terça-feira, novembro 10, 2015

Gestão...

Esta fotografia, que me apareceu casualmente na net, suscitou uma reflexão que partilho de seguida.
Dela constam o treinador de guarda redes Luís Esteves e os dois guarda redes da nossa equipa A Douglas e Assis.
O que "resta" dos magníficos do Jamor em termos de jogadores e equipa técnica.
Todos os outros, no curtíssimo espaço(para um plantel de futebol profissional) de dois anos, saíram do Vitória.
Vamos recordar?
Transferidos: Ricardo, Baldé, Soudani, Tiago Rodrigues, Paulo Oliveira, André André.
Fim carreira: Alex
Não renovaram: Adoua, Marco Matias.
Dispensados: Crivellaro, Barrientos, N´Diaye, Kanu,Leonel Olímpio,Addy,João Ribeiro
Da equipa técnica:
Rui Vitória, Arnaldo Teixeira, Sérgio Botelho e Paulo Mourão foram para o Benfica e Nélson Oliveira continua no Vitória mas sem funções em termos de equipa técnica.
Dos jogadores que foram transferidos,e atendendo exclusivamente ao seu valor, era suposto que tivessem gerado proventos suficientes para pagar o passivo e ainda sobrar dinheiro para continuar a reforçar a equipa de molde a corresponder aos anseios dos adeptos e à História e tradição do clube.
Como se sabe a realidade é bem diferente.
Entre os que não renovarem e os que foram dispensados há alguns, não todos, que tinham claramente lugar no actual plantel e dariam à equipa uma mais valia em termos de qualidade que lhe permitira seguramente fazer um campeonato bem melhor do que aquele a que assistimos.
Em termos de equipa técnica , ressalvando-se o caso de Luís Esteves um treinador de guarda redes do melhor que há na Europa e que permanece no clube, todos os outros saíram e deixaram um vazio que ainda não foi preenchido por mais que alguns ingenuamente tentem fazer crer o contrário.
E por isso, sem branquear as responsabilidades de Armando Evangelista e Sérgio Conceição na péssima temporada que o Vitória está a fazer, há que dizer que a maior responsabilidade nos insucessos já ocorridos (eliminação na liga Europa, na taça de Portugal e na taça da Liga aos pés de equipas que nos são inferiores)e naquele que vai ocorrendo (candidatura a um lugar europeu cada vez mais tremida) é da gestão desportiva do clube/SAD.
Gestão...ou falta dela.
Depois Falamos.

P.S: É pena, para o Vitória, que tantas declarações e entrevistas garantindo que tudo está no melhor dos mundos e afagando egos que não param de crescer não tenha qualquer correspondência nos resultados desportivos.
E o problema já não está só no futebol.

6 comentários:

Saganowski disse...

Uma coisa é a gestão desportiva... outra, bem diferente, é a gestão financeira! Infelizmente, para esta direcção, a última é mais importante.

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Não há boa gestão desportiva sem boa gestão financeira nem boa gestão financeira sem boa gestão desportiva.
Por isso ou são ambas boas ou ambas más.

Anónimo disse...

O Luis Esteves continua no Vitória?
Não saiu com a entrada do Sérgio Conceição?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Na verdade não o tenho visto no aquecimento aos guarda redes antes dos jogos.
Mas não acredito que o Vitória deixasse ir embora um treinador com as qualidades do Luis Esteves considerado, na sua especialidade, um dos melhores da Europa.
Seria uma idiotice total.
Especialmente depois de ele não ter querido ir com Rui Vitória para o Benfica!

Anónimo disse...

A confirmação...
Comunico que terminou oficialmente a minha ligação ao Vitória SC por motivos alheios à minha vontade.
Foram anos fantásticos com conquistas que ficarão para sempre na minha memória e com certeza na memória de todos os vitorianos.
Uma palavra de apreço à direção do clube que me apoiou em tudo o que foi possível e também à fantástica equipa de colaboradores do VSC, que foram inexcedíveis.
Não posso também deixar de agradecer aos adeptos vitorianos, de quem senti um enorme apoio e apreço.
Além de treinador de guarda-redes da equipa profissional fui ao longo destes anos coordenador da academia de Guarda-redes, da qual fui de resto mentor e, nessa qualidade, agradeço, com orgulho, a todos os que fizeram parte do nosso projeto de Academia de Guarda-redes do Vitória Sport Clube, que está, como previsto, a dar frutos. Miguel Silva, Miguel Oliveira e Miguel Palha já no futebol profissional ou Filipe Dinis, Dani, Joel, Hugo, Adriano, Rafa... assim como todos os guarda redes envolvidos ainda nas etapas de formação até aos afonsinhos, que mostram todos os dias que o futuro da baliza do VSC está salvaguardada.
Aos treinadores Paulo Neno, Dimas, Paulo Lobo, Silvano, Luis, Vasco, Nuno Madureira, ao Inácio e ao Best, que aplicando uma metodologia comum, fazem ou fizeram com que os guarda-redes evoluíssem exponencialmente, tendo levado este projeto a ser naturalmente considerado o melhor a nível nacional.
Uma palavra especial ao Douglas e ao Assis, companheiros de trabalho, os únicos resistentes vencedores da taça de Portugal, excelentes profissionais, peças importantes em todo o projeto. A eles desejo todo o sucesso.
Por vezes uma vírgula é apenas uma vírgula e não um ponto final.
Novos projetos se seguirão...
Luis Esteves

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sim. É a confirmação do impensável.
No Vitória a gestão desportiva é uma anedota sem piada nenhuma