sábado, novembro 14, 2015

Indicações

Jogos particulares são jogos particulares, a Rússia é sempre um adversário difícil já sabemos, mas do desafio de hoje que Portugal perdeu 0-1 ficaram algumas indicações para o futuro que podem ser importantes.
As mais positivas terão a ver com os jogadores que Fernando Santos "ganhou" com vista ao Europeu do próximo ano e que poderão vir a complementar muito bem a dezena de indiscutíveis que em condições normais (leia-se ausência de lesões) terão luar marcado nos vinte e três selecionados para a competição.
Hoje Fernando Santos , e bem, não utilizou neste jogo (nem vai utilizar terça feira com o Luxemburgo) alguns desses jogadores com lugar marcado.
Ronaldo, Moutinho, Coentrão,Ricardo Carvalho, Danny, Quaresma à cabeça.
Porque deles já sabe o que pode esperar.
E deu oportunidades a outros alguns , salientando-se que quatro(Gonçalo Guedes,Ricardo Pereira,Lucas João e Rúben Neves) foram estreia absoluta na seleção A, o que é sempre de salientar.
Conclusões?
Nelson Oliveira, de regresso depois de dois anos de ausência, confirmou talento e pode muito bem ser uma opção para França até porque a sua forma de jogar "casa" bem com a utilização de Ronaldo nos espaços em que este gosta mais de jogar.
André André é claramente outro jogador a disputar um lugar nos 23 agora que Fernando Santos finalmente descobriu quem tirar para o chamar à seleção. Depois de três anos em grande plano no Vitória a ida para o Porto foi o "suplemento" necessário a convencer o selecionador. É jogador para França. Já todos o sabíamos, ainda bem que FS se juntou ao grupo dos esclarecidos!
Cédric é outro caso de um jogador candidato. A ida para Inglaterra fez-lhe bem e hoje parece-me ser primeira opção para o lugar de lateral direito.
Quanto aos estreantes o tempo de utilização ,em três dos casos, foi escasso.
Ricardo, Rúben Neves e Lucas João tiveram muito pouco tempo em campo para mostrarem fosse o que fosse e duvido que "este" seja o Europeu deles. Mas chegarem à seleção é um forte estimulo e gostei,particularmente, de ver Ricardo a estrear-se pelos A de Portugal.
Usando, de forma desinibida, a camisola sete. Que tem "dono"...
E, nota positiva para FS, jogando no seu lugar de extremo.
Finalmente Gonçalo Guedes.
Muito me admiro se não for a França.
Com apenas 18 anos é dos que não engana.
Talento, desinibição em campo, "atrevimento", um grande jogador que Rui Vitória está a "fazer" e que, desconfio, vai dar muito ao futebol português.
É daqueles que entusiasma!
Por isso não sendo nunca uma derrota um bom resultado pode dizer-se que este jogo deixou boas indicações,algumas promessas e uma certeza.
Valeu a pena.
Depois Falamos

P.S. Apenas uma estranheza. Que é a de não entender porque razão não são nestes jogos dadas oportunidades aos guarda redes suplentes. Especialmente a Anthony Lopes que tão bem tem jogado no Lyon. E Rui Patrício até denotou algumas dificuldades fisicas...

2 comentários:

Anónimo disse...

Caricato ver um estrangeiro a comentar jogos do meu País!
Espanhois...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Mude de canal