quarta-feira, novembro 18, 2015

Mais Indicações

Embora o Luxemburgo não seja propriamente um adversário talhado para os seus adversários mostrarem todo o seu potencial (também já não é tão fraco como anos atrás) tem a vantagem de proporcionar jogos ideais para alguns jogadores mais jovens se "habituarem" ao peso da camisola da selecção nacional.
Terá sido essa uma das razões que levaram Fernando Santos a mudar dez jogadores em relação ao particular com a Rússia permitindo que a maioria dos jogadores utilizados somasse mais alguns minutos pela selecção.
Que dizer do que se viu?
André André, o único "sobrevivente" no onze inicial do jogo com os russos, parece solidificar uma candidatura aos 23 que vão a França porque além do que joga e faz jogar também parece perfeitamente entrosado na selecção e até marca golos.
E os outros que alinharam de início?
Em condições normais Anthony Lopes, José Fonte e  Danilo também devem ter passaporte para terras gaulesas embora no caso do guarda redes a concorrência de Eduardo e Beto não possa ser ignorada.
Mas o jogar num dos grande clubes de França pode ajudar.
Vieirinha enfrenta a dura concorrência de Cédric, João Pereira, Bosingwa, Cancelo e Nélson Semedo mas mesmo assim creio que terá boas hipóteses de marcar lugar para o Europeu. É jogador de selecção há muito (ontem foi o capitão de equipa) e oferece várias solução dada a sua polivalência.
Raphael Guerreiro, um jogador de que gosto particularmente pela forma como se entrega ao jogo, também tem algumas hipóteses de ser convocado pese embora pareça estar atrás (mal do meu ponto de vista) do quase sempre lesionado Coentrão e de um Eliseu que como lateral não convence.
Já Luís Neto me parece mais difícil vir a integrar o lote final. 
Tem para o centro da defesa a concorrência do seu parceiro de ontem (Fonte) e essencialmente dos "clássicos" Pepe, Bruno Alves e Ricardo Carvalho todos eles com lugar marcado nos 23 finais salvo lesão como é óbvio.
E há,ainda, Paulo Oliveira.
Rúben Neves e Rafa, pese embora o seu valor, creio que dificilmente serão opção para este Europeu mas são valores seguros para os próximos anos da selecção face à sua juventude e ao indiscutível talento que possuem.
Restam Bernardo Silva e Lucas João.
O primeiro tem mais hipóteses que o segundo mas tem de render bem mais do que rendeu no jogo de ontem que lhe correu francamente mal. 
Mas creio que como Rúben e Rafa ainda não será este o seu europeu.
Quanto a Lucas João, candidato à posição mais débil da selecção (ponta de lança) , há que dizer que teve uma boa movimentação, ganhou muitos lances pelo ar o que é importante, mas na hora de rematar teve um falhanço à...Éder.
A rever mas parece-me difícil que tenha direito ao "bilhete".
Nos suplentes utilizados há várias situações:
William Carvalho e Nani vão de certeza, João Mário e Gonçalo Guedes tem boas hipóteses de irem, Nélson Oliveira é difícil...mas pode ir até porque tecnicamente é o melhor dos pontas de lança já utilizados por Fernando Santos e aquele que melhor joga sozinho na frente e Ricardo Pereira não irá quase de certeza absoluta.
Porque foi o menos utilizado nestes dois jogos e porque o facto de no clube o utilizarem a lateral (erro que já vem de trás...) lhe retira a possibilidade de ser opção como extremo que é o lugar onde o seleccionador, e muito bem, gosta de o utilizar.
Mas seguramente que também ele fará parte do futuro desta selecção.
Talento não lhe falta.
A seis meses da convocatória definitiva ainda muita coisa pode acontecer.
Desde as indesejáveis lesões e abaixamentos de forma ao desejável aparecimento de outros talentos que possam discutir um lugar nos 23 definitivos.
E na selecção de sub 21 há dois ou três jogadores a baterem à porta da selecção A!
Especialmente um jovem e talentoso ponta de lança chamado André Silva.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem menosprezo para o Lucas João, mas o Amidó Baldé merecia também uma oportunidade nesta busca pelo ponta de lança de recurso. Creio estar uns furos acima do Lucas João...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Para mim Baldé é melhor que Lucas João e que Éder.
Simplesmente tem jogado pela Guiné-Bissau pelo que nunca poderá jogar por Portugal.
Creio que a sua carreira nos últimos dois anos foi mal orientada e ele perdeu espaço e visibilidade.
Mas noutras circunstâncias claro que deveria ser opção