quarta-feira, março 18, 2015

São Estes!

Concluídos os oitavos de final da Liga dos Campeões estão definidos os oito melhores clubes da presente edição que vão disputar agora os quartos de final.
Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Porto, PSG, Mónaco, Juventus e Bayern de Munique.
Três espanhóis, dois franceses, um português, um italiano e um alemão!
Dois oito há cinco que já foram campeões europeus e todos por mais que uma vez.
Real Madrid, Barcelona, Bayern, Juventus e Porto.
Outro, o Atlético de Madrid, já disputou duas finais mas perdeu ambas e o Mónaco esteve numa final (com o FCP) e perdeu-a por isso o PSG é o único dos oito que nunca jogou uma final da Champions o que atesta bem a valia deste lote de equipas.
Dizia há momentos Pep Guardiola que nesta fase já não há por onde escolher porque são todos bons.
É verdade que sim.
Mas a "diplomacia" do grande treinador espanhol não esconde a realidade.
São todos bons,é verdade, mas há uns que são melhores que outros e esses serão os grandes favoritos à vitória final.
É evidente que o sorteio de 6ª feira vai ser muito importante pelos "acasalamentos" que vai proporcionar e que podem permitir que clubes teoricamente menos fortes possam continuar em prova enquanto outros mais fortes ficarão pelo caminho.
Há que esperar para saber as previsões que se podem fazer.
Neste momento face aos apurados sou de opinião que há dois favoritos ao triunfo final.
Barcelona e Bayern de Munique.
São, para mim, as duas melhores equipas.
A seguir aparecem Real Madrid e Juventus equipas com grande jogadores e grande historial na prova que embora menos fortes que as duas que referi são ainda assim suficientemente fortes para não temerem qualquer delas.
Dificilmente o campeão europeu deixará de ser um destes quatro clubes.
Depois vem PSG, Porto e Atlético de Madrid que estão num patamar claramente abaixo dos quatro favoritos o que não significa que qualquer um deles, até pelos caprichos do sorteio, não possa acalentar as suas esperanças de chegar longe.
E o Atlético é o vice campeão em titulo convém não esquecer.
Resta o Mónaco de Leonardo Jardim, teoricamente o mais fraco dos oito e aquele com quem todos querem jogar nos quartos de final, mas convém não esquecerem que ao Arsenal custou caro subestimar os monegascos.
Sexta feira se saberá o que as bolas da sorte destinam a cada clube.
Depois Falamos

6 comentários:

Anónimo disse...

está de parabéns. previu que os oito apurados seriam estes e foram. vou ficar atento ás suas previsões depois do sorteio de sexta feira.

ricardo guerra

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Em bom rigor na eliminatória Chelsea-PSG tinha previsto que passariam os ingleses embora ressalvando que de uma equipa que tem Ibrahimovic se pode esperar tudo. E assim foi. Curiosamente quase sem o sueco expulso à meia hora de jogo

Anónimo disse...

Dependendo dos adversários no sorteio de amanhã, na minha ideia, os favoritos são Real Madrid, Barcelona, Bayern e Porto, por esta ordem.
Do mais fraco para o mais forte: Mónaco, PSG, Juventus e Atlético de Madrid, apresentam debilidades que podem ser aproveitadas por qualquer um dos favoritos.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Para mim Barcelona e Bayern são os mais fortes. Mas até podem encontrar-se já e isso facilitará a vida a outros. Aguardemos pelo sorteio

Anónimo disse...

Caríssimo Luís Cirilo,

Excelente análise.

Ainda assim, discordo da hierarquização das equipas.

Considero que, de facto, o Mónaco é o fruto apetecido para toda a gente. No entanto, no lote das equipas mais fracas, parece-me que, logo a seguir, tem de vir o Porto.

De seguida (e continuando de baixo para cima), colocaria a Juventus, por continuar a ter dificuldades em mostrar cabalmente, nas competições europeias, que se consegue exibir a um grande nível - a eliminatória vs Dortmund pode ter sido um ponto de viragem, ainda assim.

PSG e Atlético estão um pouco mais acima: duas boas equipas, que podem chegar, sem escândalo, às meias-finais, mas que julgo estarem a um nível consideravelmente inferior, em termos teóricos, ao de Barcelona, Bayern e Real. Para mim, estes três são igualmente candidatos à conquista do troféu.

Gostaria que Real, Bayern e Barça defrontassem as três equipas mais fracas, Mónaco, Porto e Juventus. Um PSG x Atlético seria uma eliminatória interessantíssima. Desta forma, teríamos, quanto a mim, nas meias-finais, as quatro melhores equipas desta Liga dos Campeões.

Um abraço,
José Miguel Rocha

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
O sorteio ditou as suas regras.
E elas apontam para umas meias finais absolutamente fabulosas.
Porque me parece que Barcelona, Bayern, Juventus e talvez Real Madrid nelas marcarão presença.
O que de certa forma cumpre o seu desejo de ter as melhores equipas nas meias finais.
Um abraço