem!
Depois Falamos.

Sem comentários: