quarta-feira, março 11, 2015

Faróis !

Acho que o meu fascínio por faróis nasceu com a leitura deste livro de Enid Blyton.
Volume 12 da colecção de 21 livros que constituíam a saga dos "Famosos Cinco" e que conta as histórias de um grupo de miúdos que se entretinham a decifrar mistérios e a descobrir criminosos.
Li e reli, vezes sem conta, os livros desta colecção (que ainda hoje guardo religiosamente como uma das mais gratas recordações da minha infância)e não tenho a mínima duvida que ao "Júlio", ao "David", à "Zé", à "Ana" e ao "Tim" devo muito do meu gosto por ler.
E ao longo desses livros os faróis aparecem em várias circunstâncias o que contribuiu para o meu gosto por esse tipo de edifício.
Aliás a colecção tem como um dos últimos números precisamente  uma história passada num farol
o que se pode considerar como um fim em beleza!
E portanto despertada o interesse por faróis, via os "Famosos Cinco", mantive-o pela vida fora tendo ao longo dos anos tido a oportunidade de no país e no estrangeiro visitar imensos desses edifícios.
Ainda hoje o meu preferido é a Torre de Hércules, na Corunha, o mais antigo farol do mundo ainda em funcionamento
Data do século II e foi mandado erigir pelo imperador romano Trajano precisamente como farol de navegação.
Com 57 metros de altura(já subi aquelas escadas várias vezes...) do seu topo tem-se uma vista magnifica sobre a cidade, o mar e a zona costeira envolvente.
Mas em Portugal também há magníficos exemplares dos quais o meu preferido (dos que conheço é claro) é da Ponta do Arnel na ilha de S. Miguel nos Açores.
Em suma...gosto de faróis.
Porque são edifícios que contrariam a escuridão com a luz, cumprem a sua missão com bom ou mau tempo indiferentes á fúria das tempestades passageiras, mostram o caminho aos que andam perdidos, desorientados ou mal orientados.
Gosto do "diálogo" entre a sua firmeza e a inconstância do mar e da natureza, a "valentia" com que enfrentam sem temor forças poderosas e quantas vezes traiçoeiras.
A solidão do farol perante o mar representa, quantas vezes, a firmeza da razão perante as ondas que vão e vem, as modas passageiras sem substância, a "beleza" da espuma que esconde os "recifes" traiçoeiros que levam a naufrágios de trágicas consequências.
É bom que nas nossas vidas nunca faltem os faróis.
Eles tem um papel importante a desempenhar.
Depois Falamos.

Sem comentários: