sexta-feira, março 06, 2015

Saudável Ambição

De 19 a 22 de Março, em Fafe, joga-se a fase final da Taça de Portugal de basquetebol.
Uma final a oito clubes, como é habitual, em que estarão presentes Vitória, Benfica, Sampaense, Oliveirense, CAB Madeira,Illiabum, Barcelos e Algés.
Naturalmente que Vitória e Benfica são os grandes favoritos, porque são as duas melhores equipas portuguesas, mas Taça é Taça pelo que há que confirmar,no que ao Vitória toca que é o que nos interessa, esse favoritismo no terreno de jogo e ir vencendo os obstáculos até à final.
E depois as finais...ganham-se!
E eu acredito que o Vitória vai trazer de Fafe a sua terceira taça de Portugal de basquetebol.
Porque a equipa é boa, porque o treinador é excelente, porque a atitude no basquetebol vitoriano é de permanente conquista, de ambição em crescendo, de uma vontade de ganhar que traduz na perfeição o que deve ser (no basquetebol já é de há muito) o ADN do Vitória.
E essa vontade de ganhar é de tal ordem que ninguém ouve do dirigente Pedro Guerreiro ao treinador Fernando Sá, passando pelo "capitão" Paulo Cunha, falar do que já ganharam no passado.
E ganharam duas taças de Portugal, um troféu António Pratas, um campeonato da ProLiga e foram vice campeões nacionais.
Eles apenas falam do que querem ganhar no futuro.
Mais Taças, o campeonato, e o que mais for possível.
Passado é História.
E eles querem, e muito bem, continuar a conquistar o futuro.
Depois Falamos

5 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Não esquecer, caro Blogger, que não é só de Basquetebol que se disputa uma Taça de Portugal: também o nosso Voleibol disputa essa competição. E é já este fim de semana em Santo Tirso:
http://www.fpvoleibol.pt/avisos/taca_masc_2015.png

Não deixam de ser curiosos 2 factos: um é a pura coincidência de ambas se disputarem na vizinhança da nossa cidade, sede do ecléctico VSC.
O outro facto curioso, e mais importante, é que em ambas as finais a 8, Vitória SC e SL Benfica estão presentes, no voleibol já com encontro marcado nos quartos de final e no basquetebol com, espero, futuro encontro nas meias-finais.
É para mim absolutamente fantástico que nesta "luta" entre norte e sul, que não perfilho porque acho que é mais Porto vs Lisboa do que propriamente Bragança vs Faro (mas que muitos gostam de acalentar), seja o Vitória SC o mais representativo clube a norte dando nota de um ecletismo que muitos julgavam impossível para o Vitória tal a paixão quase secular das nossas gentes pelo Futebol.
Não é nenhum clube do Porto, muito menos da Sé da diocese Bracarense, é o Vitória! O "defensor" do norte contra o sul (sul esse que é representado na luta pelo clube das aves de rapina).

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Eu sei que o nosso voleibol também está na sua fase final da Taça.
E já me referi a isso na minha página de facebook.
Mas com todo o respeito por uma modalidade que nos tem dado tanto ao longos dos anos penso que é no basquetebol que residem as maiores esperanças de ganharmos uma Taça de Portugal esta época.
Quanto ao resto estou inteiramente de acordo

cards disse...

No voleibol já vos ganhamos como era nossa obrigação 3/0.

Quanto ao Basquetebol será mais equilibrado mas espero vitória do Benfica.

cards disse...

Quanto à guerra norte/sul penso que o país é pequeno demais para uma guerra desse tipo.

O nosso rival no desporto é o porto não o vitória.
Espero que não vejam nem sobranceira nem arrogância no meu comentário, mas no que a basquetebol diz respeito o Benfica tem 25 campeonatos, 19 taças de Portugal, 12 supertaças, 10 taças da liga/taça Hugo dos Santos, 5 Troféus António Pratas e 1 supertaça Compal luso angolana.
É recordista de todos os troféus e é juntamente com a equipa israelita do Maccabi as unicas equipas europeias a terminarem uma fase regular do campeonato sem derrotas o Macabbi nos anos 70 e o Benfica em 08/09.

Agora tudo isto não retira o facto de o vosso vitória ter uma grande equipa, e o melhor treinador da liga.

Só fiz este comentário para dizer que se o vitória vencer o campeonato(espero que não) será um feito histórico grande

luis cirilo disse...

Caro cards:
O voleibol do Vitória está longe dos tempos aureos. Porque nesses os 3-0 eram ao contrário.
No basquetebol...Depois Falamos.
Quanto ao resto o passado é para os historiadores.
O Vitória está no basquetebol há 10 anos e está a fazer o seu caminho sem orçamentos obscenos nem favores de tudo que é poder. E esse caminho tem tido bastante sucesso.