terça-feira, novembro 24, 2015

Um "Infeliz"

Andrés Iniesta é um "infeliz".
Jogador genial que tem marcado uma época no futebol espanhol,europeu e mundial, Iniesta já ganhou tudo que um futebolista pode ambicionar vencer em termos de grandes títulos do futebol.
Pelo seu clube de sempre ganhou Ligas espanholas, taças do Rei, supertaças de Espanha, Ligas dos campeões e mundiais de clubes.
Pela selecção espanhola já venceu campeonatos da Europa e foi campeão do mundo em 2010,na África do Sul, com o golo decisivo da final a ser apontado por ele próprio.
Tudo isso pontuado com grandes exibições, grande jogos e alguns grandes golos.
Mesmo assim Iniesta é um "infeliz".
Porque vive e joga no tempo de Ronaldo e Messi.
Dois génios do futebol que sobre eles atraem todas as atenções e que entre eles dividem as "Bolas de Ouro" desde 2008!
Ronaldo venceu nesse ano, depois Messi arrebatou quatro consecutivas a que se seguiram mais duas para Ronaldo, sendo claramente previsível que em 2015 seja um deles a repetir o triunfo naquilo que será a quinta de Messi ou a quarta de Ronaldo.
Para Iniesta é que não.
É a "ditadura" do golo, a predominância e visibilidade dos homens que fazem golos (e Ronaldo/Messi fazem-nos ás dezenas por ano) deixando em segundo plano aqueles que fazem as equipas jogar e criam as oportunidades para que os goleadores cumpram a sua função.
E nisso de jogar e fazer jogar não tenho nenhuma duvida que Iniesta é o melhor do mundo.
Mas será sempre, assim me parece, um "rei" sem coroa (leia-se "bola de ouro") porque aos 31 anos e sabendo que Ronaldo tem trinta e Messi vinte e oito dificilmente haverá espaço para ele vencer esse troféu.
Quando, ainda por cima, os vinte e três anos e a classe exuberante de Neymar colocam o brasileiro como grande candidato a suceder a Ronaldo e Messi como vencedor de algumas "bolas de ouro".
Por isso digo que Iniesta é um "infeliz".
Porque se vivesse noutro tempo, e sem "estes" concorrentes, certamente que a sua genialidade seria apreciada na sua verdadeira dimensão.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

http://www.abola.pt/nnh/destaque.aspx?id=584644&zona=1&t=1252

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É um pouco isso